29 junho 2007

Eu devolvo, tu devolves

Deve ser geral. Tenho andado a receber créditos de fornecedores diversos de valores divertidos. Há dois meses a minha (salvo seja!) Câmara Municipal achou que eu meti água e creditou-me 16 cêntimos do precioso líquido (já compensaram na factura seguinte com uma factura de 190 Euros!). A PT também deve ter achado que eu lhes dava dinheiro a mais e mandou-me uma nota de crédito de 47 cêntimos. Quando falo neste assunto há mais quem tenha recebido créditos maravilhosos que não valem o dinheiro do selo da carta. Como este.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tenho de admitir que estou agradavelmente surpreendido com a nossa administração fiscal.
Por causa de um descuido meu, entreguei, via net, uma declaração trimestral de IVA com um mês de atraso(Nesta declaração não havia um cêntimo de imposto a liquidar a favor do estado). Passado algum tempo recebi uma notificação para pagar a coima de 100€, mais as custas do processo(48€, que seriam reduzidas a 50%, caso o pagamento fosse voluntário no prazo de 10 dias). Por descargo de consciência enviei um e-mail ao chefe de finanças da minha zona a perguntar se tinha lógica eu estar a ser multado quando na prática não havia qualquer prejuízo para o erário público e a declaração em causa já tinha sido entregue. Pedi que ele me respondesse com urgência, uma vez que tinha apenas 10 dias para pagar a multa com uma redução de 50% nas custas.
Neste entretanto passaram-se os 10 dias e nada de respostas. Naturalmente, fui pagar a multa, para que o prejuízo não fosse maior.
Um mês depois de ter pago a multa, recebi a resposta do chefe de finanças. Que sim, que eu era um tipo porreiro, que até nem devia imposto ao estado, que era a primeira vez que cometera uma infracção e que até nem era uma infracção muito grave, portanto seria perdoada a multa, mas teria de pagar as custas.
Eu nem queria acreditar! Mas... já tinha pago... E se para o estado português perdoar uma multa não será normal, imaginem DEVOLVER uma multa já paga, pensei eu. Entretanto respondi ao e-mail do senhor chefe de finanças a agradecer e a lamentar o facto de só me ter respondido depois de todo aquele tempo, e já depois de eu ter pago.
Mas na semana passada, surpresa das surpresas, recebo na minha caixa do correio um cheque do Tesouro a devolver a multa paga.

Portanto meus amigos, se até o Dr. Teixeira dos Santos devolve, todos podem devolver.

Nota: Ainda estive para mandar um E-mail ao ministro a agradecer, mas tive receio que o meu chefe de finanças fosse exonerado do cargo. Não mandei.