29 janeiro 2010

Jobs assaltou a loja outra vez

Um dos mais lúcidos textos que tenho lido sobre o iPad (e só eu sei as resmas de coisas que tenho sido forçado a ler...) em língua portuguesa, por alguém que a maioria dos espectadores de televisão reconhecerá relativamente bem. Parabéns Lourenço Medeiros.

6 comentários:

ArmPauloFerreira disse...

O texto dele é jeitoso sim e muito correcto.
Vai ao encontro das observações que já fiz também sobre o iPad.

Apple iPad... o que penso deste novo produto móvel
é o artigo (um deles) onde falo sobre o que entendo sobre o fenomenal iPad.

Mulder3 disse...

Concordo com o que Lourenço Medeiros disse, à excepção de uma coisa, os livros!

Não se pode comparar um Kindle com um iPad em features, no entanto tenho a ideia que a maior parte das pessoas que que comenta o iPad nunca viu um Display baseado na tecnologia Eink, o CEO da Eink já disse que ia vender mais displays que a Apple iPads, a toda a comunidade gozou com ele...

Para a maior parte das pessoas, o Kindle(ou qualquer outro leitor de e-books) tem um LCD monocromático e o iPad o LCD com 16milhoes de cores...

Mas na verdade o Kindle não tem nenhum LCD, tem um display Eink...
Quem nunca viu um ebook reader com eink vá à worten do Colombo, está lá um ....

Tentem Ler um PDF num LCD durante mais de duas horas e depois comparem...

Resumindo: o iPad é um excelente dispositivo, mas não excelente no que toca a ler lirvos!

Unknown disse...

Relativamente à comparação Kindle/Ipad considero que as vantagens do iPad sobre o Kindle mais que compensam o primeiro. Sou possuidor de um Kindle, adquirido por 259 USD e, se não posso dizer que estou arrependido, também não considero que isto seja tãaao espectacular quanto isso. É um produto feio, mal jeitoso, cuja única verdadeira qualidade é o display e-ink. Mas fica-se por aí. Prevejo uma baixa forte no preço do Kindle (e bem assim, de todos os e-book readers especializados), se quiserem continuar a existir. Pela minha parte, se na altura em que adquiri o Kindle já houvesse iPad, nem olhava para trás. Vale bem os 200 ou 300 USDs que custa a mais.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.B. disse...

Quando dizem que o iPad não permite multitasking, isso quer mesmo dizer que não dá para ouvir música enquanto se está a ver o mail? Só corre uma aplicação de cada vez? Percebi bem?
Em relação à Eink acho que o João tem razão, já vi um Kindle, e se há uma diferença imediatamente perceptível quando se olha para um é o "sossego" para os olhos, em relação a um LCD. Para quem como eu devora os livros de seguida, um LCD é uma menos-valia.
Mas no geral aprecio a estratégia da Apple, em vez de fazer coisas novas, como dantes, deixa a concorrência correr os riscos, vê onde é que falharam, e copia e melhora. Não é bonito, mas ao menos dá dinheiro. Apesar das acções da Apple terem descido após a apresentação do iPad - parece que os investidores ainda não perceberam que é nos conteúdos e não no hardware que está a mina destes novos produtos.

Fila de São Miguel disse...

Dificilmente me apanham a ler livros no iPad.

Esse artigo falha redondamente na sua análise do sucesso do iPad enquanto ebook reader. Não é, de todo, uma análise "lúcida", porque não assenta em qualquer pragmatismo. Vejamos:

1 - Onde vão estar as editoras portuguesas?

2 - Seria como olhar para uma lâmpada durante várias horas - este tipo de ecrán não facilita a leitura, antes pelo contrário, prejudica-a

3 - A superfície de vidro reflecte tudo o que tiver iluminado à sua volta. Tal como é impossível olhar para o ecrán do iPhone na praia, ou usar os Macbook Pros actuais (sem opção anti-reflexo) em ambientes exteriores, abertos, vai ser de todo impossível usar o iPad nesses ambientes.

Quando sai o iPod, comprei (versão 20Gb, original, mais de 600 euros..) Quando saiu o iMac 17", comprei. Quando saiu o iMac 24", comprei. Quando saiu o Macbook Air com SSD e Nvidia, comprei. Adoro todos os meus actuais produtos Apple, mas quanto ao iPad, espero por uma segunda ou terceira revisão. Para navegar na web, ver mails e jogar, o meu iPad mais pequeno, isto é, o meu iPhone, serve perfeitamente.