04 junho 2008

A UEFA, o Porto e o que eu gostava de ver

Independentemente das decisões que vierem a ser tomadas em sede de recurso nas instâncias desportivas europeias, o que eu como benfiquista gostava de ver da parte do meu clube em caso de penalização do Futebol Clube do Porto era, para já, silêncio absoluto que só viesse a ser quebrado com um comunicado do Sport Lisboa e Benfica recusando ocupar a vaga no quadro competitivo da Champions League, permanecendo na Taça Uefa. É lirismo puro, eu sei, mas é das coisas simples que nascem grandes valores.

34 comentários:

Anónimo disse...

Como benfiquista, concordo plenamente e assino por baixo.

Ana Ferreira disse...

LOOOOOOOOOOOOOOL tu não estás bem Pedro. Volto a perguntar: tu tomaste banho antes da odisseia do gás?

Licas disse...

Se todos pensassem assim este pais nao tinha chegado ao estado em que esta!

m.camilo disse...

Já desconfiava (há muito) que eras um SENHOR...

Ana Ferreira disse...

Um Senhor Sonhador

Anónimo disse...

A isto chama-se acreditar no valor do mérito. Há pouco em Portugal, mas ainda há..

Os meus parabéns.

382 U disse...

E tu achas que há alguém no clube que, depois desta vitória por si patrocinada (não do lugar na CL, claro está), tenha a tua dignidade, honestidade ou ombridade (ou a do Marco do Bitaites: aconselho a leitura do post sobre o assunto)?

Pedro Aniceto disse...

Um clube não é uma pessoa e já se viram obras aparentemente mais "impossíveis". Acredito que de um ponto de vista de gestão seja lirismo considerar a hipótese de não avançar para a pré-eliminatória mas do ponto de vista dos princípios seria absolutamente exemplar.

Anónimo disse...

E eu gostava de ver, se esta decisão da suspensão se confirmar após o recurso do F. C. Porto, a demissão em bloco dos orgãos sociais do F. C. Porto - Futebol, SAD. Começa-me a ser desconfortável a quase impossível defender estas pessoas e os seus actos durante a gestão do meu clube do coração. Podem falar de perseguição, de conspirações, e podem estas até existir, mas a partir do momento que há decisões de tribunais desportivos nacionais que são acatadas sem exercer direito de recurso, por meras contas de merceeiro, para não prejudicar o campeonato vindouro (é-se inocente, defende-se com unhas e dentes essa inocência até ao final) então acaba a presunção de inocência, e a dignidade de um clube centenário leva um rombo...

E isto entristece-me muito, quase tanto como hoje durante o almoço num restaurante bastante preenchido, assistir a metade da clientela começar a bater palmas após assistirem à notícia da suspensão do F.C. Porto. É que dei-me conta que este enxovalhamento do nome deste clube não basta para esta gente, querem mais, querem que o F. C. Porto desça o mesmo caminho de Boavista e Salgueiros, podem pois esperar sentados... A história do F. C. Porto não começou com Pinto da Costa, nem com certeza acabará com ele, nem como ele.

A.Carrilho disse...

Pedro, se me permites, sob que pretexto?

Pedro Aniceto disse...

A história do F. C. Porto não começou com Pinto da Costa, nem com certeza acabará com ele, nem como ele.

Eu já vi este filme com outras personagens...

Anónimo disse...

Já o tinha dito na minha xafarica, caro Pedro! Se bem que não tenho grandes esperanças que venha a acontecer uma tomada de posição como essa por parte da direcção do glorioso.

Mas era exemplar... tens toda a razão!

Anónimo disse...

Também eu... mas com outros "actores" o final foi diferente.

Gil disse...

Caro Daniel, a decisão tem efectivamente recurso, os jornais é que tomaram por certo que a SAD não recorreu, no entando como o recurso foi feito pela pessoa singular de Pinto da Costa este é valido como recurso automático da SAD, isto é o meu entender.. Ao que parece isto permitiu ao FCP homologar o campeonato com a perca de pontos efectiva e recorrer da decisão à posterior evitando em caso de decisão negativa de perca de pontos no campeonato que se segue. Podem ser "contornos" alei, mas a lei permite!
Ainda sob o aspecto juridico as escutas não podiam ter sido validadadas pois à luz da constituição não tem qualquer valor, salvo nos temas bem explicitos na mesma, onde a alegada ou efectiva corrupção desportiva não consta! Se as pessoas não concordarem com isto que se mude a lei, caso contrário que se respeite a mesma!
Como adepto do FCP isto não deixa de ser vergonhoso para o clube, que a meu entender pela qualidade apresentada do plantel não tinha necessidade disto.. Acho ainda lamentável alguns discursos do presidente da pseudo guerra norte sul.. o norte não começa nem acaba no porto.. se querem dividir o pais em preveligiados e desprezados que se divida em litoral interior.. aqui sim existe clara discriminação!

Someone lost in a crazy world... disse...

Carissimos...

Foi o Benfica que começou isto. Eu sou Sportinguista Ferrenho e até podem chamar-me de anti-benfiquista, mas o benfica está a tentar remediar a bela m*rda de epoca que fez...

Lembremo-nos que nesse ano que o porto foi (??) beneficiado, foi também campeão europeu e finalista da taça (Perdeu com o Benfica 2-1 Após Prolongamento)...

Questiono-me se, caso o benfica tivesse ficado em segundo, se isto acontecia... Ou se o sporting o faria...

Mas são questões...

PS: Isto é obra do LFV: Ele disse que se o SLB nao fosse á liga dos campeões ninguém morria. A culpa disto é das Agências Funerárias que mandaram um documento pá UEFA a dizer que iam entrar em falência se o benfica nao fosse á "champions"... (Piadola...)

STARTMED disse...

Então se estivesses em segundo e a menos de seis pontos, também recusarias o campeonato?

João Tiago disse...

era o que faltava...
Então não andaram já aqueles senhores a mamar demasiado à nossa custa? Não perdemos o Suficiente com os erros provocados ( ou direi pagos) pelos senhores lá de cima?
Até parece que nunca fomos prejudicados.
Só por aquela bola dentro da Baliza no estádio da Luz que só o lucilio nao viu no Benfica-porto dessa epoca merecemos a ida à liga dos campeoes...

m.camilo disse...

..."Devagar, devagarinho, com silêncios e olhares desviados, com muita cobardia, o centralismo vinga-se dos anos de sucesso do Futebol Clube do Porto. Em Portugal há muita gente contente por ver o Porto fora da Liga dos Campeões. É praticamente unânime a opinião de que o FCP é o melhor clube do país e é isso que se torna difícil de suportar. Um clube regional dá o exemplo a um país inteiro e já ninguém quer saber de justiça.

A Justiça "à la carte" serve, apenas, para contentar os apetites de quem quer viver com dois pesos e duas medidas. Há tempo para provar que esta justiça não funciona. Para bem do futebol português era bom que a melhor equipa do país estivesse na Liga dos Campeões"...

Paulo Baldaia, Director da TSF in O Jogo de hoje que, como eu, é´portista.

m.camilo disse...

Ou seja:
Paula Baldaia, que como eu é portista, director da TSF in O Jogo de hoje.

Pedro Aniceto disse...

Então se estivesses em segundo e a menos de seis pontos, também recusarias o campeonato?


Se as irregularidades que tivessem levado à perda de seis pontos tivessem sido na própria época não recusaria. De uma outra época, manda o bom senso recusar.

Leonor Pinhão, na sua crónica de hoje em A Bola, sugere a LFV precisamente o que eu sugeri. Recusar a presença na Champions no lugar do clube eventualmente castigado.

382 U disse...

Logo a pinhona, a jornaleira mais facciosa que conheço! Daqui a pouco até a Morgado vem dizer isso... Pedro, não te preocupes que não te confundo com essas "senhoras". A tua opinião é sentida, a dessa gente é oportunista (armam-se em anjolas, mas ontem festejavam a "justiça". Vamos lá a ver se, quando sair o resultado do recurso, se descobre o que apareceu primeiro: o ovo ou o cú da galinha).

Andrezero disse...

eu sou exactamente da mesma opinião... pela questão do mérito, para não ter que ler uma certa imprensa a culpar o benfica da justiça que se fez... e também porque rezei para que o benfica, não acabando em segundo, acabasse em 4º para que não voltassem a lixar uma pré-época a pensar num jogo em Agosto

também vou postar este assunto e espero que quem assim pensa se pronuncie, comentando nas notícias dos jornais, etc..

382 U disse...

... e depois passam por benfiquistas azuis e brancos!

Ana Ferreira disse...

Pedro o que tu esperas do presidente do teu clube...já ultrapassa de muitoooo longe o lirismo: ele pronunciou-se...

João disse...

interessante mas impossivel dado o conjunto de interesses que convem nao esquecer.
ja nao ha honra em lado nenhum:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1269576&idCanal=

Unknown disse...

como portista e portuense, sublinho e lembro: "Foi público e assumido, com pompa e circunstância e em horário nobre nas nossas televisões, que o F.C. Porto não iria recorrer da sanção que lhe havia sido aplicada! As pressões a que agora assistimos servem para consolar adeptos mas não podem servir para subverter decisões."
é o vieira que lembra o que se tenta fazer esquecer.
o pc, presidente do meu clube ontem, aspresentou-se, mais uma vez, a tentar branquear factos. E esqueceu-se que desta vez não dava apenas de "beber" o habitual espumante aos clientes assíduos, os portistas sedentos de mais uma vez, nem que seja por conta de uma fantasia, se sentirem vitoriosos.
Inclusivamente o meu presidente deuixou no ar a "forte possibilidade" de o Porto vir a ser indemnizado!
Ó Adelino, volta para o Brasil para fazeres os 2 anos que te faltam no curso de direito, pá! Aproveita o bi brasileiro que mandaste renovar quando começou o apito dourado...!!!

382 U disse...

como podes ver Pedro, nem toda a gente é como tu.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1331414&idCanal=56

382 U disse...

Ó Germano, ele há os benfiquista azuis e brancos mas também existem os portistas encarnados...

382 U disse...

Ana, desculpa lá, mas, por questões de princípio, não leio o jornal A Bola. Também existe disso em jornais sérios?

Unknown disse...

Ó 382 u, ele há é adeptos que só bebem o que querem, com quem querem e como querem... a dignidade e e integridade são mais importantes que o arco-íris. De outro modo os semáforos eram campeões nacionais!

382 U disse...

tá bem abelha...

Ana Ferreira disse...

382 u existe sim, no Público, já deste tu mesmo olink

Ana Ferreira disse...

o link*

Ana Ferreira disse...

Sobre isso do recurso leiam isto