02 março 2012

Gago Coutinho e Sacadura Cabral



Na noite de 11 de Abril de 1922, os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, a bordo de um hidrovião Fairey baptizado "Pátria" e na segunda etapa daquela que haveria de ser a primeira travessia aérea do Atlântico, amararam de emergência no oceano,tendo sido socorridos, depois de uma valente deriva pelo navio cargueiro Paris City, navio em rota na região. O Paris City era comandado por A.E.Tamlyn. Reconhecidos pelo salvamento, os aviadores ofereceram posteriormente ao Comandante Tamlyn uma cigarreira e uma fosforeira em ouro, objectos que têm gravada a rota da histórica viagem e nas quais está incrustado um pequeno diamante assinalando o ponto onde foi efectuado salvamento e consequente resgate dos aviadores portugueses. No interior da cigarreira, uma mensagem gravada agradece ao Comandante Tamlyn a sua assistência. Os descendentes de Tamlyn decidiram agora vender a oferta, que deveria com toda a lógica passar à propriedade do Estado Português, nomeadamente ao Museu da Marinha. Não tenho qualquer dúvida sobre o valor museológico das duas peças. O valor que a família Tamlyn pede pelas peças é de cerca de oito mil libras. A Marinha afirma não ter esse valor (como se eventualmente eu conseguisse acreditar nisto...) e eu sou mocinho para sugerir que poupem as oito mil libras na gasolina que as viaturas de serviço e respectivos marujos motoristas fardados gastam a trazer madames a um cabeleireiro da moda que está situado frente ao local onde trabalho. É só uma sugestão, poderá até haver outras formas de poupar esse dinheiro sem que as senhoras do Almirantado fiquem muito zangadas...

8 comentários:

Weverton Galease disse...

Muito bom!
É uma ótima dica para eles pouparem...

nmlima disse...

Sera que num fim de semana se consegue ter 9000 pessoas a ir ao Museu de Marinha deixar la um euro?

Tuaregue disse...

GAO COUTINHO? GAO????

Pedro Aniceto disse...

Is that your best shot?

Tuaregue disse...

:-) Foi sim, best shot por hoje.
Também já vi motoristas fardados a deixarem as senhoras num velório à frente da Igreja Nossa Senhora de Fátima, os carros eram uns 5 Citroen C4, não me queixo dos carros escolhidos, mas todos eles tinha motoristas???

Anónimo disse...

Aproveitei a oportunidade e publiquei no Mouseion (com a devida vénia)! Via agora que já propuseram a ida em massa ao Museu da Marinha... mas era coisa que se podia fazer também no Museu da Força Aérea, não?

A.B. disse...

E onde é que se pode comprar isso?

Liadan disse...

Já agora, podiam deixar a descendentes de Gago Coutinho!