20 agosto 2008

Porque é que tudo tem de ser tão difícil?

Avariou-se-me a máquina do café. Parece simples (não, a avaria nunca é simples...), um tipo diz meia dúzia de palavrões, antecipa o trabalho que vai ter e tenta perceber por onde vai começar. A marca é rebranded, só isto chega para começar a suspirar porque tenho de experiências anteriores que me fazem chorar só de pensar nas penas e trabalhos que já tive a tentar localizar o fabricante original de um determinado equipamento remarcado. Mas este é manifestamente um caso de amor pelo hardware, eu até nem bebo café em casa mas gosto mesmo do ar retro do diabo da máquina. É remarcada, como já disse, pela Buondi e é por aí mesmo que começo. Localizar os contactos da Buondi não me parece complicado até começar. Meia dúzia de buscas pelos directórios habituais e não encontro nada de sólido a respeito de contactos da marca. É curioso, não estamos a falar de uma marca de vão de escada e as únicas pistas que tenho são da Nestlé, a multinacional que parece distribuir café desta rapaziada. Liga-se para a Nestlé, pois claro, até têm um call center (707 215 215) que há-de, penso eu ingenuamente, prestar alguma ajuda. O diálogo é irreal, eu explico ao que venho e a menina quer saber quem é o "operador" que me vende o café. Que não, que não há operador nenhum, eu compro café nos supermercados como qualquer comum mortal logo não tenho nenhum "operador", que só esse operador é que pode fornecer assistência técnica. Agradeço-lhe muito, ela irrita-se com a minha impaciência justificada, tento demonstrar-lhe que a ideia de um "operador" que me venda café me parece divertida, mas nem é o caso, obrigadinho boa tarde, sim? Nova chamada para o mesmo call center, quero mudar de atendimento, faço isto por vezes com slot-machines e resulta esporadicamente. Segunda chamada (707 215 215), atende-me a Conceição, mocinha que parece um pouco mais expedita mas que ainda assim me reza novamente a ladainha do "operador", explico-lhe (e ela entende!) que me podiam ter oferecido o diacho da máquina de café (o que foi o caso mas poupo-lhe os pormenores) e que assim sendo não tenho que ter um "operador". Ela sugere-me que eu ligue número geral da Nestlé (infelizmente não pode passar a chamada). Venha de lá então esse número geral da Nestlé (800 200 170). E vão três... Na Nestlé, a ideia de tentar resolver um problema a um cliente parece ser um bocadinho complexa de entender mas há boa vontade, confessa-me a incapacidade de ajudar, adianta-me que "talvez em Alverca...". Alverca? Sim, parece-me bem, forneça-me então o número de Alverca, perdido por um perdido por mil. Tento o número, (21 414 85 00) e explico pela quarta vez o meu problema. Ouço de novo a história do operador mas já não tenho paciência, (nunca foi muito grande) e peço explicitamente que me dê um qualquer contacto de um qualquer operador. Sim senhor, vou-lhe dar o número do Sr. Manuel Vitória que é um operador de Lisboa. Explico de seguida ao Sr. Manuel Vitória (917 768 979) a minha saga e sou agradavelmente recebido. De forma tão simpática (um tipo até estranha; mas devia ser sempre assim...) que ele logo me diz que não repara máquinas remarcadas Buondi mas que vai tentar saber quem o faz (menciona-me uma empresa possivelmente localizada no Lumiar). Que me ligará de seguida. Agradeço-lhe e ofereço-me para lhe ligar eu mesmo o que ele amavelmente recusa. Enquanto espero por esta ligação entretenho-me a tentar descobrir o fabricante da máquina, coisa que me obriga a desmontar algumas peças da dita cuja. Descubro a marca original da máquina nas entranhas desta, é uma Innova e rapidamente chego ao fabricante canadiano. No site deste existe um formulário de contacto, acredito muito pouco em formulários destes, mas vamos lá, deixo um pedido de ajuda para tentar localizar um Centro de Assistência Técnica para a Innova. O Sr. Manuel Vitória liga-me de volta, agradeço-lhe o gesto e ele dá-me um contacto. "Fale com o Sr.Paulo (969 391 637)". Começo a achar que a luz ao fundo do túnel se vai extinguindo quando o Sr. Paulo me diz "Ah ele deu-lhe o meu contacto porque provavelmente pensa que eu reparo essas máquinas, mas não, não reparo. Fale com a Moedomática (21 714 56 00), há lá um senhor, Carlos, que talvez o possa ajudar". Fico contente e triste ao mesmo tempo, quando começamos a explorar indivíduos em vez de empresas as coisas nem sempre correm pelo melhor (been there, done that!). A Moedomática não me é completamente desconhecida de outros combates profissionais, passo pelo site e uma das primeiras coisas que leio é que fazem dos clientes amigos, o que pode ser apenas retórica, mas não há nada como experimentar. Sou muito bem recebido, o Sr. Carlos não está, mas não é por isso que deixarão de tentar ajudar-me. Honestidade no trato: "Nós não reparamos as máquinas cá, enviamos a um fornecedor". Experimente a "Campo Novo e Câmara" (21 811 09 60), "fale com eles, pode ser que consiga algo". Agradeço a gentileza. Uma busca por Campo Novo e Câmara leva-me a um site em construção. Ligo-lhes. Explico aquilo que já sabeis de cor e salteado. "Tem de ligar para os nossos serviços técnicos (21 361 03 70)". Já perdi a conta às ligações que estabeleci... "Se reparamos Innova? Sim senhor, acabei de receber deles uma encomenda de peças e acessórios". Respiro fundo e peço a morada (Rua Luís de Camões, 42A). O meu cliente de email faz um "Plim!". É um email da Innova no Canadá. "Regarding your enquiry: Please contact Campo Novo e Câmara in Lisbon (see details below)". Porque é que tudo tem de ser tão difícil?

14 comentários:

m.camilo disse...

Se vieres ao Porto, tráz a máquina que a Camponovo & Câmara é minha vizinha.... :)

CGM disse...

ahahhahahah, se nao fosse quase normal ate pareceria bizarro :)

Ana Ferreira disse...

Acaba por ser melhor comprar uma máquina nova

Anónimo disse...

Uma verdadeira aventura Kafékiana.
Gabo essa paciência de descafeinado.

blimunda sete luas disse...

Para mim é quentinho, com muita espuma e com adoçante ó fáxavor!

Xana disse...

E já há café?

Miguel disse...

Desesperante...
Agravado pelo facto de não tomar café em casa e ainda por cima o comprar.

Unknown disse...

Se soubessem das histórias da Nestlé... um mimo!

Já agora, parabéns pela persistência... eu mandava o CV para a Judiciária... um bom investigador faz sempre falta!

cristina amil disse...

Para a próxima tem um pouquinho mais de fé nos formulários, têm-me safado de boas...

Curiosamente há cerca de 20 minutos liguei para a Nestlé a apresentar uma queixa.. hmm...

mw disse...

sem querer agoirar, mas até teres a maquina em casa e a funcionar eu não dava a história como terminada... ;-)

Anónimo disse...

Essa procura toda me deu vontade de um cafezinho. E é o que eu vou fazer...
Servido? ;)

Carlos Fonseca disse...

Só falta eles dizerem que a máquina não tem solução

Pedro Aniceto disse...

Vira para lá essa chávena...

A Dias disse...

Mais fácil é atravessares o rio e vires cá a casa beber um.