20 novembro 2006
Os Maias
F. é professora de Português no Ensino Secundário. Foi há poucos dias abordada por uma aluna que lhe pediu um conselho. Onde poderia ela comprar uns Maias "mais fáceis"...
Etiquetas
Faits Divers
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
LOL! mas a suscitar-me um comentário sério. No meu tempo de miúdo havia uma colecção de livros, tipo "Os Lusíadas para as crianças". A intenção era boa, suscitar o interesse pelo livro real. Mas se um miúdo de 8 anos gostasse da história, tinha condições para ler o poema?Ou o resultado preverso não seria o de, mais tarde, dizer que não valia a pena ler os Lusíadas porque já conhecia a história?
Em tempos havia uns livrinhos com um mocho na capa que era um resumo, ou uma análise da obra, para os preguiç... quer dizer, os alunos terem mais facilidade em entender o livro.
Se calhar era disso que a menina falava...
Parece-me que no geral a política das obras de leitura obrigatória surtem um efeito contrário ao esperado nas camadas jovens.
Tenho por experiência própria que a leitura forçada não é realizada (quando o é efectivamente) com prazer.
Eu como grande consumidor de obras literárias de todos os "géneros e feitios" tenho presente que as mais duradouras e complicadas de digerir foram aquelas que me foram exigidas.
Realmente essa jovem deveria referir-se aos resumos publicados para uma melhor análise das obras que não substituem de todo a leitura das obras, mas que no geral safam os mais hábeis a um período de leitura penoso.
Quando terminar a leitura do "Equador" vou tentar encontrar um resumo da obra :)
Pode ser que o Moita Flores, num intervalinho entre uma reunião de Câmara e uma crónica para um jornal, consiga escrever uma versão simplificada de Os Maias!
Enviar um comentário