15 julho 2007

Um Do Li Tá, cara de amendoá

Vou dormir que daqui a bocado tenho de ir votar. Sou um homem de tradições, hei-de ir comer uma bola com creme e beber uma bica na Singapura e cumprimentar o meu amigo Simões que está careca e barrigudo, que me há-de dizer pela enésima vez que o Porto vai ser campeão, que vida boa é em Melides, que eu tenho menos cabelo e mais barriga e que não vê o malandro do Chico há pelo menos vinte anos. Hei-de passar à porta da Udina e lembrar-me do sabor das merendinhas e hei-de descer a rua a recordar outros sabores. Hei-de, se assim o ritmo processional das capelinhas o permitir, ir cumprimentar o meu primeiro patrão, de quem tenho imensas saudades e havemos de falar do Benfica se o cérebro arrepanhado por múltiplas mazelas ainda permitir que ele se lembre. Se se lembrar, não haveremos de limpar as lágrimas dos cantos dos olhos como da última vez e falar de como éramos felizes quando ele me passava pela bancada e me dizia "O último a chegar à Luz é maricas". Hei-de encontrar muitas caras conhecidas, hei-de desconhecer outras tantas. Hei-de sentir no nariz o cheiro acre das tílias e reviver uma rápida corrida rua abaixo a caminho da minha velha escola. Hei-de perceber que o Manel da mercearia já morreu e que no lugar das tulhas de madeira estão agora máquinas de calcular e computadores modernaços. Hei-de tapar o nariz para não sentir o cheiro a fumo e vinho que saía pela porta da carvoaria que há anos é uma agência de viagens. Hei-de lembrar-me do velho Guerra e das botas ortopédicas que me martirizaram os pés e o orgulho durante anos. Hei-de ir votar, mas não passa de um pretexto para voltar a ser menino.

23 comentários:

Anónimo disse...

Belo.

Luís Maia disse...

Se não me engano esse primeiro patrão, chama-se GF, velho benfiquista e inesquecível figura.
O truque de sujar as mãos, para explicar os atrasos na chegada a casa dos clientes, simulando furo no pneu do carro.
Três metros de papel acima do nível da secretária, mas sabendo sempre onde estava o papelito necessário.
Finalmente o único homem que eu vi programar um "computador", como se estivesse numa oficina de serralharia.
Também foi meu chefe, não o primeiro claro.

Anónimo disse...

Puxa vida, que texto... Não há como não se identificar um pouco na história, principalmente morando, faz uns 4, 5 anos, longe do meu local de votação. Refazer aquele caminho (sempre com minha mãe, claro), é, também, desculpa pra voltar a ser menino...

Rita disse...

Pronto, é oficial. O PA chegou àquela idade em que os homens começam, finalmente, a ter ponta por onde se lhes pegue.

Pedro Aniceto disse...

Bom, havia um bocadinho para se desenvolver o tema, mas é melhor não...

Rita disse...

Pois, parece-me bem que não desenvolvamos, oh Sr. Aniceto...

Pedro Aniceto disse...

Gosto quando me distanciam com a palavra "Senhor"...

Pedro Aniceto disse...

Luís Maia: GF manda-te um abraço e está. ao contrário da última vez, com excelente aspecto e uma habitual belíssima disposição. NC deixou a vida empresarial e é agora adido comercial de Portugal num país do Oriente. Diz que já não tem coragem de ir à Luz embora o filho o tenha levado lá a almoçar durante um dia de semana para ver, pelo menos, o estádio novo. Mas penso que o convenci a ir lá num qualquer jogo calmo. Tenho apenas de arranjar forma de meter o carro no parque, pois move-se com alguma dificuldade (embora já o tenha visto bem pior). Mas aquela cabeça não pára...

Luís Maia disse...

Jogo calmo !!! Eu pelo menos como sportinguista não sei o que isso é.
Não realcei esse aspecto, mas agora lembraste-mo, efectivamente aquela cabeça não parava e ainda bem que continua a não parar.
Pelos vistos mantem a sua estrondosa gargalhada.

kincas disse...

Mas afinal o porque é que um morador do Rosário vai votar a Lx?

Nêspera disse...

O meu Coração de Jesus só entrou há dois anos e não conheço essa freguesia que falas. Mas quando fui votar ainda olhei em volta a ver se te encontrava. Até tinha graça.

Pedro Aniceto disse...

Votei na segunda secção e tarde como o caraças...

Pedro Aniceto disse...

Kincas: Keep reading! ;)

Pedro Aniceto disse...

LM: A idade não perdoa, mas ainda assim pareceu-me muito bem...

Luís Maia disse...

Kincas quem faz essa pergunta não conhece Pedro Aniceto

Anónimo disse...

Muito havia a dizer sobre este texto,,

Anónimo disse...

ah!!!! e por falar em Singapura,,,,,estive na Singapura "um destes depois de jantar". O Simões manda-te um abraço.

Pedro Aniceto disse...

Oh Anónimo: Porque é que eu acho que tu também tens saudades de algumas coisas deste texto?

Pedro Aniceto disse...

Bem me queria parecer! ;)

Anónimo disse...

aqui novamente o anónimo e ....... saudades saudades até tenho de alguns nomes que referes no texto. Ah,,,e o malandro do Chico tambem não o vejo, não há 20 anos, mas já há algum tempo.

Anónimo disse...

Aniceto, estas foram intercalares, para a próxima toca no 68 para te dar um abraço. Pena que a bica do Singa seja tipo charuto acabaçado. Quanto ao Chico só em telediscos. Um abraço das profundesas do Coração de Jesus, M Januário.

Pedro Aniceto disse...

Tinha de ser um "cromo"... E esse 68 é onde? Na SF?

Anónimo disse...

Correcto ! Vai fazer 5 anitos em Outubro. O mais novo e o próximo que aí vem já são felizes fregueses do Coração de Jesus. As eleições sempre foram um pretexto para uma passeata nostálgica...nunca cheguei a alterar o cartão de eleitor...em boa hora.