04 dezembro 2007

Ursos

A professora inglesa que estava detida no Sudão foi libertada após um perdão presidencial. Não posso deixar, neste momento magnânimo e de profunda generosidade dos imbecis que a mantinham cativa, de agradecer ao Estado Sudanês tão benemérito gesto, São atitudes como estas que definem grandes estadistas. Claro que ninguém mais se vai lembrar de hordas de tipos de catana em punho, marchando pela rua onde se localizava a prisão, pedindo a execução sumária de Gillian Gibbons.

26 comentários:

Anónimo disse...

O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, é o exemplo acabado da estupidez das ditaduras arabes. Não so deu continuidade ao programa de conversao/limpeza etnica iniciado pelos seus antecessores arabes, como tambem conseguiu criar confusões com praticamente todos os seus vizinhos, em particular com a Etiopia e Chade. É basicamente um Saddam sem a fama e protagonismo dele. Nos ultimos anos têm-se armado em santo com medidas destas, na tentativa de engraxar a comunidade internacional, em particular os Estados Unidos...quer ensinar o pai nosso ao vigario :P

Anónimo disse...

É bastante diferente do Saddam, pois este mantinha um regime laico, ditatorial com certeza, mas laico... Eu gostava de saber é onde estão os muçulmanos ditos moderados quando coisas destas acontecem...

filipe m. disse...

"Eu gostava de saber é onde estão os muçulmanos ditos moderados quando coisas destas acontecem..."

Acho que foram dois deles que negociaram a libertação da Sra. Professora, mas isso sou eu a dizer...

Anónimo disse...

O problema não está na religião do senhor Omar ou de outros Omar's ou Bush's que por aí andam. O problema são os homens. ponto final.

Pedro Aniceto disse...

Confirmo. Mas foram ingleses os religiosos que mediaram o processo. Mas a minha questão não está no quem é quem. Está na origem do processo em si, na estupidez profunda que é tudo isto. Tenho muitos amigos árabes que concordam comigo, a questão está em que têm medo de se manifestar e isso é que me preocupa.

Pedro Aniceto disse...

..."O problema não está na religião do senhor Omar ou de outros Omar's ou Bush's que por aí andam. O problema são os homens. ponto final. "

Chapeau!

Anónimo disse...

Mas os muçulmanos moderados, que serão os verdadeiros muçulmanos, porque é que não estigmatizam estes actos? Porque é que não dizem, não para nós no Ocidente, mas para estes tipos, basta! Isto não é o Islão! Não há virgens à vossa espera no Paraíso, nem vocês são mártires, são apenas assassinos. É que acho que só falta convencer mesmo a eles, porque nós já ouvimos isto há bastante tempo... Isto é a minha opinião, porque acho que nada mudará se os moderados, verdadeiros muçulmanos, não tomarem claramente esta posição... É que um terrorista ou potencial terrorista no Afeganistão, Iraque, Palestina, não ouve nem vê as manifestações de boa vontade e de Paz em Lisboa, o que ouve é o Mulah a gritar-lhe que o Ocidente é Satã, e que o Islão deve ser espalhado por todo o Mundo através da Jihad, e não está a falar aqui da Jihad pessoal, privada, que nós no Ocidente ouvimos dos muçulmanos moderados...

382 U disse...

Daniel, fosse o mundo assim tão simples...
o problema é que muitos muçulmanos também ouviram um qq presidente de um país ocidental dizer que fala directamente com Deus (neste caso não precisava dos conselhos do JP2º para avançar com uma guerra contra o Iraque)...
Os chamados ocidentais conservdores (e é fácil de os ver pela europa ou pelas américas) não divergem muito dos radicais islâmicos. O problema é que isso um dia vai dar sarilho... e dos grandes!

r. disse...

"Acho que foram dois deles que negociaram a libertação da Sra. Professora, mas isso sou eu a dizer..."

Acho que foram dois deles, sim, mas os familiares da Srª Profª que vivem no Reino Unido.
E as outras Srªs Profªs?

filipe m. disse...

"Acho que foram dois deles, sim, mas os familiares da Srª Profª que vivem no Reino Unido.
E as outras Srªs Profªs?"

Sem querer menosprezar as outras Srªs Profªs, e muito menos tudo o resto que se tem passado por lá:

"She arrived back to London accompanied by British Muslim peers Baroness Warsi and Lord Ahmed, who had mediated for her release."
in BBC News, http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/7126162.stm

Não vi escrito em lado nenhum serem familiares dela, apenas dois membros do governo do país de origem desta Srª Profª., que, por suposta legitimidade conferida pela religião que professam, se deslocaram ao Sudão para mediarem a sua libertação. Será suficiente? Neste caso foi. Nos outros milhares não. Mas é um passo.

r. disse...

tens razão. é o que dá ler as gordas... e fazer juízos de valor :)

filipe m. disse...

"tens razão. é o que dá ler as
gordas... e fazer juízos de valor :)"

Epá, calma lá com a discriminação relativa ao peso!!! ;)

382 U disse...

não há mais vitela prá mesa do filipe...

r. disse...

desculpem lá o abuso... mas voçes todos dizem piaçaBA?

Piaçá... não é mais curtinho para uma palavra tão... ingrata?

Pronto, ok... digam lá como é que se mete isso no blog....

filipe m. disse...

"não há mais vitela prá mesa do filipe..."

É, a partir daqui é só favas...

Anónimo disse...

Vá-se lá entender estes gémeos. Uma vez, favas nem pensar, agora a partir daqui é só das ditas que come...isto, sinceramente.


Ó Sr Costa, pode sair um pratinho, daqueles, de tripinhas feitas ao meio-dia. Obgdo.

filipe m. disse...

Com uma garrafinha de .com?

Pedro Aniceto disse...

Vocês sempre se foram alambazar de vitela na Sexta?

filipe m. disse...

Eu só falo na presença de um advogado!

382 U disse...

Patrícia, é a tua vez de entrar na conversa...

Patricia Lousinha disse...

E eu aqui tão sossegadinha...
Tinha de vir o Senhor Verde!

Anónimo disse...

Pedro
Fomos alambazar-nos, sim senhor, outra vez. Este Blogue vai ser causador de algum excesso de peso, ai vai, vai. É que, sinceramente, nesta matéria não há moderados. É só extremistas em petiscadas. Desta vez o Sr. Costa (ao qual eu, repetidamente, chamava Artur apesar dos esforços do Filipe) lembrou-se e bem de começar as hostilidades com umas tripinhas à moda enquanto esperavamos pelos mais atrasados. Enfim, está marcada mais uma guerra santa pestiqueira para 24, 25 ou 26 (quero lá saber) de Janeiro de 08.
A ver vamos.
Eu vou (se calhar até era menino para levar também o meu advogado).

Anónimo disse...

Eu estou de dieta! Arroz doce feito pelo menino, vitela, pudim, arroz doce feito pelo menino, bifes de peru a enrolar queijo e fiambre, feitos pelo menino e arroz doce feito pelo menino, uma data de vezes...
Segunda-feira chá, bolachas e uma dor de cabeça do caraças...
Tão cedo não quero comer!

Anónimo disse...

Quanto aos governantes e religiões são como a comida tudo que é exagero, cai mal...
O que me assusta é a necessidade constante que o mundo tem de "heróis"!

M Carmo disse...

"Não posso, neste momento nagnânimo e de profunda"

"nagnânimo" o que é isto hummm!

Magnânimo senhores, Magnânimo!


O corrector implacável.

lol

MC

Pedro Aniceto disse...

Bem aventurados sejam os ceguinhos... Obrigado