24 fevereiro 2008

Tour planning

Um dos leitores estrangeiros deste blog virá a Portugal em Maio. Começará a sua visita em Lisboa onde permanecerá alguns dias e deslocar-se-á, de carro, para o Norte, em direcção a Santiago de Compostela. Uma vez que o estou a ajudar a traçar alguns pontos de visita obrigatória nesse percurso, no qual já incluí Santarém, Batalha, Alcobaça, Fátima, Óbidos, Porto e Guimarães, agradeço sugestões de visita "obrigatória" que o ajudem a compor o respectivo roteiro de viagem.
Adenda: Não se limitem a sugerir locais, se possível justifiquem-nos. Obrigado

29 comentários:

Phil disse...

Bom, terei que sugerir, mais uns quantos locais, que merecem, se calhar uma profunda revisão da listagem actualmente, mas incluia de certeza os seguintes locais:

Buçaco, Coimbra, Aveiro, Braga, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Tui, Vigo.

Parecem-te bem, estes locais?

ac disse...

Vimeiro, Lagoa de Óbidos, Foz do Arelho, Nazaré, em Caldas da Rainha, a famigerada "praça de fruta", durante a manhã
Mais para Norte, Buçaco, Luso, Curia
Ainda mais - Bom Jesus de Braga (de resto, Braga é lindíssimo)

r. disse...

Caminha, Pedro. Conheço mal o Norte, mas lembro-me muito bem de Caminha. Muito bonito. Depois também depende do tempo. O Gerês nessa altura do ano também deve ser lindo.

Pedro Aniceto disse...

Buçaco e Braga (falhou-me Braga indecentemente na minha draft list) parecem-me muito bem. Tenho dificuldades em eleger Coimbra...

m.camilo disse...

Então, Guimarães é FUNDAMENTAL e parece-me menos "descaracterizada" que Braga (o castelo, o palácio dos Duques de Bragança e a zona antiga, muitíssimo bem restaurada). E já que vão a subir uma passagem por Ponte de Lima uma passagem em frente ao Palácio da Brejoeira (garanto que vale a pena) seguindo-se Melgaço (aconselho uma almoçarada no restaurante Panorama)e descida para Valença.

Patricia Lousinha disse...

Sugiro a Rabigato Casta que é resistente à oxidação e apresenta um bom potencial de envelhecimento... :)
O Douro santinho, pois 'tá claro!

Pedro Aniceto disse...

Eh carago, a Brejoeira, o que me fosteis lembrar!

Pedro Aniceto disse...

Odeio assistir ao envelhecimento de vinhos! Eu cá é mais abreviar-lhes o sofrimento! ;)

francisco feijó delgado disse...

Não percebo o porquê de não incluir Coimbra. Toda a sua carga histórica, da universidade, das ordens religiosas... Só o Mosteiro de Santa Clara-o-velho, faz valer a pena ir a Coimbra.

Mais acima, Arouca vale a pena nem que seja só pelas morcelas homónimas. Uma pequena paragem na Mealhada para uma sandes de leitão (a gastronomia é parte fundamental duma viagem).

Viana do Castelo merece também a visita (e umas empadas de lampreia ou de pato no Manuel Natário é criminoso perder-se; era onde parava sempre Jorge Amado), já Amália dizia havemos de ir a Viana. Ver também os ouros e os trajes, assim como o folclore e claro, um bacalhauzinho à Margarida da Praça. A estrada ao longo da Costa, com um pôr-do-sol no cais do Rio Minho, à saida de Caminha, na estrada para Valença, mostra uma paisagem muito agradável.

Amarante, a zona histórica também é engraçada.

Agora, para desfrutar de toda esta viagem da melhor maneira é preciso pelo menos um mês!

m.camilo disse...

Lembrei-me ainda (aliás lembraram aqui ao lado :S) uma pssagem por Aveiro (os ovos moles a Ria, etc..). Para além disso, uma vez iniciada a descida de Melgaço a passagem da fronteira poderá ser feita em Vila Nova de Cerveira. Uma vez do lado de lá seguir a estrada a caminho de A Guardia, subir ao Monte de Santa Tecla e desfrutar do maravilhoso panorama (garanto que é de cortar a respiração)da foz do rio Minho lá do alto.

Anónimo disse...

Em alcobaça, caso necessário, Perto da esquina do mosteiro há uma ruazinha sem saída com umas escadas e aí um restaurante chamado Trindade.

Come-se lá muito bem... Ñão é barato. Cada prato está entre os 10 e os 15 euros.

Mais bebidas, cafés, sobremesa, entradas vai parar aos 20/25 por pessoa.

Mas tinha uns rojões que eu adorava...

http://img.photobucket.com/albums/v353/gatodasbotas/trindaearth.jpg

http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteTrindade@1

raages disse...

Braga - Bom Jesus, Sameiro e Arcada

Viana do Castelo - St. Luzia e os pasteis de pato e as bolas de berlim do natário :$

Moledo - Porque sim! Onde é obrigatório um mergulho na praia :D

enes disse...

Se Melgaço for incluída como destino, então uma visita ao castelo de Castro Laboreiro e ao Santuário da Peneda devem constar do roteiro. Para além disso, fica com justificação para comer duas vezes no Panorama (e beber porque o Sr. Avelino tem uma excelente garrafeira).

Anónimo disse...

Braga

Mosteiro de Tibães, Bom Jesus, frigideiras do cantinho (http://www.frigideirasdocantinho.com/), ou as da Sé, dar uma volta pelo centro da cidade a pé, Arco da Porta Nova e perder-se por aí..., beber um café na Brasileira... Rumar ao Gerês e comer no restaurante "O Abocanhado" em Brufe, Terras de Bouro (http://www.abocanhado.com/intro.html), cuidado e confirmar no calendário que está no site os dias em que estão encerrados ou que só servem almoço...

m.camilo disse...

Daniel, por favor, não puxes pelo je que já estou a ficar com fome (outra vez)... :)

Pedro Aniceto disse...

beber um café na Brasileira...

Este é o das arcadas?

Anónimo disse...

@camilo: já falta pouco! É só aguentar mais um pouquinho... hehehehe

@pedro: "A Brasileira" é perto das arcadas numa esquina, os das arcadas são o Vianna e o Astoria... e também merecem visita sim senhor...

filipe m. disse...

Daniel, tiraste-me as palavras da boca, ia sugerir precisamente uma passagem por Tibães. Eu próprio tenho que tentar voltar lá em breve...

m.camilo disse...

Ora nem mais...um retiro espiritual no Mosteiro de Tibães...depois do almoço, claro está! :P

marco disse...

Biblioteca Joanina em Coimbra - há muito poucos lugares assim no mundo....

blimunda sete luas disse...

Se Maio for mesmo no início de Maio, e se o teu amigo gostar de cavalos, a primeira paragem a seguir a Lisboa é em Vila Franca de Xira para visitar a Festa do Campo, da Lezíria e do Cavalo. 2, 3 e 4 de Maio.

Beijos

Pedro Aniceto disse...

Tenho uma série de coisas em dívida em VFX... Uma tourada, uma jantarada no Cabeça de Touro e mais umas coisinhas diversas...

Unknown disse...

Eu tambem voto por Coimbra, se a viagem calhar em epoca de Queima das Fitas entao seria fantastico pois teria a oportunidade de visitar, nao so uma das cidades mais belas de Portugal (sou suspeita, pois estudo cá) mas tambem o privilegio de ouvir uma serenata, que é algo sem duvida marcante mesmo para quem nao é estudante e que representa muito bem (a par com o fado de Lisboa) a alma de um povo! Ja para nao falar nos petiscos e na doçaria conventual que nao nos deixam ficar nada mal... Rima porque é verdade!

Luís Maia disse...

Pasteis de bacalhau e aroz de tomate em pombal no sítio do costume.

Ou um almocito em Marrazes no Tromba Rija e sair de lá em braços

m.camilo disse...

É curioso verificar como uma pequena sugestão, aparentemente simples, como esta que o Pedro aqui colocou, fez disparar (e eu que o diga) uma espécie de amor contido pela nossa terra onde cada um tem na "manga" pequenos segredos bem guardados de coisas, locais e gentes que nos fazem ou fizeram ser felizes.
Parece um pouco lamechas mas se pensarmos bem, é esta forma de estar que faz de nós um povo bem especial e muito diferente de outros.
Muitos podiam ter pensado e agido num - Quero lá saber de quem vem aí fazer uma viagenzita com destino a Compostela ou lá onde for...!
Mas não. É giro!

r. disse...

e o mais curioso é que acaba tudo a falar em comida... por isso é que o camilo está feliz ;)

blimunda sete luas disse...

Cabeça de Touro?... Lá terás os teus motivos... Prefiro outros! Beijos!

Pedro Aniceto disse...

Vê lá se dizes! ;)

Nem sequer conheço o CDT mas tenho de lá ir por razões de lealdade...

Rainer Brockerhoff disse...

Caríssimos Pedro e amigos... que já são nossos!

Sou Dorinha, esposa de Rainer e trato das "coisas terrenas", enquanto ele viaja, cria, inventa, flutua no Macintosh. Estou refazendo o mapa-roteiro e a lista de guloseimas, aproveitando a calorosa acolhida.

Que boa idéia (e gentileza) a das sugestões! Até adiamos nossa saída para 26/5 (chegamos 18/5). E, possivelmente, Compostela ficará para uma outra vez.

Claro, scheeko, concordo que seria necessário, pelo menos, um mês para aproveitar dessa bela terra. Teremos mil olhos e o coração bem disponível para compensar.

Filipe, ainda não havia encontrado Tibães nas minhas idas minuciosas aos guias. Agora queremos descobrir este lugar.

Biblioteca Joanina, como você adivinhou, Marco? Adoramos!

Blimunda: interessa-nos descobrir se você também é uma personagem de Saramago (já li tudo, mais de uma vez! e claro, de Eça também...)

Joh, pena que a queimada das fitas será no início de maio... realmente deve ser inesquecível um fado aí.

lfm, Marrazes está em Leiria? O Tromba Rija que nos aguarde!

As sugestões já nos deixaram com água na boca:
- O Panorama (Camilo e enes)
- Rabigato Casta (Patrícia Lousinha)
- Sandes (aqui "sanduba") de leitão, as morcelas (aqui "chouriço), as empadas de lampréia (aqui não tem!), o bacalhauzinho (scheeko)
- Os ovos de RIa (Camilo)
- As bolas de berlim do natário (raages), parece bom, o que quer que seja ;-)
- As frigideiras do cantinho (daniel)
- O Abocanhado em Brufe (daniel) - a paisagem já vimos que é linda!
- O Trindade (mentepositiva)... mas o que são "rojões"? :-)
- A "praça de frutas" em Caldas da Rainha (ac), serão frutas mesmo?

Agradecemos também a phil e r., pelas sugestões.

Cá, Rainer disse: "Ninguém mencionou queijos. Há queijos...?"

Camilo, realmente este intercâmbio de idéias, a sensibilidade de vocês, tornam o mundo mais leve. Retribuiremos um dia quando aportarem (quem sabe, em breve?!) cá do outro lado do Atlântico.

Grande abraço,
Dorinha (& Rainer)