28 junho 2007

O pior postal do Verão 2007


Suponho que já lhe tenha acontecido. Quando visita um local que venda postais ilustrados, de preferência com um daqueles expositores rotativos, já encontrou certamente um rectângulo de cartolina que o fará pensar para com os seus botões (ou para com os seus velcros...) "Uau! Como é que é possível imprimir-se uma coisa destas?". A mim acontece-me com frequência, tenho inclusivamente alguns que são autênticos ícones da confusão artística e dignos de figurar numa galeria de horrores gráficos. Estou a lembrar-me de um Cristo Rei de plástico que tem como legenda "Em Fátima rezei por ti", ou uma bela Torre de Belém num postal que diz "I Love Newark". Enfim, dá para ter uma ideia...

Postais estranhos, mais concretamente "O pior postal do Verão 2007", vai ser o tema de um passatempo que vai decorrer até ao final do Verão. Quando for de férias (ou quando quiser), tudo o que tem de fazer é procurar "aquele postal" e endereçá-lo para:

Pedro Aniceto
Rua Luís de Camões, 27A
2860-633 Gaio Rosário

Os postais recebidos serão escrutinados por um júri especialista em cães de louça e serão premiados os "piores" quarenta, que serão futuramente expostos publicamente (Eat your heart out, Joe Berardo!). Pode enviar quantos postais quiser e não se esqueça de inscrever nome e endereço de email para futuros contactos. Serão considerados todos os postais ilustrados recebidos até 15 de Setembro. Apenas serão válidos para concurso postais ilustrados em papel, sendo ignorados quaisquer versões electrónicas.

A lista de prémios (foleiros) e a composição do júri (mais foleiro ainda), serão anunciados brevemente.

34 comentários:

Anónimo disse...

Excelente ideia! I´m in !

um abraço


Vasco Condessa
v.condessa@clix.pt


www.soakedlamb.com/
http://soakedlamb.blogspot.com/
http://www.myspace.com/thesoakedlamb

Anónimo disse...

acho que não deve haver postal pior do que este que aqui exibes.

Anónimo disse...

Um excelente quadro que marcou a minha infância.

Da autoria do grande mestre J. Bragolin, seguidor de um outro grande mestre de seu nome Vermeer, o “Crying boy” é a obra prima do artista.

Segundo reza a historia o artista fez um pacto com o diabo para que o seu quadro fizesse sucesso. Para isso inseriu imagens malignas ocultas no quadro; imagens estas que podem causar vários tipos de coisas nefastas nas pessoas que os adquirem.
Neste quadro se o rodarmos 45º na direcção dos ponteiros do relógio, a imagem que surge é de um monstro (demónio) a engolir o menino.

Patricia Lousinha disse...

Aposto que há por aí um sapo metido... :)

rui martins disse...

hummmmmmmmm cheira-me que alguém se vai querer gabar de ter sido a pessoa a receber mais postais estas férias!!!
ehehehe

Boa ideia! Vai ser uma busca divertida!

Rui Martins

Ana Ferreira disse...

Só participo se o prémio for o original do postal do post, é que tenho ali um lugar vago na parede mesmo a jeito para um menino a chorar.

Pedro Aniceto disse...

"cheira-me que alguém se vai querer gabar de ter sido a pessoa a receber mais postais estas férias!!!"

Gostava de ter o seu optimismo...

382 U disse...

"Gostava de ter o seu optimismo..."
porquê? achas que já não se fazem postais como antigamente? estás a desprezar a velha arte dos recuerdos dos portugueses? esqueceste que há um poster de camionista escondido em cada um de nós?

ps: aquele cartaz do negrão a dizer que lisboa precisa de ser governada (acho que é assim) - coisa em que o partido dele não tem responsabilidade nenhuma nos últimos 6 anos -também vale ou é considerado concorrência desleal?

rAlvEs disse...

Recordo-me desse menino com "uma lágrima no canto do olho" em muitas casas que visitava quando era criança! Alentejo profundo...

Ideia espectacular! Vai ser divertido caçar postais! São mais que muitos...

Pedro Aniceto disse...

"Gostava de ter o seu optimismo..."porquê?

Porque não espero uma grande quantidade.

Dancing Queen disse...

..Pedro!!!!
Recebo a S/mailing list há...dois anos e meio (Desde que tenho o meu modesto iBookG4). Ainda me considero muito tímida para intervir por lá (é só gente pro! ;) mas hoje, perante este desafio, não aguentei: tive de vir dar-lhe os parabéns!!! Acho que o repto foi ainda mais forte do que todos os elogios que já lhe dei por ocasião das duas sessões "ninguém explica?" a que já assisti.
Vou enviar-lhe postais, ah pois vou!!:))) IH IH! Grande ideiaaaaaaaaa para ter sempre animação a abrir a caixa do correio (abaixo as contas!)!

Unknown disse...

estou em!

Luís Maia disse...

da Vinci não fez postais ilustrados da Gioconda.
Muitos "apreciadores" de arte, seguem o que os outros dizem, não a sua sensibilidade e muito menos os seus conhecimentos que não têm.
O mal do pintor do quadro do menino a chorar, foi não ter um critico de arte, que dissesse bem dele.

Luís Maia disse...

Reforço a ideia que o pior desse postal de Verão, não é quadro em si mesmo mas a utilização que fazem dele. Se alguém em cima do quadro escreveu "Recuerdo do Rosário" e imprimiu essa coisa para vender como postal, isso
demonstra bem o seu provincianismo e mau gosto, porque o Rosarinho, (como penso que era conhecida, há uns anos atrás),não se identifica nessa imagem, ainda por cima escrito em castelhano ou lá o que é isso, por alguém que por certo despreza a nossa língua, talvez por ser fino utilizá-la pouco.

Liliana Novais disse...

Oh não o menino a chorar não..... A minha mãe tinha esse quadro em casa nãaaaaaaaaao... Vamos ver se vejo algum postal mesmo mesmo feio

cristina amil disse...

Arrisco a dizer que o "recuerdo do Rosário" e uma sátira aos muitos produtos que andam por ai completamente descontextualizados mas vendidos como típicos ate ao osso... O "recuerdo" não podia enfatizar ou ser mais representativo do objectivo deste concurso: a piroseira descabida...
(obviamente, falo por mim)O quadro do "menino que chora" ao longo dos anos adquiriu, pelo menos no nosso país, outros significados e associou-se a memorias mais antigas de muita gente, alterando o seu estatuto de "apenas" obra de arte. Daí não ser descabido o seu uso aqui...
"Digo eu, que sou padeira..."

Pedro Aniceto disse...

O quadro do "menino que chora" ao longo dos anos adquiriu, pelo menos no nosso país, outros significados e associou-se a memorias mais antigas de muita gente, alterando o seu estatuto de "apenas" obra de arte.

Vocês estão a esquecer-se de um outro ícone que caiu em desuso e que foi muito mais popular que o menino da lágrima... Digam-me lá, quantos de vocês tiveram em casa, ou já viram, um belo prato de louça com a última ceia...

382 U disse...

ana amil, diz a verdade: tens 2 em casa. um pendurado na sala junto daquele dalmata de porcelana. o outro embrulhado para pendurares na tua casa nova quando casares (depois mostras ao PA - não , não é o Aniceto) a quem farás finalmente a declaração de amor: é PA, ai lobiu!

cristina amil disse...

Esse para quando casar já foi desembrulhado (n resisti!), esta no tecto, mesmo por cima da minha cama para ser a ultima coisa que vejo ao adormecer e a primeira ao acordar. E a melhor maneira para rechear o espírito, não há que enganar!

Anónimo disse...

Confesso que o quadro do menino que chora me provoca algum desconforto...

Há 30 no infantário onde andei em Aveiro, existia na cantina esse quadro, que eu e o resto da canalha olhava enquanto almoçava.

Como é que alguém, dito pedagogo, se pode ter lembrado de colocar uma coisa daquelas à frente de miúdos com 3 anos?...

um abraço
miguel@ua.pt

Pedro Aniceto disse...

..."Há 30 no infantário"... Confesso que me assustei quando li isto... Mas depois vi que eram anos... ;)

Anónimo disse...

E com razão, Pedro!

De facto pretendia dizer que esse quadro me foi apresentado a primeira vez à 30 anos!

abraço
miguel@ua.pt

me disse...

- ena ca fixe!!
vou estar alerta aos biombos rotativos de arame...
:)

382 U disse...

Ó pedro, não se podem ver os postais? ou estão à vista e eu é que não sei como lá chegar?

Pedro Aniceto disse...

Os postais recebidos hão-de estar online um dia destes

cristina amil disse...

Pedro,
Como os correios aqui sao bastante mais lentos que nos tempos dos Cesares, peço-lhe que me avise quando receber alguma coisa minha (se é q chegam mm ao destino...)

Pedro Aniceto disse...

Eu aviso cada um dos emissores quando da recepção.

Anónimo disse...

Tenho que ter a garanta que me devolverás as minhas "pérolas". O valor emocional é muito forte.

Pedro Aniceto disse...

Está garantida a devolução a quem pretenda do postal respectivo. No entanto não me responsabilizarei por extravios. Se estamos a falar de coisas MUITO importantes, recomendo que não sejam enviadas.

António Conceição disse...

Grande Aldrabice!
Eu só soube da existência deste concurso hoje, quando ele já fechou.
É uma roubalheira!
Eu tinha ganho com toda a facilidade.
Quero o meu prémio, quero o meu cão de louça!

Pedro Aniceto disse...

Porque raio é que para as pessoas que chegam atrasadas às coisas é sempre tudo uma aldrabice?

FC disse...

bem esse postal ate mete medo lool..que coisa mais ridicula,enfim!!

Abracos a todos!

Anónimo disse...

O cocó desse resultado, sai ou não sai?

jlsc

Anónimo disse...

A história está documentada na lição do dia 2007-09-06 do LIVRO DOS PORQUÊS de Nuno Markl, já não disponível publicamente.