02 junho 2007

Favismo

Só o nome impressiona. Pelo menos a mim que quando vi a designação pensei logo num movimento eco-terrorista com tipos suspeitos a plantar favas por aí, sujeitos a condenar nações inteiras a gostar da leguminosa. Mas não, o favismo é uma doença (mas isso eu já sabia...), hereditária e comum a alguns países do Mediterrâneo (parece que em Portugal não é muito comum), provocada pela falta de uma enzima, que dá aos portadores da maleita uma cor amarelada enquanto bébés. Os felizardos atingidos por esta doença deverão evitar Aspirinas e Favas. Pronto, estou mais descansado que não gasto de nenhuma das coisas. Obrigado ao Paulo Ferreira que me chamou a atenção para o flagelo das Aspirinas (sim, que o das favas eu já conhecia...).

2 comentários:

Cristina disse...

O favismo é um síndrome hemolítico agudo que ocorre em indivíduos com deficiência de glucose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), após o consumo de favas.

in:

http://www.spmi.pt/revista/vol13/vol13_n1_2006_28_32.pdf

Pedro Aniceto disse...

Ora lá está, algo que só me vai acontecer noutra encarnação (na hipótese de eu reencarnar cavalo...)