20 fevereiro 2011

Chá

Há tantas formas e maneiras de preparar chá que nem os ingleses, supostamente os mais conhecidos apreciadores da bebida estão de acordo quanto à melhor forma. Há no entanto um consenso quase mundial sobre uma das preparações quando o objectivo é tomar chá com leite, pois ê unânime que se deve primeiro deitar no recipiente o leite e sobre ele o chá. Também está tudo de acordo sobre o facto do leite para misturar dever ser servido frio e que em caso algum deverá ser fervido. Os taninos, um dos principais componentes do chá, são os responsáveis pelo seu sabor amargo e fortemente adstringente. Ao adicionar chá ao leite, os taninos unem-se às proteínas deste e isso faz diminuir drasticamente a adstringência. Se se deitar o leite sobre chá quente, as proteínas desnaturam-se parcialmente, perdendo em parte a capacidade de união aos taninos, deixando de conseguir unir-se e consequentemente mascarar o sabor. Ao verter o chá quente sobre o leite frio, consegue-se uma subida gradual de temperatura do conjunto dando tempo à mecânica química para realizar a sua tarefa. O leite fervido possuirá as suas proteínas já desnaturadas e não se obterá o mesmo efeito.

Eu nem gosto de chá, mas ficámos todos a saber mais qualquer coisinha...

7 comentários:

Cromos do Cosmos disse...

Eu como gosto de chá e não bebo leite, nunca tive esse problema.

Madalena disse...

Estou como o Cromos do Cosmos.
Mas não sabia que havia proteinas desnaturadas. Eheheh

Makangsi disse...

Diz a tradição que o facto de se deitar primeiro o leite frio na chávena evitava que esta se partisse pelo choque térmico do chá quente.
Há também uma questão de educação: os ingleses usam a expressão "He is someone who could pour the milk over the tea" para se referirem a alguém sem educação.
Inglesices!!

kincas disse...

Se os Ingleses (ou outros) gostassem realmente do chá não lhe adulteravam o sabor.
Tal como um apreciador de café não põe açúcar, de vinho ou cerveja não lhe mistura gasosa ou de Whiskey não lhe mistura água.
Para poder apreciar o sabor não se lhe pode adulterar o mesmo.

Wonderm00n disse...

Muito tempo livre?

Jonas disse...

Mas quem deu a conhecer o chá aos ingleses foi, por sinal, uma portuguesa :)

D. Catarina, filha de D. João IV. rainha de Inglaterra pelo seu casamento com o rei Carlos II.

blimunda sete luas disse...

Chá no leite, ou leite no chá, para mim dá sempre o mesmo: um sabor muito enjoativo. Blarghh!....