26 setembro 2008

Maluquinhos da bola

O leitor e mui insigne amigo Luís Maia acaba de comentar o post da Portugal Telecom com uma chamada de atenção a um dos meus maiores "melões" futebolísticos vividos no Estádio da Luz, um Benfica Dukla de Praga que vimos lado a lado, uma eliminação com vitória por 2-1, um irritante golo fora dos checos que me deixou à beira de um ataque de nervos. Guardo desse jogo uns minutos finais impróprios para cardíacos, com um Benfica "à Benfica" e um incansável Mats Magnusson (o mocinho alto, tosco e louro) a tentar rematar de toda a maneira e feitio e a falhar incrivelmente o golo do empate e por consequência a vitória na eliminatória. Tem a sua graça que tenha sido o Luís Maia a relembrar-me esse desgosto, pois calha ser a única pessoa com quem fui ao futebol para uma meia final da Taça das Taças, um Benfica x Carl Zeiss Jena em que não só não conseguimos comprar dois bilhetes, como fomos obrigados a permanecer no carro, ouvindo o relato pela rádio, comendo umas bifanas com o carro bloqueado por outras viaturas anarquicamente estacionadas... Lembrei-me de um outro "melão", desta vez dele em Alvalade, um Sporting x Gijon (não estou certo de que fosse o Gijon) com a mesma situação do golo fora, por uns inacreditáveis passos do Meszaros dentro da área. Mas sem sombra de dúvida, os dois piores desgostos do meu top de sempre, foram um Benfica x Aris de Salonica (eliminação idêntica à do Dukla) e o inenarrável Portugal x Grécia da final do Europeu. Alegrias também tive bastantes e na minha galeria de festas não podiam faltar um Benfica x Steaua Bucuresti (exibição memorável de Rui Águas) e a festa que foi o Benfica x Marselha (sim, a do golo de Vata com a mão) com um estádio em coro a provocar Bernard Tapie aos gritos de "Bernardette! Bernardette!", finalizado com o dramatismo de um necessário e merecido cartão amarelo ao capitão Veloso, cartão esse que haveria de o afastar da final.

9 comentários:

Jonas disse...

Também vi a mão de Vata ao vivo e a cores.

Sabias que foi nesse jogo que pela primeira vez se viram ondas na Luz? :)

Foi muito bom :)

Pedro Aniceto disse...

Não me lembrava dessa das ondas. Mas não me esquecerei jamais desse dia pois tive um acidente brutal de automóvel na viagem de regresso a casa.

botinhas disse...

Não conheço nenhum desses jogadores do benfica, deves estar a ficar velho! ;)

Estou a brincar: e então a meia final da Taça de Portugal em Alvalade a época passada? Bela banhoca! He he he

Foi bonito no fim do jogo ver tantos lagartões (eu incluído) a gritar BENFICA BENFICA BENFICA! :)

Miguel Alves disse...

pode ser má memória minha (até porque sendo do Sporting, não retenho tão facilmente os pormenores históricos do Benfica) mas tenho ideia que o Veloso jogou na tal final. Então não foi nessa final que ele falhou o penalti que ditou a derrota do Benfica?
Peço desculpa por estar a relembrar um outro desgosto... (não tem, posso assegurar, nada a ver com o facto de amanhã haver dérbi ;-))

Miguel Alves disse...

foi mesmo má memória minha (e por isso me penitencio...). Na próxima vez que for à TB Store, peço desculpas ao Pedro ao vivo e a cores ;-)
Quem me manda publicar o comentário e só depois pesquisar na net? (http://www.zerozero.pt/equipa_competicao.php?op=&id_equipa=4&id_comp=27&page=3)
A final em que o Veloso falhou o penalti foi na época 87/88, depois de o Benfica eliminar o Steaua na meia final. A final depois da eliminação do Marselha foi na época 89/90 contra o Milan.
Infelizmente (e digo isto com sinceridade), o desfecho foi igual.

Pedro Aniceto disse...

Ora essa, Miguel. Eu ia corrigir mas já não é preciso. Aquele cartão era MESMO necessário, desenfiou-se em cima da linha do meio campo um médio francês numa jogada perigosíssima, toda a gente teve tempo para perceber que o Veloso ou entrava a matar e arriscava o cartão ou a coisa poderia ter corrido mesmo muito mal... Quem ficou de fora devido a lesão na final com o PSV foi, se não me engano, o Diamantino que até assitiu ao jogo sentado na linha lateral com uma perna engessada.

m.camilo disse...

Eh, eh, eh, eh.....memórias engraçadas!!!Xiiii...tanto tempo...eh, eh, eh....

Pedro Aniceto disse...

Oh Botinhas, tens de compreender que quando eu comecei a fazer colecções de cromos da bola, ainda o Eusébio jogava! (No União de Tomar, mas jogava!) e havia equipas na Primeira Divisão que davam pelo nome de RIOPELE, TIRSENSE E CUF. ;)

Luís Maia disse...

Confirmo tudo, mas vê lá que já não me recordo dessa do Mezaros, nem se era o Gijon. Cachola minha idêntica foi contra o Barcelona 1 a 0 derrota em Camp Nou e em Alvalade a ganharmos 2 a 0 até aos últimos minutos.

Que posso dizer sobre bonecos da bola, se eu vi jogar os violinos, no velho estádio de Alvalade, não é esse é o anterior, "em cima do qual foi construído o velho