30 julho 2008

A mula da cooperativa

Um documento valiosíssimo sobre a memória do trabalho ferroviário em Portugal foi o que a TSF me ofereceu (em reprise) quando ontem me permitiu que escutasse a magnífica peça "A cidade do baú", uma reportagem baseada no centro ferroviário do Entroncamento. Uma autêntica delícia que, estando em arquivo (não confirmei) permite reviver sons e saberes de outros tempos. No meio deste trabalho, uma revelação. A letra da canção popular "A Mula da Cooperativa" imortalizada pelo cantor madeirense Max nasceu no Entroncamento por via de um desfalque praticado pelo tesoureiro da SCAFA, uma cooperativa local. A letra original menciona um muar utilizado pela SCAFA para transporte de abastecimentos e o nome do próprio tesoureiro: "A mula da cooperativa, a mula da cooperativa, deu dois coices na gaveta". Quando a popularíssima melodia se tornou um ícone nacional a letra seria alterada para aquela que toda a gente hoje conhece.

1 comentário:

pe disse...

e eu, um rapaz dessa terra "fenomenal", acrescento que houve por lá em tempos idos, uma oficina chamada... "o cu da mula", sendo que, para que ninguém se ofendesse, o traseiro do animal era representado por isso mesmo, por um desenho.

(um colega meu foi expulso de uma aula por ter dito a uma professora - novata lá na terra - que se demorou por ter estado à minha espera no cu da mula)

resquícios da velha história, e dessa velha canção? talvez. mas lembro-me bem das centenas de vezes (literalmente) que passei junto ao cu da velha oficina amarela, a caminho do liceu.

saudações