03 março 2008

Sim, eu sei, que tudo são limitações

..."Este sistema permite que os passageiros carreguem os seus cartões com unidades que, ao contrário do que acontece agora, poderão ser gastas em qualquer um dos operadores aderentes e não apenas num deles."

Li isto nas notícias faz tempo. Muito bem, aplaudi eu mentalmente enquanto comprava hoje o meu Sete Colinas, um pedaço de papel com um emissor de RF lá dentro. Deixei o carro na oficina, preciso de apanhar o barco da Soflusa, depois o autocarro que me deixará na Comercial onde tenho de me encontrar com o Pedro Ribeiro. Ora, são duas viagens se faz favor, disse eu à máquina que se me cobrou do cartão e de mais duas unidades de viagem. Estou na estação fluvial do Barreiro, operada pela Soflusa, para que o leitor se situe. Passei as barreiras de embarque, passo o meu Sete Colinas pelo sensor que emite um sonoro bip e me deixa passar. "Menos uma" pensei eu enquanto me sento e desfruto de um título pouco imaginativo em A Bola de hoje. Chegado ao Terreiro do Paço, desço as escadas e aprecio o átrio da estação do Metropolitano que ainda não tinha visitado sem ser durante a obra propriamente dita. Ao sensor da barreira decido entregar a segunda unidade de viagem mas a porta nega-se a abrir. "Título inválido" diz ela, rindo-se-me na cara, a cabra! Hummm... Já me comeste a segunda unidade. A máquina de recarregamento do Sete Colinas está ali perto, deixa cá ver se isto tem saldo. Aproximo-me e testo o odioso cartãozinho. "Impossível recarregar, anomalia no cartão". Bolas, isto é que foi rápido a estragar-se. Lá ao fundo, há um gabinete de apoio ao utente, espera que já vais ver, entro pela porta dentro e exponho a situação. A funcionária pede-me o cartão, passa-o numa máquina de leitura de saldo e diz-me que não tem problema nenhum, que é só passar no sensor, coisa que lhe explico que já fiz , ou já tentei fazer por diversas vezes sem qualquer sucesso. "Então vá ali à bilheteira e fale com a minha colega". Assim fiz. A explicação dá-me dó, pena e vergonha: "Ah, o seu Sete Colinas tem saldo da Soflusa, enquanto tiver viagens deles por gastar, não pode recarregar com unidades do Metro". Tenho pressa, lanço-lhe um sorriso irónico e despeço-me, enquanto procuro no bolso algumas moedas que me permitam comprar um bilhete na máquina automática. Introduzo as moedas na ranhura depois de ter seleccionado o que pretendo. A máquina faz um daqueles irritantes barulhos de impressora de agulhas e expele um cartão Sete Colinas, novinho em folha, que me permite abrir a cancela de entrada no cais. O comboio está a chegar e só não me atiro para debaixo dele porque o problema deve ser meu, eu sou um bocado estúpido...

..."Este sistema permite que os passageiros carreguem os seus cartões com unidades que, ao contrário do que acontece agora, poderão ser gastas em qualquer um dos operadores aderentes e não apenas num deles."

12 comentários:

CGM disse...

agora eu é que fiquei sem perceber... então o cartão dar até dá, mas tem de gastar o saldo do 1.º operador?! é isso?

Pedro Aniceto disse...

Tenho DOIS belos cartões Sete Colinas, um para a Soflusa outro para o Metro... (Carris ainda não testei!)

C@B disse...

Lamento os seus incidentes, mas cada vez me delicio mais com as suas "estórias"!

;-)

Ana Ferreira disse...

Devem ter-se esquecido de dizer que tens primeiro que gastar os de um para poderes passar aos outros... Não te suicides por favor, além de atrasares o comboio ainda ficamos sem Mailing List ;)

Quack disse...

Esse cartão agora carrega-se com dinheiro e não com títulos de transporte, podendo-se gastar o dinheiro tanto no Metro como na Carris, que eu tenha conhecimento. Agora nesses gajos do deserto já não sei como é...

Anónimo disse...

É como diz o tripeiro (que grande nome!), mas se não fossem estas peripécias calharem de te acontecer a ti perdia-se o "sumo" de textos como este... ;)

botinhas disse...

Uso no Metro e na Carris o mesmo cartão sem qualquer problemas.
Aliás, por vezes não consigo carregar nas caixas automáticas no Metro e tenho de ir ao guichet, mas tirando isso, até que enfim que isto apareceu!

E já que estamos numa de tecnologia, hás de testar o sistema de SMS com o tempo de espera dos autocarros da Carris: so far, so good too!

António Manuel Dias disse...

Tens de escolher a opção "Zapping" para carregares o cartão com dinheiro e não viagens. Funciona pelo menos na Carris e no Metro, como disse o quack.

Pedro Aniceto disse...

Esse cartão agora carrega-se com dinheiro e não com títulos de transporte, podendo-se gastar o dinheiro tanto no Metro como na Carris, que eu tenha conhecimento. Agora nesses gajos do deserto já não sei como é...

A factura do Sete Colinas da Soflusa dicrimina "Unidades de Viagem" e não dinheiro...

Anónimo disse...

E ainda há a questão de saber se esta treta de cartão é legal ou não. Mas as "estorietas" da azares com o seu funcionamento continuam: Aqui fica a minha

http://sixhat.net/2008/03/05/cartao-sete-colinas-ilegal-ou-nao/

Parece-me que aquilo que poderia ser uma boa ideia se está a transformar numa dor de cabeça para os utilizadores.

cristina amil disse...

Oh Pedro, eu posso emprestar-te o meu Andante... :p

Pedro Aniceto disse...

Eu tenho uma carrada deles. Nunca sei onde estão quando preciso deles, mas lá ter, tenho!