Objectivo: Criação de um logótipo para a identidade pedroaniceto.com
Pedro Aniceto é um profissional de informática (É actualmente Gestor de Produto Apple) com forte presença Web em vários canais de comunicação, seja em Marketing de Produto, seja em questões do âmbito de Marketing Empresarial. Tem 45 anos, é benfiquista convicto e mantém um Blog de intensa actividade e relativa popularidade, é moderador de uma lista de correio electrónico centrada em matérias Apple, lista essa de grande impacto na comunidade Apple portuguesa e gerida a título pessoal. É formador certificado e possuidor daquilo que pensa ser um aguçado sentido de humor. É figura de referência no universo Apple português (mas não sabe se isso é uma coisa que se deva saber...) e muitas vezes a sua identidade é de imediato associada a uma marca.
Briefing: pedroaniceto.com é o domínio de Internet que em breve albergará a maioria das minhas actividades online em termos de comunicação, em várias vertentes: Profissional, pessoal, blogger, formação e outras. A identidade gráfica deste domínio/logótipo (pedroaniceto.com) deverá doravante marcar e identificar todas as comunicações electrónicas pessoais, em email, site, avatares e outras com excepção de comunicações em suporte físico (não deverá ser usado em suporte impresso, excepto em cartões de visita). O uso da identidade pedroaniceto será essencialmente electrónico em sites e documentação não impressa. O domínio pedroaniceto.com será a âncora e o domínio de referência para todas as suas actividades de comunicação pessoal e nele se basearão todas as operações de comunicação.
O logótipo deverá ser suficientemente dinâmico do ponto de vista gráfico para permitir o uso de sub-marcas ou secções (pedroaniceto.com/blog, pedroaniceto.com/lista, pedroaniceto/contactos ou pedroaniceto/whatever) e deverá constituir uma ligação de memória imediata ao domínio (pedroaniceto.com), onde o visitante será direccionado para cada um dos âmbitos. O logótipo deverá transmitir uma marca que "transpire" conceitos de identidade pessoal e não terá obrigatoriamente de possuir elementos sobre tecnologia.
Público alvo: Tratando-se de um branding pessoal (pedroaniceto.com) torna-se complexo tipificar um público alvo. Nos vários canais de comunicação em que existe contacto electrónico cada uma destas "entradas" significa necessariamente um público diferente. Mas numa tentativa de globalizar o conceito, (tentativa que me parece inútil), estamos a falar de utilizadores de Internet e tecnologia em geral com variadíssimos níveis de conhecimento.
Pecados CAPITAIS (eliminatórios) que deverão ser evitados na identidade gráfica: A presença de elementos directos que relacionem a identidade com a marca Apple como maçãs (especialmente o logótipo Apple), o uso de marcas ou logótipos protegidos pela multinacional americana.
Detalhes técnicos: Os projectos candidatos deverão ser enviados em formato JPG, mas o projecto final terá obrigatoriamente de ser entregue em formato vectorial, podendo os candidatos enviar o número de versões que entenderem até ao final do mês de Março de 2009, especificando no envio o custo do respectivo projecto em caso de adjudicação. Os candidatos deverão enviar os projectos para este endereço de email
Estou à disposição para qualquer esclarecimento de dúvidas que possam persistir. Se relevantes, actualizarei este briefing.
21 fevereiro 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Eu acho que uma Mini e um prato de Torresmos era capaz de ser a imagem adequada!
Fui indicado por uma gran persona e amiga sobre seu post, gostaria sim de maiores informações, principalmente em relação, de caso ganhar o concurso, a remuneração do mesmo, já que uma marca implica vários fatores.
Agradeço desde já.
Abraços,
Ramírez
Companheiro Atum:
No meu post, onde se lê " enviar o número de versões que entenderem até ao final do mês de Março de 2009, especificando no envio o custo do respectivo projecto em caso de adjudicação" deve ler-se " enviar o número de versões que entenderem até ao final do mês de Março de 2009, especificando no envio o custo do respectivo projecto em caso de adjudicação".
Abracinho
Parece-me uma proposta bastante motivadora, a começar pela presença e força do "objecto" que nos é proposto desenvolver.
Neste caso a marca será uma pessoa, o que torna a proposta ainda mais motivadora/difícil.
Passo a apresentar-me. Sou designer da Wine Cluster Company, que alberga a OdePortWine, entre outras.
Pode contar com uma proposta minha!
Atentamente,
Hélder Mota
Obrigado, Hélder!
"Eu acho que uma Mini e um prato de Torresmos..."
Se eu tivesse capacidades técnicas e ganhasse, era o que pediria de pagamento. Só por ser para ti.
Clausula única: Terias que me acompanhar na mini e nos torresmos!
Isso é que era meu caro!
Ainda por cima era fácil de pagar!
tirei uma foto esta semana muito parecida, em sevilha. Mas o meu aiphone era mais bonito, mais picarrucho
Boa noite.
Como prometido trabalhei a proposta.
Enviei-lhe as minhas duas soluções no dia 31 de Março.
Não obtive resposta nenhuma quanto àquilo que fiz.
Gostava de saber como decorreu este Concurso de Ideias.
Atentamente,
Hélder Mota
Enviar um comentário