16 março 2007

Post efémero

Alguém me sabe dizer o nome daquela peça que regula o gotejar de um frasco de soro?

9 comentários:

Lcego disse...

Tão simplesmente conta-gotas.

Anónimo disse...

sistema de venoclise

Raquel disse...

Tens a certeza, Daniel?
Os animais tb ficam a soro? :)

Lcego disse...

Afinal é cateter...

Pedro Aniceto disse...

Duas dúvidas: Os balões de soro trazem estas coisas? Ou isto é adquirido à parte?

Anónimo disse...

O nome não recordo. Mas posso dizer-te que vem à parte.

E sim, os animais também ficam a soro.

A minha cadela ficou cerca de uma semana (e que paciente ela é...) a soro. Depois de diagnosticada uma treta qualquer que apanhou (e que lhe deu um prognóstico reservadíssimo, do tipo: "Não quer mandar abater? É que praticamente não tem chances..."), acabou operada e debilitadíssima. Estava tão fraca que eu pude deixá-la ligada ao soro durante uma semana, sem que ela fizesse sequer tenção de se afastar. Nos primeiros dias nem se mexia...

Já o meu gato (infelizmente desaparecido) tomava cerca de um litro de soro por semana.

Tinha problemas renais e precisava de alguma coisa parecida com diálise.

No caso da cadela, o soro era administrado exactamente como nos humanos: procurava-se a veia numa das patas da frente e aplicava-se o catéter.

No gato, a aplicação era com a agulha, entre a pele e o corpo (soa estranho, mas se puxares a pele de um cão ou um gato, fica a sensação de que ela não está ligada). Era curioso, já que o gato ficava com umas bolsas de soro (normalmente aplicava na zona superior do corpo, junto ao pescoço), que depois acabavam por se deslocar, por força da gravidade, para debaixo da barriga.

Por alguma razão que não compreendo, ele suportava este tratamento pacificamente. Creio que algures começou a perceber que se sentia melhor depois disto.

Como podes ver, experiência da arte, tenho de sobra. Se precisares de mais alguma coisa, avisa.

E a melhoras!

Pedro Aniceto disse...

Alto lá! Nada de alarmes! Eu sei que tenho problemas de sobra com bichos, mas agora não é o caso. Estive a estudar o mais barato sistema de rega gota a gota que existe, tenho um depósito de água, sai um tubinho desses de plástico para os vasos que pretendo manter húmidos e essa coisa do regulador permite que meia dúzia de litros de água estejam a ser distribuídos com parcimónia pelas plantações...

Anónimo disse...

Sendo assim, vou pôr-te em contacto com o meu sogro (produtor/istalador de sistemas de rega automática a.k.a. Pivot Central. ;) )

(estava aqui à procura do site da empresa, mas não encontrei...)

cristina amil disse...

É curioso que esse sistema de soro já foi mesmo adoptado por um designer "qualquer" para regar plantas. Ah.. cuidado.. alguns bichos têm uma reacção qualquer alérgia aos sitemas automáticos (diga-o a minha cadela que tratou logo de o arranjar...)