26 junho 2008

Diz-me com quem dormes

Ontem cometi um pequeno erro na digitação de um PIN de um cartão de crédito. Por mero acaso não repeti a tentativa que ainda assim acertaria sempre e desisti da operação. Hoje recebi um SMS da companhia emissora do cartão que dizia "Escolha o código PIN do seu cartão XPTO. Basta ligar XXXXXXXXX e falar com um agente. A alteração é imediata e nunca mais se vai enganar no seu código!". Ficamos assim a saber coisas interessantes sobre com quem dorme a SIBS e aquilo a que chamam ironicamente sigilo.

7 comentários:

m.camilo disse...

Então, se eu estou a ver daqui o teu churrasco...!!! 'Tavas à espera de quê?
Assim vai o mundo...

vd disse...

É.. está ao mesmo nivel daquele estudo feito pela mesma SIBS sobre quanto os portugueses pagaram via MB nos postos de gasolina no cerco a lisboa por parte dos camionistas...

Ana Ferreira disse...

Big big big brother is watching you

m.camilo disse...

VD...aí já acho natural que a SIBS tenha a possibilidade de efectuar estatística...o que não acho natural é o imediatismo da circunstância (pareço o Manuel Machado)da questão colocada pelo Pedro.

Simão de Deus Correia disse...

Imaginem que estão a levantar dinheiro num MB, num centro comercial. Assim que sai a notinha, recebem um SMS a informar promoção na loja mais próxima ou o prato do dia no restaurante do lado...
Imaginem GPS nos carrinhos do supermercado a dar indicações sobre como chegar aos cotonetes.
Por outro lado, a comunicação social a desenvolver a estupidificação do cidadão comum, a afastá-lo cada vez mais das questões importantes da sociedade e da economia.
Revoltas à parte, o sigilo bancário é, como o nome indica, válido para os bancos. A SIBS não é um banco, logo não joga com as mesmas regras e já pode alarvemente gozar de impunidade ética desenvolvendo soluções tecnológicas que promovam o nosso bem estar. Quanto custa a alteração do dito código?
Um caso flagrante de excesso de liquidez da SIBS...

A.Carrilho disse...

Não me parece haver qualquer tipo de abuso neste caso concreto. Aqui a SIBS é o elo entre a empresa emissora do cartão e o seu cliente. É normal que a SIBS informe a empresa emissora que um cliente seu tentou usar "indevidamente" um cartão. E aqui "indevidamente" foi um código errado. Tudo parece estranho porque foi o Pedro com o cartão do Pedro.
Se fosse um "Manel" com o cartão do Pedro, talvez o Pedro agradecesse a informação.
Digo eu, que gosto de dizer coisas.

A.B. disse...

O que acho muito estranho é alterar um PIN pelo telemóvel. Terá mesmo sido a SIBS, ou é mais algum esquema manhoso de sacar PINs?