Já percebi que vou ter de voltar a usar uns óculos durante algum tempo... Com as condicionantes que tenho de graduação e da especificidade das lentes que uso que têm uma espessura bastante difícil de disfarçar, comecei a fazer pesquisas de mercado para tentar atenuar o choque financeiro que se adivinha. Da última vez que precisei de actualizar o meu telescópio pessoal levei algumas semanas a refazer-me do choque e por via disso mesmo no que disse respeito a armações escolhi a opção mais baratinha, tipo "Pedro e Inês" (era uma promoção com um nome poético como o caraças!). Isto foi em 1994 e se não fosse a minha ficha não conseguiria recordar a data. Era uma decisão fácil de tomar, suponho que anteontem foi a primeira vez numa década em que usei óculos fora de casa, pelo que a questão estética nunca se colocava. No more! Quando ontem comecei a olhar para os catálogos e listas de preços de armações para a prescrição que necessariamente terei de fazer, fiquei preocupado com os valores a que chegam alguns destes artefactos. É óbvio que o olhar, por mais débil que ele seja, recai sempre no design mais apelativo, nas linhas mais ou menos clássicas, nada de grandes inovações radicais. Em matéria de óptica os radicalismos ficam sempre muito melhor na cara dos outros (embora reconheça que há no mercado armações muito bonitas em termos de materiais compostos). As regras são simples no meu caso: Armações de massa (por causa do volume das lentes) e haste lateral de grande largura por forma a atenuar o bordo da lente. Isso deixa de fora à partida uma percentagem generosa das ofertas de centenas de fabricantes. Ainda assim neste campeonato não sobram opções. Armani, Chanel, Diesel, Dior, Boss, a lista é excepcionalmente longa e há de tudo um pouco. Raramente uma armação com um mínimo de bom gosto fica abaixo dos trezentos euros, o que, honestamente, acho um escândalo. E mesmo que se fuja a uma marca de renome, a coisa não varia muito. Ontem perguntaram-me "Já consultaste o mercado alternativo?" Desconhecia a existência de um mercado alternativo em matéria desta. "Como assim, alternativo?", disse eu, eterno distraído sempre que o assunto nunca foi por mim abordado. "Eh pá, contrafação!". Não queria acreditar, uma coisa é o mercado de óculos de sol estar absolutamente cheio de cópias e de produtos de toda a espécie, sendo que em algumas situações chegam a ser casos de polícia, outra é a novidade do mercado de prescrições ser também uma "mina" para a cópia. Desconhecia-o. E bastou-me uma voltinha pelo eBay ou por autênticos brokers da imitação para descobrir um mundo completamente novo a preços que não chegam a 10% dos do produto original.
01 fevereiro 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
Hummmm....
Percebo-te perfeitamente, não fosse eu tb, um dependente de garrafões à frente dos olhos... mas pelos problemas inversos aos teus (se não estou em erro) ... eu tenho hipermetropia e astigmatismo.
Apesar da ideia da contrafacção ser bastante apelativa, não me fiava muito ou não apostaria nisso.
Isto devido a que, se tiveres algum azar com a armação... quem é que te dá a garantia e a reparação de acordo com as tuas lentes, sem ter de lhes mexer (num caso mais concreto ter de cortar as lentes)?
Tenho consciencia dos preços que são estupidamente abusivos nas marcas, mas ....
just my 2 cents
Abraço
Compras a armação no eBay e levas ao senhor doutor para te montar umas lentes?
Vê lá se eles não se armam em esquisitos... Eheh
E não te esqueças do célebre ditado: o barato sai caro.
O problema é quando o caro sai caro! Os meus foram tão estupidamente caros que nem me arrisco a usa-los! Só de longe a longe é que saem da caixa...
382 u deves ter escolhido umas armações da moda, de marca, com diamantes e tal... mania de querer o melhor e mais caro ;)
Então, e a Multiópticas (passe a pub)? não faz descontos conforme a idade?
Sempre conseguirias uns 25%...hein?
;)
Não, comprei os mais fininhos que existiam e mais leves (e por acaso os mais bonitos...). Quase invisíveis! Mas tb acho que as lentes foram a parte de leão (salvo seja!) da conta...
Obrigado camilo. Acabas de me aumentar o ego!
(espera: estavas a falar para mim ou para o homem das pulgas?)
ainda bem que era para mim!
"as lentes foram a parte de leão" - pois desde o fim-de-semana passado que o leão nos sai caro ;)
Oh verde, calma aí...isto aqui pertence ao Pedro. Tu só terias para aí uns 10%titos...
Aniceto! Acredito que não te lembres bem da minha armação de óculos... mas é muitíssimo parecida com a que está na imagem deste post.
Foi precisamente a TUA armação de óculos que me veio à ideia quando um técnico de óptica com quem me aconselhei, me deu as melhores dicas para compensar a espessura das lentes. Segundo ele (e também segundo outros), quanto mais pequena a superfície melhor (opinião já confirmada por outros profissionais), vai daí lembro-me perfeitamente dos teus óculos e até estive para te perguntar onde os tinhas comprado (coisa que achei desnecessária depois de ter folheado um catálogo Oakley).
O uso de cores parece-me fora de questão, embora tenha visto umas vermelhas que achei engraçadas.
Aos anos que não ouvia a expressão "Não é assim um Brastemp" e fartei-me de rir.
Xii... o que me foram lembrar!!!!
"Também não é assim um Brastemp", e só por isso 5 estrelas :)
(fui matar saudades dos anúncios no youtube :) )
Enviar um comentário