07 janeiro 2008
A origem das expressões
"It ain't over till the fat lady sings" é um dito usual norte-americano que corresponde ao portuguesíssimo "Até ao lavar dos cestos é vindima", quando se pretende alertar alguém que até ao último momento algo é sempre passível de ser alterado, A origem da expressão está creditada a um comentador de desporto, Ralph Carpenter, que retorquiu com esta mesma frase a um colega durante uma transmissão televisiva sobre o facto do jogo estar a ser renhido e de resultado equilibrado. A expressão baseia-se no facto de muitas obras operáticas terminarem com árias interpretadas por sopranos bem constituídas.
Etiquetas
Expressões
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Posso contribuir? :)
Origem do termo Spam.
O termo Spam foi criado em 1936, ano em que a Hormel se preparava para lançar um novo enlatado de presunto e ofereceu 100 dólares a quem apresentasse a melhor proposta para o nome. O vencedor foi um actor da Broadway chamado Kenneth Daigneau, irmão do vice-presidente da empresa, Ralph Daigneau. Kenneth criou a palavra a partir da expressão spiced ham: ’sp’ de spiced, ‘am’ de ham.
Um casal de advogados do Arizona, Laurence Canter e Martha Siegel, enviou uma mensagem sobre uma lotaria de Green Cards para um grupo de discussão da USENET. Foi considerado um acto de propaganda e gerou espanto e revolta nos membros desse grupo de discussão, mas não despoletou o uso ‘oficial’ do termo. Há quem considere que a data verdadeiramente relevante para o início do spam é a de 12 de Abril de 1994, quando o mesmo casal de advogados utilizou um programa capaz de automatizar o envio da mesma mensagem para diversos grupos de discussão ao mesmo tempo. O envio de mensagens em massa chegou a provocar problemas na rede, intensificando as reacções negativas entre os internautas.
Nessa data alguém se lembrou de associar as acções do casal de advogados a um sketch dos Monty Phyton retirado da série de televisão Monty Python´s Flying Circus. Nessa rábula (vídeo em baixo) um casal entra numa taberna gerida por um grupo de vikings impertinentes cujas únicas refeições que têm para oferecer aos pobres clientes são à base dos enlatados SPAM. Os vikings repetem a palavra spam até à exaustão, provocando desconforto nos clientes.
http://www.youtube.com/watch?v=wZ7YedEopp4
Abraços
MB
O Ralph terá assistido ao último Setúbal-Benfica?
Muito obrigado pela iluminação! Há meses que não dormia a pensar na origem dessa expressão... De onde terá ela vindo?! Por acaso andava perto da solução, mas não sabia dessa coisa do comentador desportivo. Muito bem!
Quanto ao SPAM, já conhecia a origem, mas obrigado na mesma, caro Barreto.
"árias interpretadas por sopranos bem constituídas."
Gosto é quando as cantoras líricas estão a interpretar papeis em que morrem, mas sempre cheias de peito e de vida.
nterpretar papeis em que morrem, mas sempre cheias de peito e de vida.
Pois eu cá enquanto espectador nada tenho contra peitos cheios de vida...
Estás com ideia na Floribela?
:p
"Pois eu cá enquanto espectador nada tenho contra peitos cheios de vida..."
En cantos!
Enviar um comentário