21 setembro 2008

Crónica de uma mudança anunciada

Da última vez que estive fisicamente no Sapo havia lá um quadro branco, daqueles de cerâmica onde tantas vezes vamos escrevendo ficção científica (porque escrevemos neles planos lindos que muito dificilmente se realizarão algum dia) e ouvi a Maria João Nogueira dizer-me "Tenho o teu nome ali numa lista!". Quando ouço esta frase (muita lista se faz com o meu nome...) lembro-me logo, logo, de algumas tragédias universais e de enormes enfileiramentos de coisas que "um dia" hão-de ser feitas. Verdade seja dita o meu nome estava de facto à cabeça da lista (que não era negra, garanto) e ali mesmo, entre uma secretária e um armário me persignei, ainda que mentalmente e terei pensado "Oh Santíssima, tens toda a razão, eu ando há mais de um ano a dizer-te que um dia destes dou o salto...". A verdade é que nunca o fiz, mea culpa, tenho atenuantes se o caso eventualmente vier a ser julgado, a minha vidinha não é propriamente sossegada e tranquila, sobra-me em boas intenções o que me falta em tempo e recursos. Hoje, de consciência pesada em relação à resolução desta candente questão, resolvi elencar (um verbo bonito) algumas dos obstáculo que neste momento entravam (ou entravavam) o processo de mudança e, consequentemente a refundação deste blog. Sim, chamo-lhe refundação porque uma mudança tão profunda como esta se requer que seja, obriga a roupinha nova, sapatinho engraxado e festa de inaguração com ou sem croquetes.

a) Domínio próprio
Durante anos achei que era um detalhe, uma coisa de somenos importância. Continuo a achar, embora menos. Esperei durante bastante tempo que o único domínio que me interessava realmente estivesse disponível até que o raio do mexicano que o ocupava se distraiu. Azar dele, que embora me tivesse contactado depois de ter dado pela ocupação selvagem não me convenceu o suficiente para o poder negociar (eu nem gosto de tequilla...). Assim sendo, e desde há algum (demasiado) tempo, o domínio PedroAniceto.com é meu e tem lá dentro um lixo variado para ocupar o lugar. (Não me impediu de ouvir umas bocas do mexicano que diz aveludadamente que para lá ter o que tenho mais valia que o vendesse). É um facto, mas agora não há nada a fazer a não ser tortillas. E um domínio próprio vai finalmente fazer com que as toneladas de coisas minhas que andam aí pela Web ao deus dará, tenham doravante um tecto unificado.

b) Template
Não é por falta de vontade, mas muito do que vi até aqui não me agradou. Ando há meses para falar com a Patrícia Furtado que gentilmente se ofereceu para dar uma ajudinha nesta matéria e vou tentar que durante esta semana as coisas avancem um bocadinho no sentido de resolver em definitivo esta questão. Mais a mais que acabei de ler por aí uma verdade indesmentível: "There are only a handful of default Blogger templates available to use. Since Blogger has millions of active users around the world, you can be sure that hundreds (at least) will be using these same templates as the visual basis of their blogs. To make sure your blog stands out from the crowd, you need to ensure your design is in some way unique.".

c) Logo/Identidade
Este blog e/ou o futuro site precisa de uma identidade. Ponto final.

d) Algum do material deste blog está a ser pirateado. Se é verdade que isso não produz grandes danos, começa a irritar-me a desfaçatez com que alguns cromos se apropriam de texto sem a decência mínima exigida nestas coisas. Uns dirão que a Web é feita destes episódios, mas a cada semana que passa os sistemas de detecção de plágio ou transcrição trazem-me mais casos. Também me chateia um pedaço os links directos aos meus armazenamentos, mas a perturbação desta semana no que aos servidores diz respeito, acabou de vez com alguns casos...

Pelo exposto, Jonas, não apagues o meu nome da lista!

14 comentários:

Anónimo disse...

Aplaudo e anseio por essas mudanças! A tua "marca" já merece essa distinção. E por favor, temendo a praga que me rogarás, peço-te que dentro da tua (pouca) disponibilidade "amandasses" mais uns "cãocasts" cá prá malta... ;)

Pedro Aniceto disse...

Right! O Cast (devidamente organizado e distribuído) faz parte da estrutura do site. Abraço

Joel disse...

Great!! If you need a hand just ring! Força com isso!
A fama de Anicetus Pedrus corre por esse mundo, dei por mim num jantar na 6ªfeira com um grupo de amigos a falar de MAC e Pedro Aniceto como se estivessemos a falar de alguém que nos acompanha á muito tempo e privasse de perto connosco... estranho ou talvez não?? ;)

Jonas disse...

O teu nome continua no topo da lista.

E nós suportamos domínio próprio :)

E se a Patrícia não puder dar uma ajuda em busca da identidade, nós ajudamos :)

António disse...

Pois, o template é do mais simples que pode haver mas há por aí (blogger) montes deles, muitos adaptados até dos blogs wordpress. Com um pequeno toque fica um blog com um template diferente e único. Não que haja necessidade de muito mas eu compreendo o Pedro.

Maria João, o Sapo já suporta Domain mapping ou é só para Guest stars? ;)

Jonas disse...

António,

Nos Blogs do SAPO não temos funcionalidades para VIPs. Ou é para todos, ou não é para ninguém.

Respondendo directamente à tua pergunta, sim, suportamos.

O melhor exemplo que posso dar, é o meu próprio Blog, está obviamente nos Blogs do SAPO, mas em jonasnuts.com

Arcebispo de Cantuaria disse...

Eu mudei para o Sapo sobretudo por achar que no Blogger não tinha controle sobre as "barrinhas" e "componentes" - não percebendo "pevas" disto - e acabei por descobrir que aparte ser, na sua complicação, mais fácil para um leigo do que o Blogger (parte que tu dispensas), tem uma coisa que o Blogger não tem: gente por trás. Que lê emails, responde, arranja "coisas", ajuda com os "como é que eu faço" ou os "e se fizéssemos isto no meu blogue"?
E uma equipa fantástica. Tão boa, tão boa que até um Arcebispo encontra uma prima que já não via há anos e que - mea/leia culpa - só descobrimos no dia do lançamento do meu livro na FNAC, onde tive o prazer de te conhecer também.
Muda, pá. O Cão tem que ser um Podengo, um Rafeiro Alentejano, um Serra da Estrela ou de Aires, um Cão tuga ao lado dum Sapo tuga, não ao lado de um U.S.Dog qualquer :)

Pedro Aniceto disse...

, dei por mim num jantar na 6ªfeira com um grupo de amigos a falar de MAC e Pedro Aniceto como se estivessemos a falar de alguém que nos acompanha á muito tempo e privasse de perto connosco... estranho ou talvez não?? ;)

Estranho estranho é não terem convidado! ;)

joaojotta disse...

Ora nem mais!
Ainda que de "um detalhe, uma coisa de somenos importância" se trate, é o NOSSO cantinho e tem que ser tratado como tal.
Eu, por acaso, não suporto ver uma coisa à qual dedico algum tempo (pouco, é certo) cheia de publicidade.
Muito menos gosto que seja só mais uma no meio de tantas IGUAIS.
Daí, fiz o meu próprio cantinho na internet, baseado em Wordpress, mas com um layout só meu!
Está em http://joaojotta.com/blog/ , se o caro Pedro não se importar que indique.

enes disse...

"Algum do material deste blog está a ser piratado." - esta ainda vai ser apanhada pelo "caçador de pérolas"

enes

Pedro Aniceto disse...

Touché! Era a forma de não voltar a suceder... Abraço

António disse...

Maria J,

isso é excelente. Estive a procurar e não vi nenhum anúncio com as características do serviço, encontrei apenas um comentário no templates e uma entrada do Daniel M.

Assim que a localizar poderei acrescentar a informação a esta página.

joaojotta disse...

Agora que vejo o domínio em questão (pedroaniceto.com)... site em RapidWeaver?

Luís Maia disse...

As coisas que tu sabes que fazem um pobre ignorante sentir-se completamente nu neste mundo cão