06 junho 2011

Usabilidade (for dummies)

Há já muito tempo que ando a remoer esta questão, mas ontem, dia de acto eleitoral, a urgência de chamar nomes feios a alguém ressurgiu-me quando um eleitor me disse que estava a tentar enviar um SMS mas que não conseguia obter como resposta outra coisa que não fosse um erro. Acontece que o cidadão eleitor estava a ignorar a imposição do formato da data de nascimento em AAAAMMDD (Ano, mês, dia) digitando no SMS o formato "natural" (porque nele impresso) de DDMMAAAA. E eu interrogo-me porque razão, um iluminado qualquer decidiu impor este formato, contrário ao que está grafado no próprio cartão. Era assim tão difícil aceitar como "natural" o formato Dia/Mês/Ano? Era muito complexo, não era? E se não era, poque é que o "dono da obra" não obrigou o teimoso implementador a seguir o formato mais óbvio? Ou porque diabo não escolheu um formato de conversão inversa do raio da máscara? Porque é que nós, os ceguinhos, vemos estas coisas que mais ninguém consegue ver?

6 comentários:

JC disse...

Eu diria que o problema está no Cartão do Cidadão: o formato ano-mês-dia é muito mais natural. Porque razão havemos de ir do mais pequeno (dia) para o maior (ano) nas datas, quando fazemos o oposto nas horas (hora, minuto, segundo), nos números (milhares, centenas, dezenas, unidades), ...?

Piolho Sintético

Pedro Aniceto disse...

É uma boa questão... Mas o formato AAAAMMDD nunca foi confortável para mim.

Ricardo disse...

Apesar de ser essa a ordem nas horas e nos números, não dizemos que hoje é 2011 do mês de Junho do dia 6, pois não? O problema aqui é que o formato AAAAMMDD faz parte da norma ISO 8601. No entanto esqueceram-se de que no Cartão do Cidadão não está assim...

JC disse...

Ricardo, isso é verdade, mas a data de nascimento no Cartão do Cidadão não é para ser recitada, é para ser utilizada. E a mim vêm-me à cabeça duas grandes utilizações da mesma por quem nos pede o CC: ou para introduzir a nossa data de nascimento no sistema (e sistema que se preze deve pedir a data no formato ISO 8601), ou para verificar a nossa idade (o que é feito a partir do ano, pelo que é muito mais prático se for a primeira coisa a aparecer).

Piolho Sintético

Anónimo disse...

E a mim vem-me à cabeça uma única questão: porquê este formato que pelos vistos até norma ISO tem...? Qual é a lógica?

fueg0 disse...

Vai uma aposta que é SAP e que o génio usou o formato interno que está gravado na base-de-dados, porque assim não tem de fazer nada mais que um simples query sem conversões?

INTERNAL 'YYYYMMDD' '19990123'

Cheers