25 março 2010

To infinity and beyond - Pulgas FTW!

A estratégia de dominação mundial (Pulgas FTW!) deste blog, que começou pela fotografia da Antárctida, vai de ora em diante desenrolar-se. Foi criado um documento, do qual poderão fazer o respectivo download, que permitirá que o URL do Reflexões de um cão com pulgas possa chegar a locais mais ou menos peculiares e, quem sabe, daqui a milhares de anos (ou para a semana que vem, o que quer que suceda primeiro), ser investigado por cientistas de renome mundial que tentarão perceber o que raio é que o endereço de um blog está a fazer numa casa de banho pública em Vladivostok. A ideia é que os leitores se façam fotografar em locais fora do comum segurando o tal documento (à semelhança do que o Luís Monteiro fez) ou que façam com o que o URL do dito cujo fique embebido na História do mundo. As provas documentais desses acontecimentos devem ser-me enviadas para análise e eventual publicação. O exemplo acima é um desses casos. O Grande e Todo Poderoso Botinhas, cientista de renome, acaba de embeber no código fonte do Projecto Galileo o nome e endereço do Cão e Pulgas. Obviamente, e com excepção de duas ou três pessoas menos avisadas sobre as realidades da vida, toda a gente sabe o que é o Galileo... Para esse reduzido número de seres que desconhece, explico rapidamente. O Galileo é a nova geração europeia de sistemas de GPS. O elemento do Galileo em que este URL foi embebido, é denominado por RTMC (Real Time Monitoring and Control) e é basicamente o "cérebro" do sistema (agora devidamente enriquecido...), e a parte fundamental de uma funcionalidade que o sistema GPS americano (ainda) não tem, chamada Integrity Flag. No futuro, quando estivermos a receber sinais de satélite no nosso iPhone 4G, teremos não apenas e só as habituais coordenadas de latitude e longitude mas também a informação do erro de leitura para aquele local e hora, tudo isto com apenas 5 metros de erro.

Este screen shot em particular mostra os 7 processos (aplicações) que correm no IPF-RTMC (Integrity Process Facilty, Real Time Monitoring and Control) e será executado em duas localizações em simultâneo (os chamados GCC ou Galileo Control Centre). Um em Oberpfaffenhofen, Alemanha e outro em Fucino, Itália.

Agora que ficaram (ligeiramente) mais cultos, façam lá o favor de tentar dizer Oberpfaffenhofen sem cuspir o monitor que estão a utilizar e pensem em ideias interessantes como esta, ou em locais emblemáticos onde se façam fotografar com este banner na mão. To infinity and beyond! Pulgas FTW!

Aguardo as vossas fotografias. Tentem ser o mais originais possível, que a graça está toda aí!

3 comentários:

eduardo disse...

fazem assim, embora num suporte um pouco distinto, no Zoig...

botinhas disse...

Só para dizer que soubeste aqui em primeira mão que ontem pela primeira vez se conseguiu mensagens de navegação reais, com satélites reais e com as estações reais. Incluindo, claro, o software "com pulgas" que adorna este teu post! ;)

Pedro Aniceto disse...

Holy mackerel! Parabéns! Abraço