21 fevereiro 2008
A arte do sofrimento
Decorreram já vinte minutos da segunda parte do Nuremberga - Benfica quando de Basileia na eliminatória do Sporting o jornalista Nuno Luz diz "o Benfica continua empatado a zero e está apurado". Enquanto engulo à pressa umas garfadas de um apressado jantar penso para comigo e para os comigos de mim: "Tu vai-te lixar, Nuno, isso não vai dar bom resultado...". Eu já vi este filme do 1-0 demasiadas vezes. Aris de Salónica e Dukla de Praga, jogos que nunca vou conseguir esquecer pelas piores razões. Pego no telefone e faço-lhe um SMS que dificilmente ele irá ler pois está a trabalhar: "Nuno, dizer que o Benfica está apurado vai dar galo...". Quando despejo o lixo no contentor da rua ainda estou a pensar nisto. Entro no carro e ouço o relatador de serviço dizer que o Benfica está à beira da eliminação pois perde por 2-0, um golo de Charisteas. "A culpa é do Nuno, ele não devia ter dito aquilo!". Sorrio ao pensar que quanto mais velho estou mais supersticioso vou ficando. Deixo o carro rolar devagar até ao café no fundo da rua e lembro-me de cenas passadas há quase trinta anos, lavado em lágrimas por dentro, ensopado por fora e tentar explicar à Maria Fernanda que estou a chorar por causa de um golo grego, coisa que ela nunca entenderá mas que a não impede de fazer um ar compreensivo. A mesma Maria Fernanda que uma catrefada de anos mais tarde me há-de dizer, no final do Verão de 2004 "Então filho, lá perdemos e também foi um grego". Mãe, o mesmíssimo grego de 2004 também me fez sofrer hoje, felizmente não vi, hei-de revê-lo, o grande sacana. Quando ganhei coragem para me levantar do banco do carro para enfrentar a lagartagem do café estou disposto a roer as unhas pelo inverter do resultado. É Cardozo, é Di Maria, é um milagre. Na televisão vejo rostos alemães por onde escorrem lágrimas, as mesmas que eu já chorei e não era menino nenhum. Não há honra nem glória nestas vitórias, mas resta-me a esperança de que lá em Nuremberga haja esta noite algumas mães que passem as mãos pela cabeça dos filhos e lhes digam "Deixa lá, a vida continua, já comeste?"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
16 comentários:
:)
É o que eu digo, a justiça tarda, mas não falha.
Agora veja se não se esquece de pedir desculpa ao Nuno Luz, pelas pragas que lhe terá rogado!:)
Não vi o jogo, mas já li sobre o mesmo... e devo dizer... Ufa!
É o que se chama ter mais sorte que juízo, desta passamos, vamos a ver como corre com o Getafe.
Tu és como eu...também deixo deslizar o carro até ao fundo da rua para ir ao café...que fica a 200 metros. ;)
"Deixo o carro rolar devagar até ao café no fundo da rua"?
Valha-me Deus.... espero que tenha sido só para ouvir o relato....
Era o tempo a passar e a bola a não entrar... O remate do Cardozo parece que demorava a entrar... Ontem é que foi sofrer...
Felizmente desta vez o golo do grego não valeu de nada ;)
Pedro,
Como eu te compreendo! Ontem a chegar de Lisboa vou ao café perto das devesas e estava 0-0, entro no carro TSF 1-0, desligo o rádio, chego a casa 2-0... irritado lá fico eu a torcer por aqueles mancos e com o coração apertadinho a pensar na eliminação... o Cardozo marca e até me passei, sai o segundo e finalmente caí em mim e cumprimentei a mulher... que me tinha ido buscar à estação! :D
Homens... o Futebol tira-vos anos de vida!... ;-)
Como leão* assumido sou testemunha presencial do desastre Dukla de Praga. Sou eu que vos dou sorte, aquele ranço que têm aos pontapés.
Quando acabei de ver a exibição de sonho do meu Sporting, liguei para o outro canal, para ver os que sobrava da vizinhança, no exacto momento em que o Cardoso enfia uma coisa chamada chouriço na baliza dum dos últimos classificados do campeonato alemão.
Luís Maia
* Serei lagarto no dia em que assumirem serem do clube do galináceo .
PS-Já sei que demos 5 a um clube de céguinhos que lidera o campeonato da Suiça
Como leão* assumido sou testemunha presencial do desastre Dukla de Praga. Sou eu que vos dou sorte, aquele ranço que têm aos pontapés.
Tu estavas lá comigo, certo? Ou estou a inventar? Ao tempo que isto foi, ainda o teu Sporting perdia eliminatórias com um dos primeiros livres dentro da área que me lembro de ter visto... (Real Sociedad/Meszaros)
no exacto momento em que o Cardoso enfia uma coisa chamada chouriço na baliza dum dos últimos classificados do campeonato alemão.
Não posso comentar... Eu já festejei aos abraços a estranhos um golo com a mão...
P.S.- Mas eu perguntei primeiro ao meu colega do lado "Mas isto não foi mão?" ao que ele respondeu "E daí?"
Já sei que demos 5 a um clube de céguinhos que lidera o campeonato da Suiça
Ceguinhos ceguinhos não diria mas ainda duramte o jogo da primeira mão invejei os passarinhos que vos tocaram em sorte...
Homens... o Futebol tira-vos anos de vida!... ;-)
Blimunda, não desdenhes que um dia destes tens de aturar um filho/sobrinho assim...
Uma só palavra, Pedro!
Viva o Benfica e o resto são tretas!
Há muito que não vejo futebol, sofro demais...
E para quem nunca a viu de perto, a Aguia é incrível!!!
Recomendo!!! :o)
Muito bem me lembro dum certo Benfica-Ajax nos anos 70!!!
0-3 na Luz e 0-3 em Amesterdão num Estádio coberto de neve!!!
Perdemos em Paris no desempate...!
Chorei...
E para quem nunca viu Eusébio jogar LIVE, como eu, garanto-vos que era alguém de outro Mundo!
A elegância no gesto que a sua estátua perpétua era mesmo assim!
Genial Pantera Negra foi e sempre o será!
Muita porrada o Eusébio levou, "L'Homme à abattre" que sempre se levantava indo até ao golo, que inevitavelmente marcava!!! :o)
Contrariamente a tantas "divas" de hoje que mal tocadas, mesmo sem simulação... esperam o livre
bem colocado!
Claro que isto se tornou numa Fabulosa Arte, que todos nós Amantes de Futebol aplaudimos!!!
Se chamará Evolução do Jogo?
Talvez o seja... quem sabe?
Bilhas tens de ter atenção ao detalhe... Se ela começa a mentalizá-lo JÁ, ainda vais ter um sportinguista! :) Abraço e parabéns!
Enviar um comentário