22 novembro 2012

Ela foi ali, cremos que volta já

Impõe-se que vos actualize, vocês são muitos e eu apenas um e começa a ser tremendamente difícil gerir perguntas, respostas e informações. Para alguns de vós será até a primeira vez que sabem algo, mas acreditem, é a forma mais eficaz de vos informar do que se está a passar no que ao estado de saúde da minha mãe diz respeito:

A Maria Fernanda sofreu no passado Sábado um extenso e brutal AVC, que lhe provocou um desfalecimento encadeado numa enorme queda em sua casa. Socorrida de urgência, deu entrada no Hospital de Santa Maria, onde foi submetida a uma Craniotomia Descompressiva, uma intervenção de alto risco, que é feita para aliviar os efeitos da hemorragia cerebral e do consequente hematoma.

Infelizmente a Maria Fernanda não conseguiu (ainda) recuperar do coma no pós-operatório, sendo que o cenário é deveras sombrio, que impossibilita a completa avaliação da extensão dos danos que sofreu ao nível cerebral, danos que não é possível avaliar na sua globalidade enquanto não sair deste estado em que se encontra, seja por todas as complicações que podem ainda sobrevir e que são, como se imagina, muitíssimo grandes. Permanece internada no Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria (Sala 7, Cama 20).

Sim, o risco é altíssimo, mas tenho a certeza de que ela está, como sempre, a lutar bravamente e que marido, filhos, familiares e amigos estão juntos na esperança de a ver regressar, mesmo que lentamente ao seio da família. Aproveito para agradecer em nome do meu pai, das minhas irmãs e em meu próprio nome, as múltiplas mensagens de encorajamento e apoio que tenho/temos recebido numa hora tão complexa, delicada e angustiante como é esta que por agora vivemos. Creiam que ajuda e de que forma a lidar com a impotência que todos sentimos.

Uma palavra de apreço é devida  à equipa médica e de enfermagem da Unidade de Cuidados Intensivos de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria cujo profissionalismo é inquestionável e cujos cuidados extremos foram tão importantes nas primeiras horas desta fatalidade.

32 comentários:

Ana Ferreira disse...

Custou-me muito ler este post, não tenho palavras, desejo MUITO que a Maria Fernanda melhore, rezarei por ela.

pedromanuelcaldas disse...

Um abç ao PA e votos de um completo e rápido restabelecimento da sua mãe.

Planeta Pop disse...

Pedro, desejo-lhe do fundo do coração as melhoras da sua mãe. Que tudo não tenha passado apenas de um grande susto.
Abraço

Unknown disse...

Força!

jaime fernandes disse...

Desejo as melhoras da mãe e estarei em oração por ela e pela família para que neste momento difícil tenha forças. Um abraço!

Jorge Oliveira disse...

As melhoras.
Um abraço.

Ralhita disse...

Pedro Aniceto, as melhoras da Maria Fernanda.

Vilma disse...

um abraço Pedro. Apesar de não o conhecer pessoalmente, nutro simpatia por si e de algum modo, acabo por também me envolver emocionalmente.
Desejo aquilo que for melhor para a sua mãe, pois nós, na nossa limitação, nem sempre sabemos o que é melhor.
Oro por isso!

Luís Blanco disse...

Abraço Pedro e no que puder ajudar, conta comigo.

Unknown disse...

Torcemos que tudo acabe pelo melhor. Abraço e força.

MMP disse...

Que as melhoras sejam efectivas e rápidas. Um abraço amigo.

Patricia Lousinha disse...

Volta sim, e cheia de força! Um abraço com a força de sempre e espirito positivo. A todos, família.

Don Miguez disse...

Caro Pedro, soube agora deste triste acontecimento.Quero deixar uma mensagem de força , ânimo, esperança e fé no rápido restabelecimento da tua mãe. Perante a nossa impotência resta-nos confiar.Grande abraço Armando Miguez

Unknown disse...

Pedro, rápidas melhoras da Maria Fernanda. Força.
Aquele abraço.
Paulo rodrigues

ff disse...

Um beijo enorme! Força para ti e toda a familia. Se precisarem, estou por aqui ;)

ff disse...

ff = fernanda freitas ;))

O Gato Preto disse...

Força.

xanapatricia disse...

Que recupere por completo são os meus sinceros votos. Muita coragem a toda a família.

Unknown disse...

Boa noite Pedro, desejo que a recuperação da mãe seja rápida e total. Muita força a toda a família. Um abraço. Alexandra

R disse...

Pedro, desejo de melhoras da mãe e que corra tudo pelo melhor.

Forte abraço,
Ricardo Rodrigues

Jozhe disse...

Um abraço muito forte e sincero para ti e para todos os amigos e amigas, que sofrem, com o que, já parece ser flagelo nacional, o AVC.

Luís Filipe Maia disse...

'
Só agora soube do que sucedeu á tua mãe. Tenho esperança que recupere

Penso que sabes como sempre a achei uma senhora admirável pela sua energia e jovialidade, atributos que a vão ajudar neste momento difícil.

Um abraço a tuas irmãs e a teu Pai.

Ricardo Guimarães disse...

Força Pedro. Um abraço forte.

Paulo Lousinha disse...

Não sabia que estavas a passar um tão mau bocado. Tu e a tua família. Deixo-te aqui o meu abraço amigo neste momento difícil, com votos de um recuperação rápida da tua mãe.

Tiago disse...

Pedro, desejo rápidas melhoras... Um abraço!

Portuguesinha disse...

Lamento.
Mas me apraz ver que alguém, em blogue, elogia aqueles que eu acho deverem ser as figuras na sociedade que todos nós deviamos sentir um especial gosto por existirem: os médicos.
Não entendo o fanatismo por estrelas mediáticas de musica, representação, etc. Entendo melhor o respeito, o valor e a gratidão à profissão médica.

Melhoras.

cognitus interruptus disse...

Um grande voto de melhores e esperança na recuperação!

Grande abraço e muita força!

Pedro disse...

É preciso acreditar.

Rhyme T. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

PA,

Peço desculpa pelas últimas tentativas de contactos telefónicos (via telemóvel) mas só agora tive conhecimento da situação.

Nestas horas complicadas para nós, filhos, completamente impotentes ao cruel ciclo da vida, resta-me desejar o completo restabelecimento da tua mãe e poder reencontrar-te com um sorriso.

Forte abraço!

J. Luís Meleiro

Unknown disse...

forte abraço aniceto. neves.

kincas disse...

Votos de rápidas melhoras e restabelecimento. Forte abraço.