30 janeiro 2013

Corrector e dicionário FLiP:mac 4 (Priberam)

Desde o seu aparecimento, foi sempre uma ferramenta essencial em qualquer dos meus Mac. Um corrector ortográfico desenvolvido para Mac e que foi um apoio constante para mim, ou para qualquer Mac user que dê importância ao que escreve e sobretudo à forma como escreve. Das versões anteriores, destaco sobretudo aquela que permitiu aos utilizadores de Mac OS X (Lion) compatibilizar o seu uso com o Microsoft Office 2011, mas desta vez a Priberam superou-se um pouco mais e incluiu na ferramenta um pacote generoso de novidades, as quais não tenho qualquer dúvida que serão devidamente apreciadas e celebradas...

O FLiP:mac 4 fornece ao sistema Mac OS X a possibilidade de ser acedido directamente pela App Dicionário (and there was much rejoicing!), inclui um corrector sintático e viu refrescada a base de dados de novas palavras, na ordem dos milhares! (Yeahhh!)

A instalação do FLiP:mac 4 é um processo simples e no final do mesmo o utilizador é aconselhado a reinicializar o seu sistema, para que as aplicações possam sem "informadas" da existência desta tão útil ferramenta e o utilizador deve apenas visitar a zona "Outras" para proceder às múltiplas configurações do software.

O primeiro passo da instalação, é o da escolha dos Dicionários temáticos que podem ser utilizados (ou não, a escolha é sua), pelo FLiP:mac 4



No ecrã seguinte, o utilizador é convidado a definir se quer ou não utilizar como base de trabalho o Acordo Ortográfico.



Seguidamente, e esta é uma área que inclui uma lista de novidades (ver imagem) ao nível do Corrector sintático, o utilizador define qual o grau e género de correcção que vai pretender (e devo confessar que encontrei nesta secção alguns aspectos que já não me recordava de ter estudado...). Concordâncias, estruturas, verbos, orações relativas, you name it, estão cá todas.



Como foi referido, o FLiP:mac 4 pode interagir com todas as aplicações nativas que estejam instaladas no seu equipamento e o respectivo funcionamento pode ser assegurado se, e conforme o caso, visitar as Preferências de cada uma dessas aplicações e determinar que corrector e que grafia pretende para cada uma delas. Pode não ser o seu caso, mas é o meu. Escrevo com regularidade para media brasileiros. Se até aqui usava uma grafia normalizada europeia, e entregava a correcção a cada editor, isso termina agora e já consigo imaginar-me a comprometer uma data para que (finalmente) abrace a nova grafia do meu português. Para "obrigar" todas as Apps nativas do seu Mac a usar o FLiP:mac 4 basta ir a Texto e Idioma nas Preferências de Sistema e indicar o FLiP:mac 4 como base.


Como referi anteriormente, o FLiP:mac 4 pode interagir com a App Dicionário, que faz parte do seu sistema. E isto é uma soberba bênção. De forma simples, basta indicar a referência nas preferências da App Dicionário (se quiser, pode mesmo, como eu fiz, arrastar o Dicionário Priberam para o topo da lista) e usá-lo como Dicionário de referência.


Em conclusão, o FLiP:mac 4 é uma ferramenta INDISPENSÁVEL em Mac, com um custo perfeitamente  razoável e que se rentabiliza na maioria das aplicações utilizadas pelo sistema nas operações do dia a dia, seja nas mais básicas, seja nas mais complexas.

O FLiP:mac 4 custa desde 33.33€ na licença de um posto de trabalho, (existem versões multi Mac e Estudante) e até à próxima Segunda Feira, dia 4 de Fevereiro, pode ainda beneficiar de um desconto de 30%. Para obter este desconto promocional, utilize o código FLiP:mac4 na loja Online.


Você pode ser o vencedor de uma licença FLiP:mac 4, saiba como:

Para se habilitar a uma das três licenças que a Priberam e o Reflexões de um cão com pulgas vão oferecer, basta preencher as condições abaixo discriminadas:

a) Ser utilizador Twitter. Se ainda não é, registe-se agora (é fácil e rápido). Se já é utilizador Twitter, ignore este passo e prossiga para o próximo.
b) Ser seguidor dos dois perfis @pedroaniceto e @priberam 

Entre TODOS os seguidores destes dois perfis (Recordo, @pedroaniceto e @priberam ) que tenham feito  o RT do tweet indicdo, serão sorteados três nomes (será utilizada a plataforma sorteios.org para este efeito). Após a verificação do cumprimento dos requisitos (seguir os dois perfis e Retweet), os respectivos utilizadores serão informados e os nomes dos mesmo anunciados neste blog.

Boa çorte! (Ops, sorte!)

3 comentários:

neca disse...

FTW! Leeeeeeeeeeeeeeroy Jeeeeeeeeeenkins!!!!!!

Recriar disse...

É software que acompanho há bastante tempo e estaria certamente disposta a adquirir se não fossem duas pequenas incompatibilidades... O corrector sintáctico e o dicionário de sinónimos não funcionam em Pages (segundo a Priberam), o que sinceramente torna o Flip pouco útil para as minhas necessidades.
Vou continuar atenta e aguardar que seja totalmente integrado.

joao lourenco disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.