15 outubro 2012

Esmeraldo de Situ Orbis

Foi um dos meus grandes enigmas de menino, profundamente inculcado por um magnífico Professor de História que tive a felicidade de ter nos primeiros anos de Liceu. O homem que nos dizia que nunca devíamos ter nada como garantido em termos de História e que um dia semeou o alvoroço escolar quando sugeriu que o "achamento" do Brasil não teria sido exactamente obra do acaso, mas antes uma empresa marítima cumprida em várias etapas. Se já estávamos desassossegados com essa informação, pior fiquei com o estudo da obra de Duarte Pacheco Pereira, "Esmeraldo de Situ Orbis", uma autêntica obra de referência de marinharia e geografia da época. Essa obra, que tem em alguns dos seus capítulos, autênticas pistas para a exploração do Atlântico Sul, mais contribuiu para a certeza de que Cabral foi "apenas" o achador oficial, tendo Duarte Pacheco Pereira sido o "piloto de testes".


"Como no terceiro ano de vosso reinado do ano de Nosso Senhor de mil quatrocentos e noventa e oito, donde nos vossa Alteza mandou descobrir a parte ocidental, passando além a grandeza do mar Oceano, onde é achada e navegada uma tam grande terra firme, com muitas e grandes ilhas adjacentes a ela e é grandemente povoada. Tanto se dilata sua grandeza e corre com muita longura, que de uma arte nem da outra não foi visto nem sabido o fim e cabo dela. É achado nela muito e fino brasil com outras muitas cousas de que os navios nestes Reinos vem grandemente povoados."


É agora que um amigo que muito prezo, Professor de História Naval na Universidade de Lisboa (Francisco Contente Domingues), vem reafirmar essa suspeita.


4 comentários:

oculos disse...

Lembro-me que a professora Raquel, na 5ª série (antigo primeiro ano do ginásio) já dizia isso, mas apenas por conjecturas. A suspeita que nos era relatada era devido a um tratado (como foi o de Tordesilhas) ser tão específico a respeito do que se acharia. Mas ela também falava de outras possibilidades, como fenícios e tais...

oculos disse...

Mas esse relato tão preciso me é novo! Muito interessante! Será que é tão rico em detalhes quanto a carta do Pero Vaz?

Pedro Aniceto disse...

Deixa ver se te arranjo uma cópia. E estás com sorte, fosse hoje e Pero Vaz mandava uma SMS, do género "King! Praia Boa, mulatas do melhor, caipirinhas FTW!"

;)

oculos disse...

Hahahaha, ou ia de twitter:

@ManuelRulez Encontrei uma terra aqui do outro lado, mas isto cá não me cheira bem, pá... ;)