16 fevereiro 2012

There will be blood

Ladies and Gentlemen: Como alguns de vós saberão, estou a tentar mobilizar um grupo de pessoas utilizadores Twitter para que no próximo Sábado, pelas 10:00 da manhã, se faça uma "colectiva" de doação de sangue no Instituto Português do Sangue na Avenida do Brasil (Hospital Júlio de Matos).

Acabei de conversar com o Pedro Esteves que me informou que os stocks dos grupos POSITIVO estão em alta, devido à resposta aos apelos de dádiva por parte das autoridades competentes. No entanto, os grupos NEGATIVO continuam abaixo dos níveis esperados e continua a ser premente a dádiva.

Assim, SUGIRO que observem os vossos grupos sanguíneos e que, NO CASO de serem POSITIVO, dêm um espaço de três semanas até à próxima dádiva, por forma a manter os stocks a um nível médio. Os NEGATIVO deverão comparecer na mesma. Claro que são perfeitamente livres de aparecer na mesma para quanto mais não seja, tomarmos um café todos juntos. Agradeço-vos em nome do vosso próprio semelhante, mas não podia deixar de vos manter ao corrente desta informação, que agradeço ao Pedro (que imaginava a trabalhar que nem um doido numa rádio e não a manipular agulhas, seringas e tubos de ensaio).

7 comentários:

Susana Carvalho disse...

Carago, pá... uma gaja não cresce e nunca passa dos 50kg... normalmente até ando um pouco abaixo dos 50kg... Quando é que aceitam pessoas com menos de 50kg?

Pedro Aniceto disse...

Tens noção de quantas mulheres estão neste momento CHEIAS de inveja? ;)

Susana Carvalho disse...

Inveja? Só se for nas minhas costas, porque na minha frente sempre me disseram que sou muito magra... mas afinal da contas; 49kg para uma pessoa de 1,56 não é assim tão mau. Só que eu queria ter mais um bocadinho de peso. Por exemplo, assim podia dar sangue. Não percebo as restrições de peso. Não se dava muito, dava-se pouco, mas ok.

pe disse...

Susana, as limitações de peso estão relacionadas, precisamente, com o volume fisiologicamente aceitável da dádiva recolhida. por exemplo, se apenas for colhido, digamos, metade da quantidade habitual, esse sangue é insuficiente para o fraccionar nos seus diferentes elementos, o que do ponto de vista tranfusional, resulta num desperdício.
há excepções, mas são demasiado "excepcionais" para levar em conta :-)
sugestão: dador de medula!

Susana Carvalho disse...

Pois, já desconfiava que fosse por causa de algo do género, mas há tantas pessoas que podiam dar sangue e não dão e eu que gostava de poder dar, não posso.
Assim, para ajudar alguém, só se for alguma coisa muito urgente e grave e que se trate de algum familiar... ou se calhar nem isso!
Talvez daqui a uns anitos engorde mais um bocadinho, mas o meu metabolismo é um bocado de rato, por isso não sei não.

pe disse...

a unica excepção que me ocorre é o dos sangues "muito raros". há muitos tipos diferentes de grupos sanguíneos, além do AB0 e Rh.

Susana Carvalho disse...

Pois, não sou assim tão especial. O meu tipo é B Rh+... Acho que vou mesmo ter que esperar que a natureza me engorde. hehe Enfim, obrigada na mesma pelo esclarecimento. :)