01 novembro 2007

Quem foi que falou em tauromaquia?

Se a linguagem tauromáquica é "fechada" e difícil, a de marinharia não lhe fica atrás...

... "Eu tenho a convicção de que os navios de pano latino, nos trajectos com muitas viragens, não cambavam as vergas que eram colocadas por dentro das enxárcias. Faziam um bordo normalmente e outro "no pau". Mas a mezenas dos navios redondos tinha uma utilidade prática na manobra (como aparece descrito, por exemplo, no «Norte dos Pilotos»): servia para obrigar a orçar e para equilibrar essa orça. Isso quer dizer que podia ser colocada na posição certa antes da manobra, e no «Seamanship» tens uma descrição de como se cambava a verga, passando-a por detrás do mastro, puxando o punho da amura a ré, com o pano carregado."

13 comentários:

Anónimo disse...

A certa altura quase que parecia uma "Dear Playboy letter" hehehehe Quase, vá lá...

Anónimo disse...

Mesmo lendo várias vezes fiquei com dúvidas quanto à descrição de como se cambava a verga...

Anónimo disse...

Lá está! Lá está! ;)

Anónimo disse...

Daniel, o texto também não dá uma boa imagem dos latinos.

"os navios de pano latino, nos trajectos com muitas viragens, não cambavam as vergas que eram colocadas por dentro das enxárcias."

Anónimo disse...

Dá sim senhor... Isso é só nos trajectos com muitas viragens. Os latinos já se sabe que não gostam dessas coisas de viragens, e vergas por dentro de enxárcias, e tal... Nahhhh

Os latinos são mais de passar o arganéu pelo buraco da haste onde se talinga a amarra...

Vou tomar um duche frio agora.

Anónimo disse...

Olha que acabaste de comer...
Essa vida de marinheiro...

Anónimo disse...

Ó meninos Isabel e Daniel.....portem-se bem que eu estou a ver. Olhem que sou também menino para puxar o punho da amura a ré, com o pano carregado. Vamo'lá ver...huumm.

Anónimo disse...

Ó Senhor Provedor, az az

eu estava muito sossegada, mas uma mulher também não é de ferro.

Por falar nisso, que tal irmos a uma biblioteca para consultar o «Seamanship» parece que tem uma descrição de como se cambava a verga, passando-a por detrás do mastro, puxando o punho da amura a ré, com o pano carregado.

É que por mais que leia não chego a nenhuma conclusão, no entanto, estou convencida que deve dar uma dor de costas do caraças.

filipe m. disse...

Alguém me arranja um comprimido para o enjôo?...

Ana Ferreira disse...

esse enjoo deve ser especial ó filipe m, até tem acento circunflexo

filipe m. disse...

Se eu fosse a reparar em todos os erros que certas pessoas dão aqui, e algumas com mais obrigações do que eu, estava bem enjoado da vida... ;)

Ana disse...

Está visto que passou da fase dos naufragados para a de 'antes de naufragarem'.
Está aqui, está a construir o navio.
E sem pregos, nem parafusos, nem sequer centímetros.

Anónimo disse...

Daniel,

Ainda estás no duche?