18 agosto 2007

O meu fascínio pelas Antas


Não, não estou a falar de futebol, embora hoje as minhas fontes se tenham apressado a confirmar que o suposto dossier dito anónimo tem o respectivo logótipo forjado, como se fosse preciso, bastava ler o tom de raiva e de peixeira ressabiada do respectivo texto (Se ainda não leu, leia, porque não vou ocupar muito tempo o espaço no servidor com isto) para se perceber a manobra. Razão tem o outro em dizer que ninguém desmente as escutas telefónicas, apenas se tentam invalidar legalmente as mesmas. Eu quero é falar do meu fascínio sobre as antas e demais construções neolíticas. Já visitei em Portugal umas boas dezenas delas, das mais conservadas e preservadas, às muitas outras que estão transformadas em lixeiras e casas de banho públicas. Gostava de ter tempo para organizar um documento que inventariasse este tipo de contruções, provavelmente até já há (embora eu duvide que esteja completo), porque é raro o mês em que os meus amigos e conhecidos que me conhecem o gosto, não me falem de mais alguma. Foi o caso do Ricardo, que hoje me mostrou mais uma, que parece ser alvo de atenção de quem de direito, a Anta da Cunha Baixa em Mangualde. Vou inscrevê-la no meu roteiro para uma próxima casual visita. Se o leitor conhece alguma destas construções, preferencialmente alguma de que se fale pouco, deixe-me a indicação do nome e localização na caixa de comentários deste post. Agradeço antecipadamente.

16 comentários:

Ana Ferreira disse...

Sobre o dito dossier é melhor nem falarmos, os portistas não se alteraram tanto com o dossier "Apito dourado", e vocês aflitam-se tanto por um dossier que dizem ser forjado??? Fracos que são....
Folgo muito que as antas sejam os monumentos e não o estádio, mas Antas da Cunha de Baixo???????? belo nome...

botinhas disse...

Assim de repente só me consigo lembrar da Anta da Zambujeira, perto de Évora. Mas esta já deves conhecer certamente... :)

Pedro Aniceto disse...

os portistas não se alteraram tanto com o dossier "Apito dourado", e vocês aflitam-se tanto por um dossier que dizem ser forjado???

Nada de novo, certo?

Patricia Lousinha disse...

Pedro, o concelho de Reguengos de Monsaraz é um exemplo de riqueza a esse nível. E em Évora, para além da Anta do Zambujeiro como o botinhas já referiu, lembro, também, a Anta do Paço das Vinhas. Pessoalmente fico maravilhada com o Cromeleque dos Almendres.

cristina amil disse...

Creio que há algumas escondidas no Gerês, vou tentar saber informações.

Anónimo disse...

Menires? Também estás interessado? No maior da Peninsula, Perto de Povoa e Meadas (Castelo de Vide)?

Anónimo disse...

Para dar utilidade a este documento, sugiro que o mesmo seja usado como base crítica do ponto de vista gráfico.

Pessoalmente acho redundante o facto de em cada parágrafo haver um tab e uma linha de espaço.

Acharia aceitável o uso do do tab e a eliminação da linha de separação, mas agrada-me mais o contrário.

Anónimo disse...

Acho que o tipo de letra "comic sans" daria um pouco mais de credibilidade à anedota...

Pedro Aniceto disse...

Menires também são engraçados, principalmente quando se olha em volta e não se vislumbra um calhauzinho digno de referência. Anotei. Obrigado

Pedro Aniceto disse...

Não fazia ideia de que havia construções neolíticas no Gerês... Falha grave!

Anónimo disse...

No parque Peneda-Gerês.
Anta do parque do Mezio, a ±6 km do Soajo, pela estrada de Arcos de Valdevez ao Soajo.
Em Caminha também há, vou arranjar infos mais completas.
Abraço

Pedro Aniceto disse...

Patrícia, foi precisamente nos Almendres qie comecei a gostar destas coisas e devo ter feito, numa só tarde, uma ronda pelos referidos.

Ana Ferreira disse...

Sobre dossiers anónimos não deixar de ler Francisco José Viegas: http://jn.sapo.pt/2007/08/20/opiniao/a_credibilidadedo_anonimato.html

Anónimo disse...

E sobre inocência e várias tretas não deixar de ouvir tudo o que Jorge Nuno Pinto da Costa tem para dizer!

Finalmente só lá ele sabe...!

Ouvindo bem, de vez em quando, descai-se!

E até por tal boca tão sarcástica a VERDADE aparece!

jmg

Anónimo disse...

Caro Pedro
Para além da Anta da Cunha Baixa poderá ver em Mangualde a Anta dos Padrões e em Penalva do Castelo que é mesmo ao lado a Anta do Penedo do Com, em Esmolfe, a terra da maçã.
Se quiser mais indicações sobre antas da Beira ou sobre bibliografia diga.

Pedro Aniceto disse...

Boa, de repente tenho mais dois "desconhecidos" na rota... O que me entristece é que ou vamos lá com dicas (preciosas) dos leitores ou então há que andar de Câmara em Câmara a espiolhar os sites. Eu bem digo que falta um inventário online. Se não for muita maçada, poderá enviar-me a informação, Pedro? Desde já obrigado.