14 abril 2009

Rat in a maze (PT Comunicações)

Investi UMA HORA E TRINTA da minha triste vida num contacto com o número de apoio a clientes da PT Comunicações em busca de uma informação que embora não sendo trivial me pareceu de resposta simples e quase imediata. Liguei o 16200 e começou o Fandango, clica aqui, clica ali, vou passar, não tenho sistema, ainda aí está, obrigado por ter esperado. Pediram-me que ligasse para o 16206 e eu liguei, parvalhão, para ouvir que que eles melhor que o 16200 me resolveriam o dilema. Afinal de contas eu apenas queria saber o custo de um número dito azul ou verde, ou lá a cor que lhe queiram atribuir. Ao fim de uma hora ninguém sabia dizer-me o que eu pretendia ver respondido, um sacana de um número, não tenho quinze postos de atendimento, não quero saber de quantas linhas. UM SACANA DE UM NÚMERO! No meio disto há momentos hilariantes como um operador dizer-me que precisa do meu número de contribuinte. Para quê? "Para eu ver a sua ficha". mas qual ficha se eu ainda não sou cliente e pelo andar das bogies não virei a ser porque vocês não conseguem... Comecei a fartar-me ao final de uma hora e pedi, encarecidamente que me dessem um singelo endereço Internet onde eu pudesse ler um preçário. Deram-me. Muito simpáticos, Deus lhes dê um menino pela barriga das pernas, "Vai a PTcom.pt, Soluções Especiais", vão vocês que eu espero, as soluções especiais sabem lá o que são números verdes ou azuis, rai's parta, volto à linha e desanco o primeiro desgraçado que em atende, digo-lhe (digo sempre, uns segundos antes de começar a disparatar) que não é nada de pessoal, você teve azar, agora ouça-me, nesta altura eu estou quase de joelhos, "Diga-me um sítio onde eu possa ir saber esta merda que eu já não posso aturar o tipo que me pediu a informação!". E ele falou-me em lojas da PT, em contactos escritos (moderníssimo), por carta, fax ou email e eu já disposto a tudo, pareço um Miura em Las Ventas a escutar a turba aos gritos "Matalo! Matalo!" e ele deu-me um endereço de email que eu contactei ainda esta manhã. segundos antes de enlouquecer, lá vai disto, peço-vos por favor que se dignem escutar este vosso humilde servo a quem o patrão teve a desdita de telefonar, má sorte ter nascido servo, de pedir o custo de uma linha de suporte, socorro, virgem santíssima, acudi! e ao fim de umas horas veio uma resposta, com duas alternativas, a de ligar para o 16200 (you gotta be kidding!) ou então aceder a um endereço de Internet onde eu cliquei e juro, juro à fé de quem sou que cliquei e quando a página se abriu eu tive de rir-me, um riso de louco, deve ter-se ouvido ali nas Picoas (até porque estou perto).
Acabei por ligar de novo para o 16200. Levei sete minutos e quarenta desde que fui atendido até terminar a conversação. Oitenta por cento deste tempo serviu para explicar à menina Carla que não precisa do meu número de contribuinte para nada porque a empresa em nome de quem eu falo não é cliente PT. Passem-me a Fluoxetina se fizerem o favor...

13 comentários:

Patricia Lousinha disse...

:)
Está lá tudo...

mw disse...

...e queres saber quanto eu pago por um desses ou já estás saciado? Tb n sei se é verde ou azul, mas tenho um 808... posso ir ali à factura ver isso. :-D

nmlima disse...

e por volta de EUR0.16 por minuto se for numero verde. Se for azul e a diferenca entre o preco que o chamador pagaria e os tais EUR0.16

Ve nos operadores alternativos, que eles tem esse servico tambem.

joanaejose disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joanaejose disse...

Já envia via twitter mas deixo aqui pra futura referência: http://www.ptempresas.pt/PTPrime/Homepage/ProdutosServicos/DetalheProduto/?IdProd=348&Familia=Voz&Classe=Servi%C4%B1os%20e%20Solu%C4%B1%C4%B1es&IdFamilia=1&IdClas=4

António Manuel Dias disse...

Está visto que ter um blog é bem melhor que aceder aos serviços de informação ao cliente da PT :)

Mutante disse...

Escrever faz tão bem! :o)

Hugo Silva disse...

Talvez a dificuldade esteja entre o teclado e o ecrã.

www.ptcom.pt > plano de preços > Preçário Residencial.

Nessa página estão os preços das chamadas para 800/808/707, etc. Basta procurar.

Certo que podiam dar mais informação, mas ela está ali, onde deve estar.

oculos disse...

Ah, é universal então... as telecoms são uma confraria disposta a irritar os usuários... Bom, minha receita é a de sempre, e envolve eqüinos...

Psicotrónica disse...

o povo é masoquista: ainda insiste em ser cliente dessa empresa...

800 é verde, 808 é azul

*Cheshire Cat disse...

Talvez já tenha a informação ...mas aqui fica. Geralmente quem gere esses serviços e auxilia na criação dessas linhas de suporte ou é a PT Prime ou a PT Contact. A especialidade do 16200 é mesmo transferir chamadas para lado nenhum.

crodrigues

LittleHelper disse...

Também eu tenho uma bela duma odisseia com esses meninos! Começou em Outubro de 2008 e ainda não lhe vejo o fim. Lá chegaremos... digo eu (http://intelectum.blogspot.com/2009/04/meo-engana-nas-velocidades-saber-sua.html).

Da última vez que liguei para lá garantiram-me que o meu número Optimus Home não pagaria nada pelo tempo de apoio (1 hora ao telefone!)... querem que vos mostre a factura??

Depois com aquela voz, tipo menina do Minipreço "tem cartão? Quer saco" ao estilo nasalado da PT anos 70, mesmo quando nos vêem com saco na mão. Frases e respostas "robotizadas" é do pior que me podem fazer.

Sei no que é que me estou a meter (com a tal odisseia)... mas é uma questão de principio. Um principio que não quero abdicar: Justiça!

...ou o mundo será definitivamente dos incompetentes que proliferam (atrás do) nos call-centers.

epacheco disse...

Um grande bem-haja à PT que patrocinou a inspiração para este belo texto! Isso é o que vale, saber tirar de uma experiência banal, o conteúdo singular e o Pedro sabe, e muito bem! Desde o twitter que andava desconfiada mas aqueles 140 caracteres, deixam dúvidas, ou talvez não.