11 setembro 2007

Quel coeur, quel courage



Orgulho-me tremendamente ao ver este grupo de amadores (sim, aqueles que amam) a cantar o hino nacional como se fossem entrar num campo de batalha, dispostos a morrer por uma causa. A selecção nacional de Rugby, a única equipa amadora na competição, sabe que não terá nada fácil pela frente num grupo em que se espera que Portugal seja o bombo da festa. Que se lixe! O primeiro ensaio frente à Escócia foi festejado como se o Campeonato tivesse sido ganho e ainda há poucos dias li uma entrevista de Vasco Uva, o capitão de equipa, explicando que difícil, difícil, será explicar aos jogadores que só quinze podem alinhar de início frente à Nova Zelândia. O mesmo Vasco Uva que foi considerado "man of the match" no primeiro jogo de Portugal no Mundial da modalidade e que o especialista do L'Équipe apreciou da seguinte forma:

Y a-t-il un joueur qui vous a marqué dans ces huit premières rencontres ?
J'ai envie d'en citer deux. D'un côté Brian Habana, qui sur son premier essai sort non seulement l'Afrique du Sud d'une mauvaise passe, mais aussi parce qu'il joue très intelligemment, il ne se contente pas d'être une paire de jambes. Il a une bonne lecture du jeu et fait exactement ce qu'il faut faire. L'autre joueur que je retiendrais, c'est le troisième ligne portugais Vasco Uva, qui symbolise vraiment cette esprit portugais, cette vaillance. Dès les premières minutes, on les a vu très limités techniquement, mais quel coeur, quel courage. Ils ont réussi à perturber les Portugais et ils sortent la tête très haute de ce premier match.»

13 comentários:

Anónimo disse...

... orgulho-me de ter como amigo (embora as circunstâncias após a universidade nos terem afastado geograficamente) e colega de curso, o Rui Cordeiro, pilar da selecção. É o que aparece no fim deste filme em grande plano... O que posso dizer é que coração ninguém o tem maior do que ele, e nutre uma paixão quase obsessiva pelo râguebi, que o levou talvez a descurar aspectos académicos e posteriormente profissionais, para servir essa paixão... Arrepio-me de o ver chorar a cantar o nosso Hino... Coração enorme...

Anónimo disse...

Um exemplo para a outra equipa portuguesa dos "bem na vida". E nem é pela atitude é sobretudo pelo prazer que têm no jogo de Râguebi. a partir de agora vou-me interessar mais por este desporto independentemente de não ter sportv.
Se existe um Federação Portuguesa de Râguebi é altura de "saltar cá para fora".

kincas disse...

Isto é que é garra e amor à camisola.
Não é necessário a população colocar bandeiras nas varandas primeiro.
Elas (as bandeiras e as congratulações) vêm agora e bem merecidas são.

Vamos a eles, força.

Anónimo disse...

E eu orgulho-me muito de ter o João Correia como a pessoa que me trata dos dentes quando estão a precisar de vigilância. Um amor de Miudo............
Agora percebo as suas desistencias mais que justificadas, afinal os dentes podem esperar....... Força miudos!!

Ana Ferreira disse...

Bora Portugal, nem sabem a sorte que têm em não ter como seleccionador o Scolari

filipe m. disse...

Nem todos os nossos males passam pelo Scolari, mas sim, ter um bode espiatório dá sempre jeito.

Quanto aos nossos rapazes, isto sim, é viver o desporto como ele deve ser vivido.

Anónimo disse...

"ils sortent la tête très haute". Pois, saberem o Hino Nacional e cantá-lo com aquela alma, deixa qualquer um emocionado. Imagino a emoção dos portugueses presentes. Parabéns e obrigada.

Anónimo disse...

uma lição aos que ganham milhões e passam o tempo todo a mexer no cabelo.
a mim toucou-me ver isto

Patricia Lousinha disse...

Tal como o Daniel, também eu tenho orgulho em ter amigos e colegas na Selecção! Em bom rigor em todos os jogadores, sejam ou não meus amigos e colegas.
O GDD está, tal como eles, em grande!
São uns "docinhos de gente" em tamanho XXL.
Fico genuinamente embevecida quando leio esta entrada (sem placagem!) do Pedro. Mas mais encantada fico quando leio estes comentários!
Vá Lobos, é voltar a uivar como tão bem o sabem fazer. Sem lamentações!

neca disse...

Eu vi o jogo num café português aqui em Paris, e posso vos dizer k era hilariante. Aquela malta tipica do futebol que se juntou no café durante o rugby para marcar presença, enquanto jogavam cartas perguntavam atão? já tá um-zero?
Ou então: à carago, quase que era golo!

Anónimo disse...

O Phil fez um vídeo a demonstrar a paixão dos Lobos e a cof falta de paixão de outra equipa nacional, recomendo vivamente: http://philmindspot.blogs.sapo.pt/83584.html

Unknown disse...

É com muito orgulho que tenho visto os nossos rapazes a jogar em directo aqui na toca do "Kiwi".
É bom ser português e apoiar equipas como esta que tudo deram e darão pelo amor à modalidade.
Fortes saudações da Nova Zelândia.
Podem crer que não perco nem um jogo dos Lobos.

Pedro Aniceto disse...

Grande abraço, Paulo, que anda pelos antípodas a lutar pela vidinha...