21 outubro 2006

Duque de Bgagança no Goságuio!


Confesso, tenho andado tão enterrado em horários que nada sei da vida social (if any!) do Rosário, a pacata aldeia ribeirinha onde moro. Agora, é imperdoável não ter dado pela presença de duas ilustres e mediáticas figuras neste cantinho do Tejo... Carvalho Rodrigues, já um habitué do Clube Naval da Moita, por via da aquisição que fez de uma canoa do Tejo e o sempiterno candidato ao trono de Portugal e Algarves, D.Duarte de Bragança que participaram na regata Moita-Vila Franca levada a efeito há alguns dias. Já tive o prazer de participar numa regata destas, fazendo de lastro numa canoa habilmente regida por Mestre Jaime Costa, mas sem figuras de jetset, o que efectivamente dá outra "cor" ao vernáculo... (Sua Alteza desculpará, mas tirar-me-ia o barquito da frente antes que que lhe desfaça a quilha?) Fica-me uma dúvida e peço aos leitores que eventualmente sejam sabedores destas coisas de simbologia monárquica: Que raio de bandeira é aquela no mastro? A fotografia foi gentilmente cedida por Fábio Domingos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Segundo a Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Portugal, não é nada... Talvez uma mistura da bandeira pessoal de D. João IV (sem a coroa) mais a bandeira do Reino do Brasil dentro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves...

JVC disse...

Além da bandeira do Estado, os reis também tinham um estandarte pessoal. Presumo que este será o estandgate gueal do duque de Bgagança.

JVC disse...

Desculpem o erro anterior: estandagte e não estandgate. Coisas terminadas em gate são diferentes.

botinhas disse...

Terá sido inspirada na minha proposta?
Assim toda em azul também não fica mal de todo não senhor...

Anónimo disse...

De quem foi a ideia da regata? Do candidato ao trono? É que as outras embarcações, no mastro, têm a mesma bandeira. Ou era uma regata reservada a monárquicos de sangue azul? Para diferenciar dos outros que são monárquicos cor-de-rosa.
Mas a bandeira é bonita, lá isso é!

Anónimo disse...

Em relação à questão "Que raio de bandeira é aquela no mastro?" gostaria de dar a minha contribuição para o esclarecimento das massas. A minha teoria - pouco plausível, como as do Nilton, mas ainda assim "apresentável"... - é que o dono da embarcação se infuenciou numa proposta para a nova bandeira nacional que foi apresentada pela agência de publicidade BBDO ao ICEP há uns tempos atrás. De bom grado partilharia com o público leitor deste blog o ficheiro pdf dessa apresentação, mas não posso anexá-lo neste post... Esse ficheiro esteve disponível para download no site truca.pt de Luís Gaspar, sob o nome "bbdo campanha icep.pdf" e já não é "encontrado" pelo Google, aparentemente, após uma pesquisa sumária e rápida. Se o Pedro Aniceto o não tiver e o quiser, posso enviar-lho.