24 agosto 2006

Plutão

Dois mil e quinhentos astrónomos andam, desde há oito dias a tentar desmontar o que sempre tomámos como certo no sistema solar. Entre mil e muitas diabruras de nomenclaturas e reclassificações, Plutão vai ser despromovido e deixa de ser planeta. Claro está que se perguntassem a Plutão a sua opinião sobre esta revolução classificativa, ele encolheria os ombros (se os tivesse) e responderia: "Não tem qualquer gravidade..."

4 comentários:

botinhas disse...

Esta discussão toda em torno da classificação de Plutão é tão importante como aquela de saber se os percebes são animais ou vegetais.

Pedro Aniceto disse...

Eu ajudo: São claramente vegetais mas não posso explicar porquê...

Anónimo disse...

Acho imprudente reclassificar um objecto que orbita o Sol. Imprudente e discriminatório. Imprudente porque vai criar um precedente de se reclassificar tudo o que já foi descoberto, incluindo os percebes, (tas a perceber?) e discriminatório porque todos os planetóides, cometas, asteróides, meteoritos e areias cósmicas têm o direito a se considerar planetas, independentemente da vox populi. Hás-de vê-los a sair todos do armário agora... Gnome

interventoria disse...

É uma questão de tamanho?
Plutão não é novidade. Tudo começou com a laranja do Algarve. Gostosa e sumarenta, mas, segundo as regras da CEE, sem o calibre correcto para ser apelidada de laranja.
Que é que vem a seguir? Os anões vão deixar de ser gente (que mau)? Fico apreensivo pois a minha estatura fica um pouco aquém da média (não digo qual para manter o anonimato, nunca se sabe).