17 janeiro 2013

Público entrevista David Pogue

..."Porque é que não usamos os nossos nomes verdadeiros? Porque é que a nossa reputação não nos segue na Internet como nos segue no mundo real? Eu penso que devíamos suprimir gradualmente os comentários anónimos online"...

Ora aqui está uma excelente questão, que coloco a mim mesmo há anos (que defendo que a identidade online deve ser a real e legítima), um assunto que encontrei numa entrevista de David Pogue ao Público.

E a Jonas também vai encontrar passagens com que concordará integralmente...

2 comentários:

nmlima disse...

Pois a mim parece-me que a reputacao online seguir-nos para o resto da vida - de forma permanente e sem controlo possivel e razao QB para que seja preferivel usar pseudonimos.

Uma flame war com componente politica aos 18 anos nao e coisa que seja justo acompanhar-nos para todo o sempre, nem outros tipos de indiscricao que na vida "real" seriam esquecidas no fim de semana seguinte.

Anibal C. Silva

Jonas disse...

Concordo com algumas coisas, e discordo de outras. Acho que o anonimato, que é diferente do pseudónimo, não é necessariamente mau. Pode é ser mal usado, e é-o, com mais frequência que a desejável.

Se o anonimato for usado de forma cobarde para atacar alguém, antão é condenável, mas se o anonimato for usado como forma duma pessoa se proteger, já o acho útil. Essa coisa de que vivemos num mundo em que não há pressões, e em que a opinião é livre, é falsa. O anonimato, muitas vezes usado de forma deplorável continua a ser, lamentavelmente, imprescindível.

Não faz o meu estilo, mas reconheço a sua utilidade, nos dias que correm