30 setembro 2011

Eu que me fascino por tudo e por nada


O termo técnico não é "broca", mas sim um "drill-bit", uma peça de corte que permite rasgar (com furo prévio para o engate da peça de corte no material), mas lá que fascina ver uma peça rotativa fazer um furo quadrado, disso não tenho dúvidas. Sempre explicado geometricamente (uma paixão antiga) pela deslocação numa área constante de uma peça não necessariamente concêntrica. Todos os teclados de Mac das estruturas Unibody em alumínio são maquinados com este método. Apreciem.

5 comentários:

ZeCompadre disse...

tinha de ser xinocas !

Paulo Lousinha disse...

Mas a geometria explicada no video só dá para furos quadrados. Alguns dos furos do teclado unibody dos mac são rectangulares. Aí, digo eu, tem de haver um deslocamento do centro da broca, certo?

Pedro Aniceto disse...

Boa questão, mas com toda a certeza também explicada pela deslocação geométrica. Vi por aí uns videos que mostravam um braço excêntrico e podemos ir por aí. Vou pesquisar.

Pedro Aniceto disse...

Paulo, o princípio é o mesmo, mas com a deslocação em dois eixos da peça de corte. Já deves ter visto, mas está aqui http://www.youtube.com/watch?v=sxbiIpXZfG8

Paulo Lousinha disse...

Isso mesmo. Em vez de uma acção com duas brocas, uma para o furo inicial e outra para o final, os furos do teclado do unibody são fabricados uma única broca com metade da medida mínima constante e o resto é o deslocamento nos eixos x e y.