02 janeiro 2012

Estás a ver isto, Europa?

Hoje precisei de fazer um pagamento ao estrangeiro. Um depósito (pensava, eu, ingénuo), coisa fácil de fazer numa instituição bancária espanhola que opera sob o mesmo nome em Portugal. Santander Totta. Num balcão aqui próximo foi-me explicado que era impossível fazer um depósito em numerário, mesmo que fosse de baixo valor. "Que não falamos uns com os outros" disse-me ela sem perceber a enormidade. "Transferência, apenas pode fazer uma transferência". Estranhei. Tenho relatos de cidadãos espanhóis que conseguem fazer depósitos em contas do Santander Totta em Portugal. Devem ser uns g'andas malucos, estes "hermanos"... Sentei-me frente ao meu computador, disposto a brincar à alta finança e a dar ordens de magnata, neste caso de duzentos e quinze euros que os tempos são de crise. O Banco onde tenhosjeuros a render diz que não senhor, que não estou autorizado a transferir o montante, que o máximo são duzentos e não há mais conversas até que eu meta uma chave de autorização que ainda hei-de pedir e que leva cinco dias a chegar a minha casa pelo correio! Sim senhor! É assim que a malta faz negócios muito depressa. Amanhã, como se fosse uma operação de contrabando, envio duzentos e quinze euros pelo Manel que vai todos os dias a Badajoz e que os depositará na conta da empresa a quem quero pagar. A mesma que me disse "se no prazo de 72 horas o depósito não for feito, a encomenda fica sem efeito". Sou eu com toda a certeza que não percebo como é que funciona a Economia...

Estás a ver isto, Europa?

6 comentários:

Jozhe disse...

Claro que a ideia dos bancos é usares cartão de crédito. Outra hipótese é a transferência pela Western Union. Para cambiar dinheiro já são os melhores.

Weverton Galease disse...

Aiai, esse desabafo realista, de uma europa complicada, fez me rir, esses 'hermanos' dão trabalho em qualquer lugar, basta falar espanhol, aqui temos a Argentina, posso dizer que é a mesma coisa... hehehe

Red Sniper disse...

Mas que banco mais manhoso !

No ano passado fiz dois pagamentos no mesmo dia e de valores bem mais elevados para o BBVA.
Naturalmente, tive que ser préviamente informado dos códigos IBAN BIC e SWIFT do referido banco...

Fácil né?

Pedro Aniceto disse...

O dinheirito vai a caminho. Por um contrabandista moderno.

Ricardo Antunes disse...

É o que se chama enviar o dinheiro a salto...

Maria disse...

Pois, ainda por cima o Santander. Estou mais que arrependida de ter aberto a conta de empresa lá... POr TPm cobram imenso (39 euros) mais comissões. Mesmo que não se use. Mandam uma carta para casa por cada caganice que se faz... se se lavantar 10 euros, carta para casa. Depois mandam outra a dizer que a anterior (o envio) custou 38 centimos...). Depois não dá para se usar só o cartão matriz, mas sim só receber mensagem por telemovel do banco... tristeza. Não devia ter saído da Caixa a nível de empresas.