31 março 2009

The human antena

Experimentem isto. É um bocado imbecil mas deve ter uma boa explicação do domínio físico... Peguem no comando remoto da chave do carro e afastem-se do mesmo enquanto fazem accionar o comando da abertura das portas. A dada altura a distância há-de fazer com que o comando deixe de funcionar. Quando determinarem o ponto em que o comando já não consegue comunicar com o receptor do carro, imobilizem-se e encostem uma parte metálica da chave à vossa carinha (ficam lindos!). Primam o botão do comando e o carro reagirá. Continuem a afastar-se e a accionar o comando. Eu cheguei a um ponto em que já tinha dificuldades em ver os piscas a acender e a apagar. Isto deve ser bom para algo, não sei bem o quê, mas lembrar-me-ei disto quando tiver as pilhas quase esgotadas e o carro deixar de abrir quando ainda estou longe dele.

15 comentários:

neca disse...

I do this, all the time... no meu PB 12".
para ter mais sinal wireless...

kincas disse...

Pela Lei de Murphy quando for necessário....

Já agora, fica em "falta" o "truque" do telemóvel e do comando remoto das fechaduras dos carros.

E tanta gente que caiu e vai ainda caindo nela.

Pedro M. S. Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro M. S. Monteiro disse...

Caro Pedro, não acredite nos físicos eles não dizem coisa com coisa e digo-lhe por experiência própria...
A melhor coisa é perguntar ao professor Bambo ele responder-lhe-á certamente... O seu carro deve ter mau olhado...

-VC- disse...

Bom, se funciona a encostar na cara, também deve funcionar só a pegar na parte metálica com os dedos. Ou não...?...

Scissorhands disse...

Ha! Lembro-me de ver isso no Top Gear!

botinhas disse...

Isto é quase tão giro como a antena wifi da lata de pringles!
No entanto não acredito até ver/experimentar. Comando RF ou IR?

Pedro Aniceto disse...

RF, eu já experimentei, aumentou o range em mais de 40 metros e só não continuei a afastar-me porque tinha um camião a bloquear-me o campo visual. Mas estou disposto a tentar mais umas vezes.

Unknown disse...

Embora possa parecer brincadeira é verdade. Eu apostei com uns colegas meus que não acreditavam e ficaram de boca aberta

Nêspera disse...

A referência "já não conseguia ver os piscas", vindo de quem vem, significa o quê??? 50 cm? :)

(Não te ofendes, pois não?)

Nêspera disse...

A referência "já não conseguia ver os piscas", vindo de quem vem, significa o quê??? 50 cm? :)

(Não te ofendes, pois não?)

Bruno Gouveia Azeredo disse...

Ora bem, eu sou técnico de som e explico o seguinte. Muitas vezes em muitas guitarra electrícas comuns sempre q se toca nas cordas metálicas com as mãos (e quando se toca!!), o ruído típico provocado por rádio-frequencia (RF) baixa consideravelmente. Isto acontece porque as cordas estão normalmente ligadas à malha do sinal (a malha é um condutor metálico q proteje o sinal de interferências RF / campos eléctricos)e ao tocar nós aumentamos a superfície de malha protegendo portanto os pickups de levarem com RF, mesmo não sendo nós feitos de metal alguma coisa contribuímos. O comando do carro transmite RF a uma dada frequencia, logo dalguma forma a cabeça coloca a transmissão do sinal mais eficiente. Mas eu vou procurar a explicação mais exacta do fenómeno.

Bruno Gouveia Azeredo disse...

OK! Tem de vir um especialista em antenas dar o seu comentário! Ainda me falta comer alguma sopa... http://en.wikipedia.org/wiki/Antenna_(radio)

Mas de qlqr forma, muitas vezes ao mexer na antena de uma televisão (com antena), esta apanha o sinal connosco a tocar nela e qd deixamos de tocar ela perde-o! Ou até na antena de um rádio de um carro! Isto serve ao menos para dizer que é perfeitamente possível!

Pedro M. S. Monteiro disse...

O metal tem electrões livre que oscilaram devido ao campo radiado, logo em vez de ter a antena do rádio a receber o sinal vai ter um sistema de antena+metal. Aumentando a superfície efectiva de recepção de sinal. Mesmo quando o metal não esteja "colado" à antena do carro, o que acontece é que o metal recebe o sinal, os seus electrões oscilam e ao oscilar irradiam para a antena do carro que está próxima. Isto é uma maneira simplificada de explicar, pois isto tem leis equações que descrevem o problema (Física do século XIX).

A.B. disse...

A minha chave não tem nada metálico à vista e ao fim de cinco aberturas/fechos consecutivos o carro entende que está a ser assaltado (ou gozado) e depois só os técnicos da marca é que o abrem. Cuidado...