26 junho 2007

O meu voto faz falta


Há vinte e muitos anos que não moro em Lisboa. A cidade empurrou-me para fora dos limites convencionais, a mim e a mais um exército de alfacinhas a quem os políticos gostam de recorrer de quando em vez para falar do envelhecimento da cidade. Aos costumes nada se faz e quando se faz é de forma encapotada e obscura (sim, eu, quando ainda era ingénuo tentei morar em Lisboa ainda a EPUL era uma criança...). Primeiro por preguiça. depois por laxismo, depois ainda por conveniência política, nunca alterei o meu recenseamento, continuando a figurar nos cadernos eleitorais da outrora residencial Freguesia do Coração de Jesus, onde cada vez é mais díficil reter o avanço do terciário. Apesar de continuar a peregrinar pelas ruas da minha infância já não encontro gente à noite na Camilo Castelo Branco ou quando os encontro não consigo distinguir-lhes o género, escondido por operações e perucas louras. Vou quebrar um interregno de votação que estabeleci há três anos, mais por nojo do que por conveniência. Apesar de nunca ter deixado de votar por Lisboa lembro-me da tristeza que senti por ver Santana Lopes eleito e todo o cortejo de malbaratagem que se seguiu. Carrilho traiu-me e foi-se embora impunemente e António Costa já afirmou que fará o mesmo na eventualidade de perder. Estou numa encruzilhada decisória. Não me convence o "bem prega Frei Tomás" de Sá Fernandes (que há quem diga que faz falta). Ruben de Carvalho é demasiado "low profile" e António Costa só diz e promete banalidades. Negrão, um candidato que não sei se me faz rir se me faz chorar, é o que se vê. Se ele é a melhor escolha do PSD para a Câmara mais importante do país, bem podem limpar as mãos à parede. Não pensei sequer em Telmo Correia pois continuo à espera que Portas fale dos recibos do Jacinto Leite...

9 comentários:

Anónimo disse...

É, de facto a escolha avisinha-se difícil. E nos poucos dias que faltam as coisas não vão melhorar...

Eu se estivesse no teu lugar estaria provavelmente a ponderar se não me iria recensear no Rosário.:)

Nota: é claro que percebo bem os motivos que te levaram a não mudar, e talvez tu e muitos dos que tiveram a mesma atitude que tu consigam algum dia mudar alguma coisa. Mas o panorama é mesmo desolador.

Há tempos alguem dizia que se temos estes políticos é porque são os que merecemos ter.

Já concordei menos.

Luís Maia disse...

Não captei objecções à tia Roseta

Pedro Aniceto disse...

Não conta para o meu Totobola...

Anónimo disse...

Aquela entrevista é de ir às lágrimas...especialmente quando ele começa a falar do desperdício de água!

E como relembraste a rua Camilo Castelo Branco, deixo-te a pérola da semana (Exame de Introdução aos Estudos Literários):

Pergunta: Indique um autor, e respectiva obra, do romantismo português.

Resposta: "Camilo Castelo Branco, com "Amor de Perdição", e os seus heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis"

Já percebi o querias dizer com a expressão: "não consigo distinguir-lhes o género, escondido por operações e perucas louras"...

Pelos vistos há mais quem não consiga! :D

me disse...

pedro estás enganado...o amigo negrão vai concorrer para a camara...de gás...e vai contar com o meu voto!
- não há paciencia! - é por estas e por outras que tenho uma vontadinha de meter o rabinho num aviãoooooooo.........

382 U disse...

se fosse eu a escolher (ou o Pinto da Costa) os candidatos diriam que tinha sido inspirada na canção dos super dragões. era difícil escolher pior. mas hoje, ao ler o JN, fiquei a simpatizar com um dos candidatos mais cinzentões da campanha quando afirmou:"Se tenho um problema, gosto de ir para um restaurante pensar". isto é de gajo! se tivesse que decidir votaria definitivamente neste senhor. quem gosta de pensar com um bom prato à frente só pode ser boa pessoa!

Nêspera disse...

Eu, que não uso perucas louras e o género ainda é o cromossómico, moradora, recenseada e votante no Coração de Jesus, espero ver-te lá na Igreja, entre o stand da Seat e os correios em dia de eleições.
Sofro da mesma indecisão mas em alguém irei votar.

Cleopatra disse...

Mais precisamente mete água até ao pescoço...
Não, até ao peito...
Digamos que, até à cintura.

Não...foram só umas gotinhas!!

Cleopatra disse...

Mas, eu gosto dele.
Gosto mesmo.
Acho é que, como já disse algures, ele não tem alma de politico...