06 novembro 2011

Um LED claramente visto


Há detalhes que espicaçam a curiosidade de pessoas como eu, que por vezes, como aos miúdos, me fazem perguntar "porquê?" ou "como?" centenas de vezes. E este é um detalhe técnico, já antigo, para o qual encontrei algumas respostas, mas que nunca me satisfizeram por completo. Ao comum dos mortais isto nada dirá, o facto de haver equipamentos Apple com um LED que assinala o estado de funcionamento de uma máquina ou de um periférico. LED desse tipo há aos milhões, dirá o leitor, mas este é diferente, a luz passa através do alumínio, isso já todos sabemos, o problema está em que as perfurações feitas nesse mesmo alumínio não são visíveis com o dito cujo desligado, e isso é coisa de fazer perder a paciência a um santo, mesmo que daqueles que pecam um bocadinho. Um tipo está a olhar para um pedaço de alumínio e nada vê, vai daí liga-se a coisa à corrente eléctrica e do nada, do absoluto nada cinza e frio vem uma luz, é coisa que incomoda, a mim incomoda-me não saber como raio se prepara a bruxaria. Laser, diziam todas as respostas que li. Lasers para furar alumínio em furos capilares ou ainda menos que isso. Mas o que está por detrás dos lasers impressiona ainda mais. Impressiona porque nos dá a entender porque é que a Apple é como é.

Sem comentários: