06 dezembro 2012

Como construir um camião (IX)


Por manifesta falta de tempo e de disposição, não tenho documentado os progressos do camião do meu neto Tomás, mas fica aqui e agora um apanhado dos últimos passos. As peças (porque na verdade são duas - camião e respectivo atrelado) progrediram muito nos últimos dias (a ponto de as ter dado como terminadas). As próximas imagens retratarão a respectiva construção nas diversas fases que considerei mais relevantes.


O sistema de engates do camião e respectivo atrelado estava pensado para ser ligeiramente mais sofisticado do que o resultado final (1). Tinha pensado num esquema de "joelhos" da Lego, que são basicamente similares aos eixos, mas são peças demasiado pequenas para serem manuseadas por mãozinhas tão pequenas. Acabei por me decidir por um sistema de camarão fechado e outro em L. Fica mais simples de colocar e tirar. Os faróis, que estavam inicialmente previstos como LED, (decisão que acabei por não tomar), foram substituídos por taxas de cabeça redonda. O efeito não se perdeu. Houve dois momentos críticos nesta construção, de um deles já dei conta anteriormente, a questão da caixa de carga do camião e das respectivas dimensões e a demarcação de portas e janelas da cabina. Nenhuma delas me satisfaz totalmente. A caixa de carga (4) acabou por ser feita "aberta" (permite ao miúdo carregar fisicamente o próprio tractor do camião), e adaptada ao espaço que sobrava na traseira da cabine (3). Na demarcação de portas e janelas, tinha pensado em algo discreto, mas o resultado final acabou por tornar-se o oposto disso mesmo (2). Comecei por aplicar um pequeno quadrado de folha de madeira de balsa para dar volume e relevo à grelha frontal do radiador, o que resultou, e permiti-me experimentar (de forma quase definitiva) a mesma técnica nas janelas e portas. As pequenas peças de madeira de balsa não apreciaram particularmente a cola usada (cola de madeira) e reagiram mal (2) encaracolando e obrigando-me a nova aplicação e a um período razoável de pressão. A mesma técnica foi usada no vidro frontal e painéis de porta.


O conjunto cabine/caixa (1) tem uma dimensão ligeiramente desproporcional (em desfavor da caixa) e isso já se sabia e obrigou-me a várias tentativas de colagem por forma a não ser a primeira peça a regressar à "oficina". Certo é que podia ter sido aparafusada, mas optei por uma colagem reforçada (2) da qual o futuro dirá se foi satisfatória. A plataforma do atrelado (3) seguiu a mesma técnica de construção, quer nas laterais, quer no suporte dos eixos e resultou extremamente rápida no resultado final. Por continuar com problemas nas serras de corte circular, a cava traseira das rodas foi cortada ligeiramente em excesso, mas optei por não repetir cortes e prosseguir mesmo com as cavas ligeiramente diferentes na profundidade (4).



O conjunto resulta, apesar dos erros apontados, harmonioso (1). O sistema de engate funciona bem e de forma simples (um erro de apreciação de alturas dos engates foi resolvido com uma ligeira torção nos camarões. O sistema de eixos assenta em berços iguais aos da cabine e a mesmíssima técnica das palhinhas de refrigerante foi usada para prevenir o desvio das rodas (2). A caixa (3) foi aplicada na plataforma (aberta no topo pois vai permitir um jogo de cubos de madeira empilháveis que me foi sugerido pela Paula Robalo). Talvez por ser mais extensa, a plataforma tem menos rigidez à torção e à pressão vertical que lhe será exercida (isto tem testes de estrada, senhores!) e fui obrigado pelo bom senso a reforçar os berços dos eixos em matéria de fixação (4)


Os últimos detalhes da cabine foram a colocação de duas pequenas taxas nas portas (1) (mais para tapar um pequeno furo que tinha decidido fazer, do que por uma preocupação de detalhe) e a exclusão de dois pequenos tubos de escape (em chaminé) que tinha pensado apoiar nos guarda-lamas frontais. Percebi depressa que não durariam muito tempo na posição e optei por excluir. A traseira de ambos os conjuntos levou uma pequena chapa de matrícula (sem letras ou números - falta-me um jogo de punções) e no atrelado, no lugar dos farolins traseiros, apliquei duas pequenas taxas cromadas (2). A plataforma (que esteve vai não vai para levar a caixa aplicada de forma amovível) acabou por ganhar a fixação da mesma e no conjunto foram aplicados dois pequenos autocolantes da O'Reilly que trouxe do Codebits. E é isto. 


3 comentários:

Ana Ferreira disse...

Está um primor

Ana Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Antunes disse...

:) Agora, patente com isso.