10 outubro 2012

Optimus Top Apps

Com a inacreditável cadência de saída de aplicações iPhone, há uma questão que a cada dia que passa é cada vez mais complicado responder.

"Quais são as tuas aplicações favoritas?".

No início era simples, andávamos todos mais ou menos "por dentro" das novidades, usávamos um "boca a boca" para os amigos e conhecidos irem ficando a par do que estava realmente a precisar de ser usado.

Hoje, a iTunes Store tem um manancial de novidades e aplicações mais ou menos reformuladas que é absolutamente impossível estar actualizado nesta matéria.

O que é que fazemos então para manter actualizado o nosso conhecimento? As dicas do amigos continuam a ser preciosas, o que lemos por aí, em papel ou em suporte digital, já existem apps para nos recomendarem aplicações ou alertar sobre mudança de preço das mesmas. Não chega. Uma coisa é saber que um dado software existe e que faz isto e aquilo, que tem esta ou aquela característica, outra é saber se vale realmente o seu preço. Mesmo que este preço seja zero, ninguém quer já perder tempo a instalar uma app que dez minutos depois já está a caminho do lixo electrónico.

Não é fácil, fixar nomes, são aos milhares, aos amigos volta a perguntar-se "Como é que se chama aquela app de que me falaste há um mês?", sendo que a resposta é invariavelmente "Sei lá, ao tempo que isso já foi...".

A Optimus, operador telefónico português, acaba de lançar um serviço curioso que designou por "Top Apps" que vem precisamente colmatar a questão das listas de aplicações. Chamou-lhes (e apropriadamente) "Cadernetas de Apps" e permite, a qualquer utilizador, mesmo que não seja cliente da  insígnia Optimus, elencar grupos de aplicações (ou mesmo definir apenas uma) e tê-la entre as suas escolhas, sejam ou não agrupadas, que pode partilhar de diversas vias, seja por email, seja pelas redes sociais. E quem consulta essas cadernetas e ou aplicações únicas, pode (ou não) participar, elegendo as suas concordâncias com as escolhas que outros fizeram, recompensando ou assinalando com um "Gosto", cada uma delas. Este feedback vai, a curto prazo gerar rankings de escolhas, bem como permitir que cada um de nós se foque no essencial (Apps que não deve deixar de experimentar) em vez de andar, muitas vezes ingloriamente, a vasculhar aplicações das quais não tem qualquer referência. Ter aberto a participação ao universo de utilizadores nacional, em vez de o segmentar por operadora, foi uma decisão acertada, mais uma daquelas a que a Optimus nos habitou.

Aponte o seu smartphone ou tablet a este URL e mostre ao mundo as suas escolhas. As minhas, essas já lá estão e serão actualizadas sempre que achar relevante. Sim, porque o que nos liga é Optimus.

4 comentários:

botinhas disse...

Done. A minha caderneta chama-se "Botinhas", mas se houvesse aqui um botão de share facilitava xô Victores.

Pedro Aniceto disse...

Haver havia, mas finou-se. Meti um lá em cima ao cantinho superior direito mas ninguém o lobriga. Mas amanha tratarei disso. Deus querendo.

botinhas disse...

Peço desculpa, mas não me expliquei bem. Quando disse "se houvesse aqui um botão de share", o "aqui" era na app da optimus, não no teu blog! ;)

Francisco Vila Nova disse...

http://fvntech.blogspot.com