23 março 2010

Um Pinguim e o seu sonho

Quando, há uns meses, comecei a ouvir falar do Luís "Pingú" Monteiro e do seu sonho de se submeter a uma votação pública mundial para poder integrar uma expedição à Antárctida, achei que ele era marado da cabeça... Sejamos francos, qualquer um (menos o próprio) acharia...: O que é que um tipo de 28 anos acha assim de tão fascinante num Continente gelado, cheio de focas e absolutamente sobrelotado de pinguins? Suponho que alguns milhares de pessoas pensaram o mesmo que eu, mas que, por qualquer razão, terão mudado de opinião e ultrapassado o tão português cepticismo e passaram a ajudá-lo da melhor forma que conseguiram. Foi isso mesmo que me sucedeu. Afinal de contas, um tipo que um dia vai à televisão vestido num fato de pinguim e que faz acções de marketing absolutamente simples, que reúne à sua volta uma espantosa equipa de amigos e apoiantes que lutam por um objectivo de uma forma tão unida e preserverante, merecem o prémio de o alcançar. (Se consultarem o blog dele, perceberão o que quero dizer com isto da equipa - por favor não percam a hilariante lista de mandatários). No dia em que casualmente falámos eu já tinha alguns ecos da sua luta mediática e do esforço de angariação de votos que lhe permitisse embarcar num navio russo e ir visitar os pinguins e glaciares. Ajudei, na medida das minhas possibilidades e disse-lhe a dado ponto: "Luís, tens de me fazer uma foto com as Pulgas lá em baixo". E ele não se esqueceu. Reparem por favor que ele não me conhece de lado algum, que tinha todas as razões e mais algumas para me dar uma desculpa que não tinha tido tempo ou que estava demasiado frio (nesta última eu não acreditaria...) ou que tinha molhado as folhas num dos seus mergulhos Árticos (e queixo-me eu da Figueira da Foz). Mas não. Não se esqueceu e eu estou-lhe grato por ter levado o nome do "Reflexões de um cão com Pulgas" aos confins do mundo. Numa altura em que a palavra dada é um bem cada vez mais escasso, é de toda a Justiça que se saliente este facto, e eu não me esquecerei dele. Destas coisas simples. E do facto de, passadas que são algumas semanas eu estar a lutar também, não por uma visita aos pinguins, mas pelo Super Blog Awards onde tanta gente, desinteressadamente, me tem ajudado também.

É por isso que tenho um especial orgulho nestas fotos que deixo abaixo. E nomeio desde já o Luís Monteiro, como Pulga Honorária por serviços prestados a este blog. Há pelo menos meia dúzia de pinguins e três focas em Danko Island, um local tão remoto que não consegui sequer localizá-lo no mapa (-64º 49.9 S 063º 33.00 W), que ficaram a saber da existência destas páginas. Um feito que tão cedo não será ultrapassado, salvo se eu conseguir cumprir um outro sonho (Dealing with it), de inscrever numa peça de uma sonda da Agência Espacial Europeia o endereço deste Blog. (Se isto for conseguido, darei notícias). Por isso, Luís, um grande agradecimento e que se cumpram com ou sem a ajuda dos amigos, todos os teus sonhos relativos a um regresso a esse Continente que tanto te fascinou e cuja visita segui a par e passo nos teus textos e nas tuas fotos e videos. Como te "tuítei" tantas vezes: "Dá-lhes, Pingú!". Obrigado uma vez mais.(Clique nas imagens para as ver formato maior)

7 comentários:

Miguel disse...

Outro título provável para este post, seria "Oh simple things "

botinhas disse...

Genial! :D
Se quiseres posso por aqui no meio de um dos milhares de ficheiros do Galileo qq coisa como:
/* caoepulgas.blogspot.com */

Mas devias disponiblizar um pdf com essa folha, o pessoal imprimia e começava a levar a sítios "estranhos" por esse mundo fora. Que tal? ;)

Pedro Aniceto disse...

Até tinha era pensado nuns autocolantes... :) Mas estou à espera (e agora por culpa minha) em fazer um restyling completo a este blog)... Mas é uma excelente ideia!

INcoma disse...

@botinhas

Ideia fabulástica!

INcoma disse...

Sorry...

@botinhas
[QUOTE=botinhas]
[...]devias disponiblizar um pdf com essa folha, o pessoal imprimia e começava a levar a sítios "estranhos" por esse mundo fora
[/QUOTE]


Ideia fabulástica!

spaciba disse...

A Antártida é maravilhosa, Pingu sabe das coisas. Sorte tua, Aniceto.

Ricardo Antunes disse...

Já consigo imaginar os capacetes de astronauta com patrocínio exclusivo! ;)

Aproveita e fala com o Mário Ferreira, que ele parece que passa por lá dentro de dias! ;)