08 fevereiro 2008

A reinvenção da roda

Sempre gostei de bom Marketing. Aquele que não é intrusivo nem agressivo, aquele que me faz ficar a pensar nele mesmo meses depois de lhe ter sentido o efeito. Um dos últimos exemplos que retive foi uma campanha de SMS que encontrei em três locais de San Francisco enquanto passeava a pé pelas ruas da cidade. O primeiro exemplo veio da Sephora, uma cadeia de perfumarias que me informou através de uma mensagem gráfica via Bluetooth para o meu telefone de uma campanha promocional de uma linha de cosmética. Achei graça à simplicidade de um sistema que detecta receptores de BT visíveis e que sem que eu tenha aceite receber (e esta é que é a migalha técnica que me escapa), me colocou no visor um anúncio Calvin Klein. O segundo deles, proveniente da cadeia Bloomingdale's oferecia-me um voucher numerado no valor de 10% das compras com validade para aquele preciso dia. O terceiro, bom, o terceiro era de um night club e opto por não dar detalhes, pois vou continuar a procurar quem me possa proporcionar esta solução técnica, que estou crente que me será ainda útil no futuro

5 comentários:

Anónimo disse...

Chama-se BlueCast, tenho um projecto "laboratorial" nessa área. Não conheço as implicações legais. Se quiseres pormenores, sabes onde ando :) Abraço

Pedro Aniceto disse...

Já é a segunda vez esta semana que procuro soluções técnicas que estavam mesmo "debaixo do nariz"... Falaremos disto.

filipe m. disse...

Muda de lentes.

L. Romudas disse...

Que bela ideia essa da publicidade por Bluetooth. Não conhecia e é daquelas coisas que nos faz dar um estalo na testa enquanto dizemos "mas porque é que não me lembrei disto?!" Isto, claro, se formos publicitários. Se não formos podemos simplesmente sorrir para o telemóvel, olhar em volta e dizer "mas que bela ideia esta da publicidade por Bluetooth".

Anónimo disse...

Bluecast ou BlueJacking ?

Só se as coisas mudaram ultimamente, mas tanto a UE como a CNPD, não permitem comunicação não autorizada. Nos States é provavelmente diferente.

Mas há sempre espaço para criar um serviço em que subscrevemos quais os avisos por Bluetooth que queremos receber. Algo usando certificado digital ou SOAP.

Como consumidor, não me agrada o bombardeamento não regulado (spam, anyone?). Como publicitário, é obvio que tem imenso potencial, sobretudo se integrado num programa de CRM.