22 março 2010

Modelo 3 do IRS em versão "simplex"


Transcrevo na íntegra o texto de Vítor Domigos nas páginas da The Next Web sobre um serviço criado pelo subscritor da Mailing List Apple, Celso Pinto, serviço que tende a simplificar o preenchimento do modelo IRS para "pessoas normais"... ;) Enjoy! E parabéns Celso pela oportunidade evidenciada no que aos Mac users diz respeito...

“Preencha o IRS da forma mais rápida e intuitiva”; é assim que o modelo3 se auto descreve. Basicamente é um site português que simplifica o preenchimento do IRS para “pessoas normais”. Dito por outras palavras, é o que o sistema das Finanças de entrega e preenchimento do IRS devia de ser, simples, eficaz e no final dos 20 dias, dava milhões. Mas, infelizmente, é o contrário e enquanto um não se aguenta nas canelas, outros simplificam o trabalho ao estado, criando um serviço apelativo, fácil de usar e entender, produzindo depois um ficheiro no formato aceitável, que depois devemos submeter via portal das Finanças.
O serviço foi criado pelo Celso Pinto (vide disclaimer abaixo), que em jeito de conversa explicou-nos que criou o serviço devido à frustração constante que é todos os anos ter de preencher a declaração do IRS, com dezenas de tabelas, centenas de campos e numa aplicação desactualizada, que apresenta sempre problemas de compatibilidades. Assim minimiza um esforço e simplifica o trabalho para todos nós.
Preencher o modelo3 não podia ser mais simples; fornece-se alguns dados pessoais (nome, NIF) e junta-se num monte as folhas dos redimentos e noutro as folhas de deduções (despesas, etc), depois vai-se inserindo cada um dos valores nos campos adequeados do site. Quando terminar, o serviço gera um ficheiro pronto a ser usado no site das Finanças. Ainda “tentou-se obter permissão para submeter as declarações directamente ao Portal das Finanças mas tal não foi possível“, conta-nos o Celso Pinto. Nos bastidores, existem páginas em HTML estático, algum código em javascript e mesmo lá no fundo, escondido, uma API a funcionar em cima da Play Framework e Drools da RedHat. Por enquanto não assenta em nenhuma base de dados, porque não são guardados dados nenhums do lado do serviço.
Para já limam-se arestas e para um futuro próximo o Celso prevê incluir os redimentos da categoria B, mas sem grandes pressas, já que primeiro espera-se uma reacção do público para depois melhor apontar agulhas. O serviço por agora é gratuito, mas no futuro deixará de o ser, ainda assim o custo será praticamente simbólico.

API das Finanças, para quando ?

Este é um serviço não oficial, contudo e porque o caminho devia ser por via do OpenData, fica a ideia de que “seria excelente se a DGCI disponibilizasse uma API de acesso aos seus serviços (com autenticação via Cartão de Cidadão e autorização por OAuth?). Tenho a certeza que isso lhes libertaria recursos que estão actualmente alocados ao desenvolvimento das aplicações para outras coisas mais interessantes enquanto que permitiria a quem tiver vontade de inovar nestas pequenas coisas“.
AMEN! Os serviços públicos precisam de se abrir mais, disponibilizar APIs, permitindo assim que serviços como o modelo3 nascem e se integrem melhor com as plataformas públicas, porque afinal e segundo o Celso, “a base da aplicação não precisa de ser complicada; existem rendimentos e deduções“.

Experimente o Modelo 3, clicando aqui.

2 comentários:

kincas disse...

Nem mais.

Parabéns ao Celso e os pêsames à DGCI.

É triste haver esta necessidade.
Resta o consolo de uma "boa acção".


É mais um "estalo com luva" de um "anónimo" Cidadão.

Celso Pinto disse...

Pedro, obrigado pela divulgação do serviço, espero que seja útil aos restantes utilizadores de Mac (sempre mal servidos no que toca a aplicações para serviços do estado :-( ).