27 julho 2006

Customer service

Hoje fui a uma grande superfície de bricolage em busca de uma rede mosquiteira que queria aplicar numa moldura que construí durante a tarde. Como não encontrava o que queria, fui ao balcão de informações perguntar se havia de facto a dita rede, uma vez que no expositor só encontrava os tubos vazios. "Tem redes para mosquitos, dessas de aplicar nos caixilhos?", Temos sim, está lá ao fundo no expositor das redes. "Olhe que não, está tudo vazio, queria era saber se têm mais em armazém". Humm, espere um pouco que eu vou buscar um pedaço para ver se é isto que pretende. Voltou, voltou pouco tempo depois com um pedaço de rede plástica com buracos de dois por dois centímetros. "Que belos mosquitos que a senhora deve ter na sua zona...". Ela não percebeu e eu não lhe quis explicar.

8 comentários:

botinhas disse...

Também ja pensei em fazer uma coisa dessas. Mas tenho duas perguntas:
1. que tipo de pegas tens para poder pôr e tirar a moldura?
2. o quão justa está a moldura à janela? Tiveste de andar a limar arestas ou tens fita para calafetar portas no exterior da moldura para encaixar perfeitamente na janela?

Anónimo disse...

Vi uma solução engraçada no outro dia em casa de um amigo... uma rede em tecido bastante elástico (género collants de senhora...) com velcro macho cozido todo à volta. No interior da moldura da janela, velcro femea colado... resultado: tirar e por com bastante facilidade e MUITO mais fácil de arrumar quando não está em uso.

Aliás, ele disse-me que aquilo se vendia algures.. mas não memorizei, o que me lembra que me esqueci de tomar os comprimidos para a memória hoje.

-mw

Pedro Aniceto disse...

Tens muito mais perguntas que apenas duas, só que ainda não sabes que as tens... ;) Os meus projectos de bricolage têm quase sempre alguns defeitos por falta de investigação, mas desde que construí uma magnífica cancela de madeira que tinha o pequeno senão de não abrir mais de 45 graus, que aprendi essa lição. (Quando o Lousinha, digníssimo arquitecto, me mostrou a cancela em ArchiCad é que percebi onde estava o erro de projecto...). Desde então que ensaio primeiro quer em desenho, quer em dummy, mas mesmo assim de quando em vez dá asneira, como a seguir verás... A janela é uma janela comum de alumínio, desliza em duas metades sobre a tradicional calha de dois rails. (Não sei se a tua é dessas, mas espero que sim...). Quando olhei para ela, farto de ter a sala das máquinas absolutamente abafada por causa do calor (e do fumo) o primeiro dilema foi pensar se fazia um caixilho para a área total da janela ou apenas para metade. O pequeno engenheiro que há em mim achou absurdo fazer o caixilho total porque mesmo na posição de aberta, teria sempre meia janela (as duas metades sobrepostas) fechada. Estava portanto achada a área a cobrir. A segunda questão era como segurar o frame na metade aberta, o que rapidamente concluí ser relativamente simples. Bastava copiar os rasgos superior e inferior de uma das metades e usar o mesmíssimo esquema de encaixe das janelas de alumínio. Nas primeiras contas de material a usar no caixilho de madeira tive dois problemas, o primeiro é que não tenho uma fresadora, equipamento deveras útil para abrir rasgos em madeira. Isto só por si fazia com que eu tivesse de abusar das peças do caixilho, e assim onde apenas uma com um rasgo era suficiente, teria de usar três (!) para através da colagem das peças obter o rasgo. Depressa percebi que ia ficar com demasiado caixilho para tão pouca rede e a área a tapar que já era curta (um metro por quarenta e cinco centímetros) ainda ficaria mais curta. Ainda assim fiz um dummy não montado e coloquei tudo no local apropriado. Parecia perfeito até ter simulado a colocação do caixilho. O conjunto teria no final demasiado peso e estava um pouco apertado (propositadamente para evitar passagens). Foi nessa altura que carreguei no Reset porque me parecia que a coisa ia dar mau resultado. Redefini tudo, dos materiais ao local de colocação. Optei por uma moldura leve (mas sólida), feita com barrotes de 0,15 de secção quadrada. Nada de meias esquadrias (que nunca me correm bem), mas como sou adepto da união por tacos opto quase sempre por este método. A moldura, um rectângulo de 95 x 45 teria de ser colocada numa das faces da janela, aproveitando a barra de calhas deslizantes na parte de cima e na parte de baixo. Quando o dummy foi colocado na face exterior da janela, surgiu o segundo problema de projecto: A portada não poderia ser fechada e a usabilidade estava comprometida. Apliquei então o dummy no interior e dediquei-me a estudar o método de fixação. Este conjunto é extremamente leve (220 gramas). Quatro singelos pontos de velcro macho e fêmea obtidos com um furador de escritório chegam e sobram. As faces da moldura, que encostam na perfeição nas barras superior e inferior não permitem passagem de insectos e a face vertical que encosta à metade fechada da janela está bem ajustada e duvido que algum mosquito tenha racionalidade suficiente para pousar e ali por-se a fazer contas aos ângulos a noventa graus que terá de fazer para me vir chupar o sangue... Mas enfim, se calhar já está algum sentado a um estirador a pensar no assunto.

Pedro Aniceto disse...

-mw, isso é da Tesa, mas quando vi o preço proferi meia dúzia de impropérios tipo "Ai que coisa tão aborrecida...". Gastei 2 Euros nas madeiras, 1,30 na rede e não há dinheiro que pague o gozo que se extrai da auto construção...

Anónimo disse...

Por falares nessa da Tesa...
Há uns tempos adequiri um daqueles placares de cortiça com moldura em madeira para pregar os stickies de que tanto gosto e que tanto jeito me dão.

Não podia de forma alguma fazer furos na parede para segurar o quadro. Surge então de um amigo a sugestão de uma fita da TESA aderente dos dois lados.

Nas esquadrias da madeira coloquei um pedaço dessa fita e fixei na parede. Pareceu-me bastante sólido pelo que não teria qualquer problema.

Redondamente enganado...

Precisei no passado mês remover o quadro e para além de o destruir tentando arrancá-lo da parece ainda deixei quatro buracos (cratera seria um exagero mas mais perto da realidade) na parede.

Qualidade garantida!
Paulo A. Silva

Pedro Aniceto disse...

Sabia o nome disso, mas agora não me lembro. Há também uma massa azul que depois de endurecer é um sarilho do caraças para tirar... E agora que se fala disso lembei-me de que tenho um pequeno quadro de que gosto muito, colado com isso...

Anónimo disse...

Caro Pedro

Eu resolvi da seguinte forma:
Tecido Tule
Calha técnica de +/- 1cm do chinês
Pioneses ou parafusos
Apliquei a calha técnica a toda a volta da janela nalgumas janelas com pioneses noutras com pequenos parafusos. Cortei o tule com mais 2cm de cada lado.
Apliquei o tecido esticado prendendo na calha.
Com tule preta nem se nota que tens rede.
Fácil de tirar para limpar (mas mais dificil voltar a colocar.

João "Cabo Verde" Matos

Pedro Aniceto disse...

Bem visto! A parte mais complexa é, sem dúvida, o esticar da rede, no teu caso do tule. Fui resolvendo a coisa, primeiro com uns preguinhos para começar e fui esticando e agrafando. Devido à área não consegui evitar uma ligeiríssima "barriguinha" a meio. Nada que não tivesse sido resolvida com uma travessa na zona central. Mas não me apeteceu estar a desagrafar parte da rede. Aquilo deforma com alguma facilidade e tenho a certeza de que não voltaria a estar tão bem aplicada como da primeira vez. Este caixilho está a provar ser eficaz. Detectei um mosquito aqui no monitor há uns minutos, mas o sacana não resistiu ao interrogatório...