27 janeiro 2009

O gajo da Informática (Tudo o que precisa saber)

A) O GAJO DA INFORMÁTICA dorme. Pode parecer mentira, mas O GAJO DA INFORMÁTICA precisa de dormir e descansar como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem telemóvel e telefone em casa; ligue só para o escritório ou para o telemóvel entre as 09h00m e as 13h00 (manhã) ou entre as 15h00 e as 19h00 (tarde) de Segunda-feira a Sexta-feira. O GAJO DA INFORMÁTICA também precisa de descansar aos Sábados, Domingos, feriados e NOS DIAS QUE INDICOU como estando de férias.

B) O GAJO DA INFORMÁTICA come. Parece inacreditável, mas é verdade. O GAJO DA INFORMÁTICA também precisa de se alimentar e tem horas para isso, TODOS OS DIAS. (Mesmo que não cumpra essas horas, isso é sempre uma decisão do próprio).

C) O GAJO DA INFORMÁTICA pode ter família. Esta é a mais incrível de todas. Mesmo sendo um GAJO DA INFORMÁTICA, precisa de descansar no fim de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar em informática, impostos, formulários, reparações e demonstrações, manutenção, vírus, sistemas, backups, etc.

D) O GAJO DA INFORMÁTICA, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por esta você não esperava, hã? É surpreendente, mas O GAJO DA INFORMÁTICA também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos, e ainda consome Xanax para conseguir relaxar. Não peça aquilo pelo que não pode pagar ao GAJO DA INFORMÁTICA.

E) Ler e estudar também é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada. Quando um GAJO DA INFORMÁTICA está concentrado num livro ou publicação especializada ele está a aprimorar-se como profissional, logo, a trabalhar.

F) De uma vez por todas, vale reforçar: O GAJO DA INFORMÁTICA não é vidente, não faz tarot e nem tem uma bola de cristal para adivinhar o que as outras pessoas pensam ou fazem. Se você julgou que era assim, demita-o e contrate um MEDIUM, um BRUXO ou um DETECTIVE. Ele precisa de analisar, planear, organizar-se e que lhe expliquem DETALHADAMENTE o que é pretendido para assim ter condições de fazer um bom trabalho, seja de que tamanho for. Prazos são essenciais e não um luxo. Se você quer um milagre, ore bastante,faça jejum, e deixe o pobre do GAJO DA INFORMÁTICA em paz.

G) Em reuniões de amigos ou festas de família, O GAJO DA INFORMÁTICA deixa de ser O GAJO DA INFORMÁTICA e reassume o seu posto de amigo ou parente, exactamente como era antes dele ingressar nesta profissão. Não lhe peça conselhos ou dicas. Ele também tem o direito de se divertir.

H) Não existe uma 'listagenzinha', uma 'rotinazinha', nem um 'textozinho', um 'programinha muito fácil para controlar isto e aquilo', um 'problemazinho, que a máquina não liga', um 'sistemazinho', uma 'visitinha rápida (aliás, recordo que começa no momento em que saímos e se prolonga até chegarmos)'. Assim, esqueça os inha e os inho (programinha, textozinho, visitinha) ', pois os GAJOS DA INFORMÁTICA não resolvem este tipo de problemas. Listagens, rotinas e programas são frutos de análises cuidadosas e requerem atenção, dedicação. Planear, organizar, programar com concentração e dedicação, pode parecer inconcebível a uma boa parte da população, mas serve para tornar a vida do GAJO DA INFORMÁTICA mais suportável.

I) Quanto ao uso do telemóvel: o telemóvel é uma ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, O GAJO DA INFORMÁTICA pode estar a fazer algumas das coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.

J) Pedir a mesma coisa várias vezes não faz O GAJO DA INFORMÁTICA trabalhar mais rapidamente. Solicite. Depois, aguarde o prazo dado pelo GAJO DA INFORMÁTICA.

K) Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 13h00m, não significa que você pode ligar às 12:58 horas. Se você só se lembrou do GAJO DA INFORMÁTICA a essa hora, azar o seu, espere e ligue após o horário do almoço (lembra-se do item B?). O mesmo vale para a parte da tarde: ligue no dia seguinte.

L) Quando O GAJO DA INFORMÁTICA estiver a apresentar um projecto, por favor, não o bombardeie com centenas de perguntas durante a reunião. Isso tira a concentração, além de lhe dar cabo da paciência. ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projecto, tipo "Quanto é custou o seu portátil? Aposto que nada, que te dão todo o material com que trabalhas." ou "O que acha que devo comprar para o meu filho jogar em casa, um portátil ou um desktop?

M) O GAJO DA INFORMÁTICA não inventa problemas, não faz actualizações automáticas de Windows piratas, não tem relação com vírus, em resumo, NÃO É CULPADO PELO MAU USO DE EQUIPAMENTOS, INTERNET E RELATIVOS. Não reclame de coisas de que ele não tem a mínima culpa que você tenha adquirido! O GAJO DA INFORMÁTICA com certeza fez o possível e dentro da legislação em vigor para você pagar menos. Se quer fazer upgrades de borla, instalar programinhas giros, etc., faça-o, mas antes demita O GAJO DA INFORMÁTICA e contrate um TÉCNICO DE EMERGÊNCIA MÉDICA.

N) Os GAJOS DA INFORMÁTICA não são os criadores dos ditados "o barato sai caro" e "quem paga mal paga a dobrar". Mas eles concordam.

O) Informática é uma matéria referente a computadores (HARDWARE ou SOFTWARE e muito raramente, os dois ao mesmo tempo), e não TV's, telemóveis e electrodomésticos, etc. Por isso mesmo O GAJO DA INFORMÁTICA não vai ensinar-lhe a mexer no telemóvel, reparar a sua TV, explicar-lhe porque é que comando da sala de estar não funciona quando as pilhas estão esgotadas, entre muitas outras questões.

P) Existem vários tipos de GAJOS DA INFORMÁTICA e cada um tem a sua especialização. Se você parte uma perna não vai ao oftalmologista , pois não? Assim, se o GAJO DA INFORMÁTICA é especialista em software e programação poderá não estar muito à vontade sobre HARDWARE ou REDES e vice-versa para realizar um trabalho de qualidade, portanto não lhe peça para executar trabalhos nos quais não é especialista dizendo "você consegue fazer, para que é que eu vou chamar outra pessoa se você é mesmo bom nisto da informática?".

.

24 comentários:

Joel disse...

Amén ao gajo da informática !! Fónix, sinto me tentado a plagiar e a escrever O Gajo do Banco. ;)
Leva nos a pensar, sorry se pisamos o risco demasiadas vezes.

Anónimo disse...

E o Gajo da Informática ainda tem que se preparar para o striptease...

Quack disse...

E eu a pensar que O GAJO DA INFORMÁTICA ia escrever até ao ponto Z.

Já agora, O GAJO DA INFORMÁTICA além de ter vida social também está dotado de emoções, portanto é melhor não estranhar quando for convidado a dar uma volta ao bilhar grande depois de descurar alguns dos assuntos abordados neste post.

Por falar em gajos da informática, http://thedailywtf.com/

Luís Maia disse...

Não sei se está incluída no ponto D, aquela ideia da clientela em geral, que o facto de ter chorado pelo preço mínimo na altura da compra, entende que a assistência que acha ter direito do GAJO DA INFORMÁTICA é para toda a vida

A.Carrilho disse...

Cá para mim, alguém anda a lixar a cabeça do gajo da informática...

Jamex disse...

Fogo este post vai direitinho para a minha lista de contactos.
Já não há paciência, eu já comecei a dizer que sou criador de porcos no Alentejo (cá entre nós é o que eu quero ser) ou que sou padre.
Mudei para padre para não me pedirem presuntos e chouriços.

CGM disse...

ahahaahh o meu marido é também um gajo da informática, e o meu pai passa a vida: Ó F. vês-me ali da máquina de filmar7telemóvel/máquina fotográfica/impressora/whatever

Adorei! Obrigada pela partilha, Pedro.

(e eu já chateei um gajo da informática às tantas, para saber onde estava o til - ups!)

Patricia Lousinha disse...

Faz-me lembrar o mail do(a) Advogado(a). Mutatis mutandis, é a mesma coisa.

Ricardo Mestre disse...

Pura realidade! eu sou um GAJO DA INFORMÁTICA e acreditem ou não fui contratado numa empresa para lhes fazer o site e acabei em reparador de plotters (impressoras de arquitectos e fotógrafos) e de máquinas fotográficas que nem sabia onde se ligavam por serem modelos profissionais... a verdade é que para a maior parte das pessoas um informático é aquele que lida com tudo que tem fios e electricidade.

pin-a-cloth disse...

Eu, que casei com um GAJO DA INFORMÁTICA, amei o texto!!! =D

Vou plagiar, com os devidos créditos! =P

spiff disse...

Este texto está também aqui. DO texto é original de quem?

Unknown disse...

Para mim, isso chama-se polivalência do trabalhador português (com todos os seus prós e contras).
Em Portugal se não se baixar as calcinhas quando se começa a trabalhar (quero eu dizer se não apagarmos os fogos todos, especializado na matéria ou não), não se chega ao ponto de dizer "o gajo da... tb come, dorme, tem família, etc.
A não ser que tenha um bom padrinho ou trabalhe na função pública.
Para concluir, se alguém tiver a receita para contrariar, poderá ajudar milhares de recém-licenciados que estão a iniciar as suas carreiras.

Pedro Aniceto disse...

Padrinhos já não está a dar. Tios! Tios é que interessa!

Sara non c'e disse...

demasiado verdade!! os gajos da informática são os médicos do século XXI. é dramático :P

Nuno Barreto disse...

Normalmente usar o texto de outra pessoa sem indicar o autor é no mínimo plágio...

Pedro Aniceto disse...

I beg your pardon? Está escrito em algum lado que o texto é meu?

Pedro Aniceto disse...

"Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos amaldiçoam, rezai pelos que vos caluniam." (Lucas 6:27-28) This should do...

Ana Ferreira disse...

Epá querem ver que o curso que vais fazer é de Teologia;)

Ana Ferreira disse...

Pensando bem e relembrando apresentações tuas a que assisti, davas um bom pregador. funda uma religião ;)

Ricardo Ramalho disse...

Adorei!

Parabéns! :)

Sou um "GAJO DA INFORMÁTICA" e sei bem o que é isto tudo! ;)

Unknown disse...

Não é à toa que estou mortinho por me livrar desta área e ainda nem acabei a licenciatura. :P

taveira disse...

Bom, sou um gajo da informática e sinceramente, acho que a vida de um gajo da informática não tem piada sem os gajos que chateiam o gajo da informática.
E não custa nada saber dizer não de vez em quando!

A todos os gajos da informática: imaginem o dia-a-dia sem gajos a chatear o gajo da informática.

É como a velha história das mulheres dizerem que os homens são uma chatice. No entanto não vivem sem eles...

Se eu for ortopedista, não me custa nada receitar um medicamento para uma conjuntivite a um amigo, desde que saiba o que estou a fazer! E até o posso fazer de borla ou não...

Antonio B Duarte Jr disse...

Muito bom esse Gajo da Informática... Agradeço por nos deixar artigos de ótima qualidade em seu Blog. Antonio B Duarte Jr. - Diretor do Ensino da Arth Informática - Curso de Informática Online.

Unknown disse...

Epá!! Não gosto do item M!! Eu sou Técnico de Emergência Médica. Muda lá isso senão é a mim que chateiam os cornos...