18 fevereiro 2008

Bob, o construtor

Andei quatro anos a penar com um problema de hidráulica e drenagem de águas pluviais por força de uma bomba que me deu literalmente "água pela barba" numa caixa de retenção de águas residuais cá de casa. Duvido que aqui na rua, numa dúzia de situações similares, haja alguém que saiba tanto de águas sujas, filtragem de detritos e cálculos de potência como eu. Aprendi, pela empírica via amarga a calcular curvas, cotovelos, pendentes, por forma a (tentar) evitar algumas inundações que por este ou por aquele motivo nem sempre consegui evitar. Em Novembro passado decidi desfazer todos os arremedos de remendo e pseudo-soluções que tinha instalado até então e olhar para o problema de raiz. Foram horas de trabalho na instalação de uma bomba submersível decente, no cálculo de nível máximo de secção de tubagem que não impusesse à sucção um peso demasiado forte para a rápida elevação. Mais algumas no desenho de uma protecção da admissão da bomba, "vestida" com uma rede que deixasse de fora os detritos sólidos que potencialmente lhe encravassem o braço da bóia na altura em que o dito cujo não poderia falhar. Não fiquei descansado. Instalei um sistema redundante de alarme de nível de água que me alertasse em caso do não funcionamento do sistema. Achei que continuava a não chegar. Concebi um sistema semi complexo de desenhar, com um relais e um switch que me permite accionar manualmente a bomba "just in case". Gastei Alquevas de água corrente em testes de todo o conjunto até ficar quase satisfeito. No final diagramei todo o circuito, fiz alguns pequenos ajustes e distribuí pela vizinhança algumas cópias, sabendo que todos sem excepção já tinham tido problemas e que os mesmos continuavam a ameaçar acontecer a qualquer chuvada mais intensa. Apenas um dos meus vizinhos, um Engenheiro, prestou atenção e instalou a bomba conforme as minhas recomendações. O mesmo que hoje me telefonou a dizer "Eh pá, isto funciona! Quase toda a gente tem um palmo de água nas caves menos nós!".

5 comentários:

botinhas disse...

Porreiro pá!

ac disse...

manda aí um how-to para os cálculos que vou instalar uma bomba para a semana :)

Patricia Lousinha disse...

Acima de tudo, Parabéns! :)
Os outros vão perceber, se é que ainda não perceberam, o que até se entende, perceber com pés molhados é complicado, que valia a pena ter prestado atenção.
A justiça tarda, mas não falha! 'Tá bem, pronto, nem sempre falha...

Anónimo disse...

Agora já podes meter água à vontadinha. Mas não digas nada àquela torneira...

Ana Ferreira disse...

Tá visto que és imbatível :)