Esta noite venci os meus próprios receios e perguntei a um homem se precisava de comer... Esta, como em muitas outras noites hesitei muito em enfrentar os meus próprios medos e afastei uma roda de bons samaritanos que nada mais fazem que condoer-se em público da miséria humana, numa coreografia de benzeduras, valha-nos Deus e persignações, que aos costumes fizeram nada, que o seu Deus tenha compaixão deles, que se for por mim malharão com os costados no mais infecto dos infernos. A verdade é que eu sabia que ali havia fome, muita fome e talvez tenha levado tempo demais a aceitar a verdade. Não é fácil perguntar a um homem se tem fome, mais a mais quando parece não a ter, mais a mais quando se é velho, se está rodeado de gente que parece estar atenta mas que nada mais fazem que encenar uma caridade que me enoja profundamente. Esta noite, sentei-me à frente de um homem que tem idade para ser meu avô e perguntei-lhe, com imensos cuidados, se precisava de comer. Não sei quem estava com mais medo, se eu de oferecer, se ele de aceitar, se eu de perguntar, se ele de responder. A conversa foi necessariamente curta, porque não aceito com facilidade dizer a alguém que não chore quando os meus próprios olhos estão marejados de água.
22 dezembro 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Realmente este mundo seria muito melhor se todos tivessemos um bocadinho da tua coragem e se o 'Natal'(essa coisa q ainda n descobri lá mto bem)época de dar e receber,fosse 365dias por ano!Um GRANDE BEIJINHO Pedro e BOAS FESTAS(ou lá o q seja!):)irina
Nossa Senhora! Desceu sobre uma azinheira e agora pousou-me no Blog! :) E essa gravação surpreendente? Beijo, Boas Festas!
Eu é que agradeço as leituras. (Se bem que neste caso...)
Sim... muito bom texto. Parabéns, Pedro, gostei mesmo.
"O belo é o esplendor da verdade."
Platão
A verdade nem sempre é bonita, mas pode ser bela.
É tão belo o texto como corajosa e bela é a acção que ele descreve.
Aqui deixo a minha humilde homenagem.
1 Abraço
O gesto (tal como o texto) vale 5 estrelas, de Natal.
Cumprimentos natalícios directamente do frio da serra!
É, é de espantar qualquer scrooge que há em nós... ;) Um ótimo natal, PA!
Enviar um comentário