28 julho 2007

O luto da morcela

Morcelas. Dificilmente conseguiria explicar em pormenor o que eu gosto de morcelas. Sujeitando-me até a ser alvo de uma Fatwa, atrevo-me a dizer que a paz no mundo podia perfeitamente ser alcançada à volta de uma morcela com grelos... (Sim, Maria de Lourdes, vê lá tu, com grelos!). Cozidas, assadas, fritas, de arroz ou de outros géneros, tenho sempre um buraquinho extra para uma rodelinha de enchido. Sem desprimor de outros subprodutos porcinos, a morcela é a prima-donna do meu colesterol. Mas estou de luto em relação às morcelas. O meu principal fornecedor, que me proporcionou momentos de lambarice a que nenhum outro conseguiu tocar os calcanhares, viu a sua fábrica fechada pela ASAE...

17 comentários:

382 U disse...

não me digas que o teu fornecedor de morcelas era o "btuga"?

Ana Ferreira disse...

Ahahahah boa piada 382 u

blimunda sete luas disse...

Caro Pedro, conheces Vale da Pinta? É uma terra pequenina a meia-dúzia de quilómetros (se tanto) do Cartaxo. Chegas ao Cartaxo, apanhas a estrada que vai para Rio Maior, viras na tabuleta que diz Vila Nova de São Pedro (também uma terra que tem o seu quê), segues, segues, segues, depois viras à esquerda no sentido de Vale da Pinta. Tem umas morcelas de uma pessoa se lamber. Vai por mim.

Pedro Aniceto disse...

Blimunda, apenas uma questão (já escrevi o nome e não faltará muito tempo para lá ir), quando dizes "tem" é em algum talho? Restaurante? Fábrica? (Apenas para ser mais fácil)

blimunda sete luas disse...

É um talho. Mais indicações que isto é que já fica difícil, mas duvido que a terreola tenha mais que um talho, a bem da verdade... Fica numa rua muita estreitinha, que julgo ser a principal...
Bom apetite! ;-)

Francisco disse...

É pá. Apesar de ir pra Fátima, vou continuar a manter contactos com o Talho Carnes da Várzea. As morcelas de lá são excelentes e fica mesmo á beira da EN 109.

Pedro Aniceto disse...

Olha lá Francisco, e recomendas-me que vá percorrendo TODA a EN109 com MUITA atenção às placas que dizem "Talho" ou vais ser mais específico? ;)

kincas disse...

Existem também as caseiras (só por encomenda) da capital da calçada à Portuguesa. Alqueidão da Serra.
Por norma tenho sempre "reserva" no congelador.

filipe m. disse...

EN109? Avisa quando chegares a Espinho...

Pedro Aniceto disse...

E a EN109 começa onde? Em Faro?

Teresa disse...

Como já percebi que gosta de uma escrita correcta, chamo-lhe a atenção para o substantivo subproduto: não leva hífen, desculpe.

Pedro Aniceto disse...

Obrigado, Teresa, a correcção (hífen) foi feita,

ana disse...

já que é um amante de morcelas tão fervoroso não posso deixar de partilhar: o talho do Rola, em Manteigas, faz a melhor morcela da Beira Baixa. Com pão, como manda a lei e um deliciossísimo sabor a cominhos, comme il faut.
Ai caraças já me estou a babar...

Francisco disse...

Ora bem. A EN 109 começa em Leiria no entrocamento com a EN1.
O talho Carnes da Várzea fica no Km 14, mesmo em frente do cruzamento para Monte Real e para a BA5. Quem vier pela A8 é só continuar pela A17, sair em direcção a Monte real, na rotunda virar à esquerda e é logo daí a ums 200 metros.

Pedro Aniceto disse...

Estou a ficar com uma lista de fornecedores de boas morcelas que dá para fazer um web site "Planeta Morcela"... :)

Pedro Aniceto disse...

Aos anos que não vou a Manteigas! :(

Anónimo disse...

Estava a pensar que podias começar a pensar numa Confraria... mas depois descobri esta:

Confraria da Morcela de Arroz da Alta Estremadura
Apartado 127
2485-909 Mira de Aire
geral@confrariadamorcela.net

Pode ser que te aceitem como sócio... e te mandem um saco delas.

Mas a ideia de um site chamado "Planeta Morcela", também não está má... Estou a tentar imaginar o layout...